TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Apsen

Trabalho Escolar: Caso Apsen. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2013  •  1.374 Palavras (6 Páginas)  •  786 Visualizações

Página 1 de 6

2 DESENVOLVIMENTO

A sociedade contemporânea, esta que conhecemos, globalizada, competitiva ao extremo, com acesso impressionantemente veloz a informação, em constante processo de mudança de cenários cada dia mais rapidamente, não pode ser dominada, isso significa que as empresas para sobreviverem e prosperarem devem buscar uma estruturação sólida, baseadas em equipes consolidadas, conscientes de suas atitudes, comportamentos e posturas, alinhados aos valores da organização, orientados ao resultado final almejado. É nesse ponto que vemos a importância da Gestão de Pessoas dentro das organizações, atuando em toda a estrutura hierárquica da empresa, desde o nível produtivo até a liderança, gerenciando talento, conhecimento, e capital humano disponíveis.

Quando a organização vê as pessoas como parceiros de seu desenvolvimento e as pessoas pensam o mesmo em relação à empresa, a relação muda do controle para o desenvolvimento. A ação e a cooperação das pessoas são fundamentais para mudar a forma de administrar e como reflexo desta atitude, é preciso reconhecer o papel da cultura organizacional, percebendo os indivíduos como atores que participam e influenciam as mudanças. Desenvolver uma cultura organizacional na qual as pessoas, vistas como responsáveis pela imagem da empresa, precisam ser motivadas e não controladas, e entendam que mudança é uma constante, pode ser facilitada com a correta visão de liderança, ou seja, o que caracteriza a liderança é a capacidade efetiva de gerar resultados por intermédio das pessoas, ou de influenciá-las.

É preciso não somente prever problemas, mas corrigi-los e um dos melhores instrumentos de que dispõem as empresas para antecipar-se ao curso dos acontecimentos é investir nas pessoas. Portanto faz-se necessário que as empresas apresentem uma proposta transparente de intenções através de uma cultura organizacional que dissemine o que se espera dos colaboradores. Investir em pessoas dá retorno líquido e certo para a empresa e também para os colaboradores.

De fato a Gestão de Pessoas pode facilitar ou dificultar a evolução do processo de mudança nas organizações, pois a atenção devida às redes informais sociais e de poder dentro da organização tem fundamental importância no sucesso de programas de mudança organizacional. A transição do modelo sócio-econômico industrial para o pós-industrial, fez com que a Gestão de Pessoas esteja profundamente associada ao tema Gestão de Mudanças.

Um bom líder fara uma boa liderança isso sem dúvida alguma, o mercado de trabalho procura lideres como por exempo Renato um dos filhos do fundador da Apsen. Ele é um líder visionário, que pensa para frente, pensa no futuro e procura sentido nas pequenas coisas. Uma boa liderança deve ser começado pelos pilares da empresa até o topo. A forma de como Renato lidera a empresa é administrar com o coração, a emoção e a razão, pois ele sabe que o lucro é consequência disto.

Renato salienta que nenhum de nós consegue ser melhor do que todos nós juntos. Muitas pessoas perguntam qual a estratégia ele utiliza para a empresa ser tão desenvolvida e crescer a cada dia que passa, mas ele não usa estratégia nenhuma, é apenas seu jeito de ser e lider com as pessoas pois acredito na minha gestão de pessoas.

Os esforços do indivíduo em busca da aprendizagem tem como resultado a mudança no comportamento através da incorporação daquilo que foi aprendido. Quando se fala em aprendizado dentro de uma organização, imediatamente se pensa em desenvolvimento de habilidades técnicas que serão utilizadas no dia a dia do trabalho.

A aprendizagem a qual o treinando está sendo submetido só vai despertar a motivação se o assunto abordado mostrar a real necessidade de mudança por parte do treinando, motivando-o a mudar seus comportamentos e resultados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com