TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso SWOT

Por:   •  6/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO

Analise do Caso 2 - Empresa: Amigos Cia. de Açúcar e Álcool S/A

De acordo com os conceitos estudados em aula, as definições de “missão” e “situação atual” estão bem delineadas. Na “visão” não há necessidade de delimitar uma data, visto que isso é algo a ser incluído nas metas.

Nas variáveis do ambiente: oportunidades e ameaças políticas estão bem formuladas; no setor econômico pode-se adicionar o dólar como um parâmetro a favor ou contra as transações da empresa; em naturais, uma ameaça pode ser o solo que fica exaurido com a monocultura de cana de açúcar; em tecnológicas, uma ameaça pode ser o baixo investimento em P&D no Brasil em relação a outros países.

Na parte de características: as oportunidades internas não ficaram muito claras, principalmente quanto ao item “preços menores”, que podem ser advindos da fidelização ao cliente, flexibilizando a negociação dos preços; uma ameaça interna pouco clara foi a “oposição de interesses”, que pode fazer referência ao fato de a cana ser um produto não-diferenciado, de modo que o cliente sempre busca o melhor preço sem levar em grande consideração o produtor; as características externas estão suficientes. As características dos concorrentes estão bem definidas.

Fornecedores: uma ameaça adicional em ser fornecedor próprio seria se enquadrar em uma deseconomia de escala, em que se torna difícil o gerenciamento da organização; enquanto que uma ameaça de outros fornecedores é o grande poder que os fornecedores podem adquirir, de modo que pode-se criar uma relação de dependência (quanto à qualidade do produto recebido e dos prazos, dos preços, etc) prejudicial à empresa.

Quanto às duas últimas páginas, a análise foi bastante completa, de modo que as soluções encontradas no SWOT poderiam ser utilizadas pela empresa para melhorar sua gestão e atingir os objetivos estabelecidos na missão e visão inicial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com