TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATEGIA EMPRESARIAL APLICACAO DE SWOT EM ESTUDO DE CASO

Por:   •  17/11/2022  •  Artigo  •  4.052 Palavras (17 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 17

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL: Aplicação da Análise de SWOT: Em um estudo de caso em consultório oftalmológico em Rio Branco.

HOLANDA, Fabio Sousa de1

MENDONÇA, Fernando Brana 2

MOTA, Fernanda Silva3

Orientador: Prof.MSc. Dion Alves de Oliveira4

RESUMO

        Com a atual crise econômica e as mudanças bruscas que o mercado vem enfrentando, as empresas buscam formas de manter competitiva no mercado. Neste artigo realiza-se uma análise da matriz SWOT e a elaboração de um plano estratégico através de um estudo de caso em um Consultório Oftalmológico em Rio Branco Acre, cujo objetivo de analisar se a atual política de gestão da empresa Clínica Rio Branco e de Medicina Hiperbárica acompanha a dinâmica do mercado, aplicando análise de swot.

        Para tal, a metodologia constitui-se de coletas de dados, visitas e entrevista estruturada com a proprietária da empresa a fim de conhecer os métodos utilizados para gerir o negócio, caracterizando um estudo qualitativo, dedutivo e exploratório. Buscou-se abordar neste trabalho alguns pontos importantes como o mercado de consultórios Oftalmológicos em Rio Branco Acre apresentando-o como sendo um negócio em expansão, um breve histórico da empresa e alguns aspectos da concorrência neste mercado.

  Palavras–chave: Análise de Swot; Ambiente interno; Gestão da Empresarial; Mercado e Planejamento Estratégico.

ABSTRACT

With the current economic crisis and the sudden changes that the market has been facing, companies are looking for ways to remain competitive in the market. In this article, an analysis of the SWOT matrix is carried out and the elaboration of a strategic plan through a case study in an Ophthalmological Office in Rio Branco Acre, whose objective is to analyze whether the current management policy of the company Clinical Rio Branco and of Hyperbaric Medicine follows the market dynamics, applying SWOT analysis.

To this end, the methodology consists of data collection, visits and structured interviews with the owner of the company in order to know the methods used to manage the business, featuring a qualitative, deductive and exploratory study. We sought to address in this work some important points such as the market for Ophthalmological offices in Rio Branco Acre presenting it as an expanding business, a brief history of the company and some aspects of competition in this market.

Keywords: SWOT Analysis; Internal Environment; Business Management; Market and Strategic Planning.

1 INTRODUÇÃO

Este artigo tem como o objetivo de analisar se a atual política de gestão da empresa Clínica Rio Branco e de Medicina Hiperbárica acompanha a dinâmica do mercado. Para tal, a metodologia constitui-se de coletas de dados, visitas e entrevista estruturada com a proprietária da empresa a fim de conhecer os métodos utilizados para gerir o negócio, caracterizando um estudo qualitativo, dedutivo e exploratório.

 Buscou-se abordar neste trabalho alguns pontos importantes como o mercado de consultórios Oftalmológicos em Rio Branco Acre apresentando-o como sendo um negócio em expansão, um breve histórico da empresa e alguns aspectos da concorrência neste mercado.

A Clínica Rio Branco e de Medicina Hiperbárica, se encontra em um ambiente extremamente competitivo, com mercado saturado em média 40 consultórios oftalmológicos e de optometrista para uma população de 419 452 hab. a disputa por mercados e o avanço na tecnologia são, dentre outros um dos problemas enfrentados, precisando criar estratégias de âmbito interno e externo para empresa possa permanecer no mercado.

Surge então há pergunta será que a empresa está com seu plano estratégico no nível para competir no atual mercado? O planejamento estratégico também oferece vantagens que vão além da lucratividade e tomada de decisão. Ele permite a maior transparência, a definição clara de responsabilidades, oferece maior entendimento sobre o negócio e autoanálise (RIBEIRO, 2020).

                A problemática que uma empresa sem o planejamento estratégico tem é que no momento de tomar decisões são feitas de maneiras aleatórias e na maioria das vezes por impulso, na última hora. HAMMOND; KEENEY; RAIFFA, (2001) apud NASCIMENTO, (2019) afirmam que tomar decisão é a atividade mais arriscada, difícil, e importante, no cotidiano de um executivo, e equívocos nesse processo podem levar ao fim de uma carreira ou arruinar um negócio de forma irremediável.

Segundo (MOTA, 2020) as decisões tendem a ser tomadas de forma rápida e eficaz, e o gestor deve agir se antecipando aos fatos, solucionando problemas, conduzindo de modo a diminuir os impactos financeiros causados pela pandemia.

        Para atender às expectativas do mercado e manter um consultório rentável, é preciso que os gestores empresariais tracem estratégias gerenciais eficazes, como o planejamento estratégico. A estratégia adotada pela organização deve ser capaz de utilizar de forma eficaz as vantagens dos pontos fortes e aproveitar as oportunidades, em paralelo, deve lidar com os pontos fracos, de preferência superá-los, e evitar ou reduzir as ameaças (ABDEL-BASSET; MOHAMED; SMARANDACHE, 2018).

        A finalidade é demostrar de maneira simplificada a importância da análise interna na tomada de decisão com o respectivo reflexo nas ações referenciadas pelo planejamento estratégico. Quando pensado no contexto de instituições pequenas, a adoção do planejamento estratégico nas organizações se torna uma prática de substancial importância, devido ao entendimento que dá sobre o processo competitivo, assim como possibilidades de antecipar estratégias reagentes ao mercado (MORAIS, 2021).

2 REVISÃO TEÓRICA

Este artigo tem como objetivo apresentar o referencial teórico que sustenta o estudo proposto e seus fatores ligados a planejamento estratégico organizacional e análise de Swot e suas implicações para a organização.

2.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

        Um plano estratégico é um documento usado para comunicar com a organização os objetivos da organização, as ações necessárias para atingir esses objetivos e todos os outros elementos críticos desenvolvidos durante o exercício de planejamento (LUNES, 2021).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (157.6 Kb)   docx (267.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com