TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cenários atuais de Barra Bonita

Por:   •  17/9/2016  •  Artigo  •  8.125 Palavras (33 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 33

[pic 1]

Campus Santo Amaro

Relatório 2
Caracterização de Cenários Ambientais do rio Tietê com foco em Barra Bonita

GRUPO 6

Discentes: André Yoshimura
Erika Castro
Flávia Amorim
Gabriel Fabbri
Juliana Luz
Thiago Coimbra
Vinícius Sousa

Docentes: Profº Evandro Noro
Prof° Alessandro Athiê

São Paulo
Abril 2014

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        TÉCNICA DE CENÁRIOS        

2.1        Projeto Ambiental Estratégico “Cenários Ambientais 2020”        

3        A PROBLEMÁTICA DA ÁGUA        

3.1        Uso da água        

1.3.2 Escassez de água        

4        RIO TIETÊ        

4.1        SALESÓPOLIS        

4.2        REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO (RMSP)        

4.3        SALTO        

4.4        BARRA BONITA        

4.5        LEIS EM VIGOR RELACIONADAS AO RIO TIETÊ        

4.5.1        Lei Estadual n° 5.598, de 6 de fevereiro de 1987        

4.5.2        Área de Proteção Ambiental – APA Várzea do Rio Tietê        

4.5.3        Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH)        

4.6        PROGRAMAS E AÇÕES RELACIONADOS AO RIO TIETÊ        

4.6.1        Aprofundamento da calha do Tietê        

4.6.2        Projeto Tietê        

5        OBJETIVOS        

5.1        OBJETIVO GERAL        

5.2        OBJETIVO ESPECÍFICO        

6        JUSTIFICATIVA        

7        MATERIAIS E MÉTODOS        

8        REFERÊNCIAS        

INTRODUÇÃO

O rio Tietê nasce a 850 metros de altitude, na cidade de Salesópolis (estado de São Paulo), situada na região da Serra do Mar. Apesar desta nascente estar a apenas 22 km do litoral, o relevo acidentado da serra obriga-o a correr em sentido inverso, rumo ao interior do estado, na direção sudeste-noroeste, e acaba por desaguar no rio Paraná, no município de Itapura, divisa entre São Paulo e Mato Grosso do Sul (FRACALANZA, 2013). Além disso, o rio pertence à Bacia Hidrográfica do rio Tietê que está divido em 6 microbacias, como mostra a FIGURA 1.

Atualmente, o rio disponibiliza a sua principal utilização para potencial elétrico, onde estão instaladas diversas barragens, como Edgard de Souza, Pirapora do Bom Jesus, Laras, Anhembi, Rasgão, Barra Bonita, Ibitinga, Três Irmãos e Promissão. Outros usos são transporte hidroviário e lazer, como pesca.  

Entretanto, a preocupação com o importantíssimo rio para o Estado de São Paulo, está nas proximidades da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), onde o rio poderia ser um ponto turístico, mas tornou-se uma alternativa para o afastamento do esgoto doméstico e industrial.

Com a intensificação dos problemas ambientais ao longo dos anos, percebe-se de maneira geral uma crescente preocupação com a necessidade de se realizar planejamentos da utilização, manejo e proteção dos recursos naturais.

De acordo com Santos (2004), o planejamento ambiental é um processo contínuo para buscar das melhores alternativas para a utilização dos recursos disponíveis com a finalidade de melhorar o desenvolvimento das sociedades por meio do cumprimento de metas específicas no futuro.

No contexto do planejamento voltado à proposição de políticas públicas, o desenvolvimento de cenários é útil na tomada decisão, pois possibilita a avaliação das implicações futuras dos atuais problemas ou o surgimento de novos problemas, além de promover a participação de vários atores sociais no processo de tomada de decisão.

Nesse trabalho, é apresentado e analisado o processo de desenvolvimento dos cenários ambientais por onde passa rio Tietê, com pontos principais nas cidades de Salesópolis, Região Metropolitana de São Paulo, Salto e Barra Bonita. A análise do projeto busca ampliar o conhecimento sobre a situação real e degradante do rio Tietê e propor cenários ambientais futuros.

TÉCNICA DE CENÁRIOS

Toda atividade de planejamento parte de uma antecipação, seja para definir onde se pretende chegar e que realidade se deseja construir, ou para prever condições futuras importantes para que os objetivos possam ser atingidos (BUARQUE, 2008).

Segundo Thomas (apud. Grisi e Britto, 2003), as empresas realizam seus planejamentos estratégicos como objetivo de poder lidar com a incerteza do futuro. Logo, a busca em prever o futuro, se antecipar e se preparar para ele é chamado de cenário, o que seria um futuro possível.

Para Santos (2004), os cenários futuros representam simulações de diferentes situações, prognósticos das condições socioeconômicas e ambientais em um tempo mais ou menos próximo, sendo hipotéticos de um futuro plausível e/ou desejável, podendo ser usados para auxiliar o planejador a identificar o que poderia acontecer se determinados eventos ocorressem ou certos planos ou políticas fossem implementados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.8 Kb)   pdf (349.5 Kb)   docx (46.6 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com