TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BARRAGEM / ECLUSA DE BARRA BONITA

Por:   •  27/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.818 Palavras (8 Páginas)  •  1.978 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

FACULDADE INGÁ - UNINGÁ

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

HILTON EITI YUTANI

MÁRIO MASSANORI HASHIMOTO

TARIK FERNANDO BALAIS ROSSE

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA

BARRAGEM / ECLUSA DE BARRA BONITA

MARINGÁ

2014

 HILTON EITI YUTANI

MÁRIO MASSANORI HASHIMOTO

TARIK FERNANDO BALAIS ROSSE

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA

BARRAGEM / ECLUSA DE BARRA BONITA

Atividade apresentada como parte da avaliação bimestral na disciplina de Fundações de Obras de Terra, no curso de Engenharia Civil junto à Faculdade Ingá - Uningá, ministrada pelo Prof. Antônio Aparecido Lopes.

MARINGÁ

2014


APRESENTAÇÃO

        Atendendo a solicitação do Professor Antônio Aparecido Lopes, da disciplina Fundações e Obras de Terra, apresenta-se em seguida o relatório de atividades desenvolvidas durante a visita técnica a Eclusa e Barragem de Barra Bonita-SP.

        A Barragem está localizada na cidade de Barra Bonita, estado de São Paulo, 442 km de Maringá, município fundado no ano de 1883, situada à margem do rio Tietê, que tem como principal atrativo a Barragem e Eclusa de Barra Bonita anexa a Usina Hidrelétrica.

O Rio Tietê é um dos principais rios do Brasil, nasce na cidade Salesópolis e corta o Estado de São Paulo até desembocar no Rio Paraná, num total de 1136 km. A navegação tem inicio na cidade de Conchas a 160 km da cidade de São Paulo, tornando uma das principais hidrovias do país, a Hidrovia Tietê-Paraná, também conhecida como a Hidrovia do Mercosul, com 2.400 Km de vias navegáveis, passando por cinco estados brasileiros, sendo eles São Paulo, Goiás, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, banhados pelos rios Tietê, Paraná, Grande, Paranaíba e seus afluentes, e tem como principal objetivo o escoamento de diversos produtos para o mercado externo, oriundos da região Centro-Oeste.

        A Hidrovia do Tietê é composta por seis barragens e oito eclusas, sendo a sequencia: Barra Bonita, Bariri, Ibitinga, Promissão, Nova Avanhandava e Três Irmãos, sendo as duas últimas com duas eclusas.

Pode-se denominar eclusa de modo geral, como um elevador de águas que serve para subir ou descer as embarcações, a eclusagem foi à maneira que a engenharia encontrou para que as embarcações possam transpor os desníveis das barragens de maneira a não atrapalhar uma hidrovia, além de ser uma grande obra hidráulica, com funcionamento simples e econômico.

        A Eclusa de Barra Bonita teve sua construção iniciada no ano de 1962 e finalizada em 1973, tem 26 metros de altura, passando de jusante a montante, e leva aproximadamente 12 minutos para subir e descer. É a primeira eclusa em funcionamento da América do Sul e a primeira do Brasil a explorar o turismo, recebendo pessoas do país inteiro, além de grande poder econômico para viabilizar a Hidrovia Tietê-Paraná.

Funcionamento da Eclusa

        Todo processo de enchimento e esvaziamento da eclusa é feito por gravidade, sem o uso de bombas. Logo que a embarcação adentra a eclusa ela deve ser atracada nas boias laterais, visando a segurança durante a eclusagem que se inicia somente depois que as embarcações estiverem devidamente amarradas, evitando que as mesmas se choquem com as laterais da barragem ou com as demais embarcações.

        Após esse procedimento o operador da eclusa inicia o processo de eclusagem, e então a água que está ao longo da represa penetra na eclusa através de dois grandes tubos, chamados de aquedutos, que ligam a parte de cima da barragem com a parte de baixo da eclusa. A água também e distribuída por outras 350 cavidades de 15 polegadas de diâmetro, localizadas no piso da câmara, denominadas como sistema de vasos comunicantes.

        O enchimento e o esvaziamento são feito pelo mesmo processo, sendo que cada operação envolve cerca de 50.000 m3 de água, vedadas por comportas que pesam em média 120 toneladas. Quando a comporta do lado jusante é fechada, as válvulas de enchimento ficam abertas até que o nível da eclusa alcance o nível do montante, então a comporta do montante é aberta para que a embarcação adentre e em seguida é fechada.

        Com a embarcação dentro da eclusa, a comporta montante e as válvulas de enchimento são fechadas e as de dreno abertas, até que o nível d’água alcance o nível de jusante. Com os níveis d’água igualados a comporta da jusante é aberta para que os barcos sigam adiante.


Programação da Visita Técnica

Data: 24/05/2014

Saída de Maringá: 0h

Local: Faculdade Ingá

Chegada em Barra Bonita: 07h15

Local: Av. Pedro Ometo

Visita a Barragem: Passeio Fluvial pelo Rio Tietê / Eclusa

Inicio: 09h30

Término: 12h30

Outras Atividades: Visitação Memorial do Rio Tietê

Inicio: 13h

Término: 14h

Saída de Barra Bonita: 14h30

Local: Av. Pedro Ometo

Cegada em Maringá: 20h30

Local: Faculdade Ingá


Descrição da Visita Técnica

A equipe foi recepcionada pelo Sr. Sérgio, guia de excursão da empresa Primar Navegação, que nos apresentou a embarcação e os itens de segurança. Em seguida percorremos o Rio Tietê passando sob a ponte Campos Salles, cartão postal da cidade, também conhecida como ponte dos Arcos, de estrutura inteiramente metálica unindo as cidades de Barra Bonita e Igaraçu do Tietê. Além desta, também se passou sob a ponte do Açúcar (Rod. SP-255).

Continuando, visitou-se a Eclusa de Barra Bonita, principal roteiro da viagem, onde conhecemos todo seu funcionamento e tivemos a oportunidade de compreender todo processo de eclusagem, além de visualizar o processo de subida para o nível montante da barragem. Durante o passeio aproveitou-se para entrevistar a tripulação da embarcação, tirando dúvidas sobre o funcionamento da barragem e sua influencia sobre a região, principalmente a cidade de Barra Bonita, visando os fatores de impactos ambientais, econômicos e sociais. O marinheiro fluvial Mendonça, soube nos esclarecer de todas as dúvidas e curiosidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (125.8 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com