TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DA ECLUSA DE BARRA BONITA

Por:   •  22/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  732 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

        Esse trabalho tem como finalidade a confecção de um relatório técnico com informações pertinentes à eclusa de Barra Bonita-SP.

Hidráulica fluvial

        Hidráulica fluvial é um estudo dedicado ao estudo de rios e estuários.Com as intervenções humanas as características dos rios tendem a sofrer mudanças, e a hidráulica fluvial permite o acompanhamento dessas alterações, no leito e nas margens, planícies inundáveis e faixa ribeirinha.

        Hidráulica fluvial é um estudo de alta complexidade que exige conhecimentos em hidrologia, hidráulica, geomorfologia e transporte de sedimentos.

        Os rios possuem característica fundamental que é o escoamento com superfície livre, e isso ocorre mesmo se for canalizado, exceto se por questão de projeto o escoamento se colocar sob pressão.

Aspectos da hidráulica fluvial

Os aspectos da hidráulica fluvial se tem pelo conhecimento de algumas características que devem ser observadas tais como, material do leito dos rios, regime movimento dinâmico da água e sedimentos, mudanças do fluxo do rio, perfil do canal do rio.

Regime movimento dinâmico da água

Regime permanente

        Este tipo de regime normalmente é observado durante a estiagem, onde somente os lençóis subterrâneos contribuem que por sua vez provocam variações temporais muito lentas, e isso provocam vazões e profundidades aproximadamente constantes durante um intervalo de tempo em uma mesma seção.

Regime não-permanente

        Nesse tipo de regime é observado variações no escoamento durante um intervalo de tempo em uma mesma seção, sendo assim o padrão mais comum em hidráulica fluvial. Dentre essas variações pode se dar como exemplos:

        Ondas de cheia: O lançamento de grande volume de água por intermédio de chuvas em uma bacia, provoca aumento da velocidade, níveis e vazões se alterando para jusante sob a forma de uma onda de translação.

        Ondas geradas pela ação de usinas hidrelétricas:  Resultantes das descargas dos reservatórios das UHE’s, e também são conhecidas como ondas de despacho.

        Ondas decorrentes da operação de eclusas de navegação: Eclusas possuem câmaras que ao esvaziarem proporcionam descargas que se propagam em forma de ondas nos canais de navegação.

        Ondas provenientes de acidentes ou ruptura de barragens: A ruptura de barragens provocam ondas de grande poder de devastação, pois é liberado grande volume de água em curto espaço de tempo.

        Ondas de maré em estuários: As marés tem caráter oscilatório, a penetração nas embocaduras dos rios de sentido contrário ao escoamento durante as enchentes que alteram o sentido no período de vazante.

Regime não permanente gradualmente variado

        Nesse regime estão inclusas principalmente as ondas de cheia e as ondas de maré de estuários, que são ondas com períodos longos e graduais de ascensão e resseção.

Regime não permanente bruscamente variado

        Com períodos curtos, as ondas de ruptura de barragens é um exemplo claro para esse tipo de regime, assim como as chamadas pororocas, que tem como característica a sequência de sobre-elevações abruptas da superfície livre, e também em caráter de procedimento de urgência em usinas hidrelétricas, as ondas de despacho podem ser enquadradas nessa categoria.

Eclusa

        Eclusas são obras de engenharia hidráulica que tem a finalidade de fazer com que embarcações possam vencer desníveis oriundos de barragens ou quedas d’agua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (171.4 Kb)   docx (102.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com