TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cerâmica Tijolos

Por:   •  27/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  4.419 Palavras (18 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 18

INTRODUÇÃO 

   

      A notável expansão das capacidades técnico-produtivas e o acelerado crescimento demográfico mundial vêm colocando em evidência, especialmente ao longo da segunda metade do século XX, que os recursos naturais e os serviços derivados deles não são ilimitados, e que sua escassez ou esgotamento constituem uma séria ameaça ao bem-estar presente e ao futuro da humanidade (ESPINOSA, 1993). A importância dos recursos naturais é fundamental para a sobrevivência humana. Principalmente considerando-se que apesar de todo o desenvolvimento tecnológico até aqui alcançado, ainda não existem condições de substituir completamente os elementos extraídos ou fornecidos pela natureza.  

       Após a década de 70, passamos a tomar consciência, do fato de que as raízes dos problemas ambientais deveriam ser buscadas nas modalidades de desenvolvimento econômico e tecnológico e de que não seria possível confrontá-los sem uma reflexão e uma ação sobre essas modalidades de desenvolvimento adotadas (GODART, 1996). Isto levou a humanidade a repensar a sua forma de desenvolvimento essencialmente calcada na degradação ambiental e fez surgir uma abordagem de desenvolvimento sob uma nova ótica, conciliatória com a preservação ambiental. Assim, surge o desenvolvimento sustentável. 

 

POLÍTICA AMBIENTAL  

 

PRINCÍPIOS E DIRETRIZES DA CERÂMICA TIJOLO, LTDA  

 

Considerando que a conservação do meio ambiente é essencial para a qualidade de vida e para o desenvolvimento sustentável, a Cerâmica Tijolo, Ltda, como signatária da Carta Empresarial da Câmara do Comércio Internacional - CCI, e em coerência, onde aplicável, com a política para o ambiente, se compromete a:  

   1- Manter um Sistema de Gestão Ambiental para assegurar o atendimento aos requisitos legais e outros requisitos, em seus processos, produtos e serviços;  

   2- Promover uma sistemática redução dos consumos energéticos;  

   3- Gerenciar os resíduos industriais, minimizando a sua geração e otimizando a reciclagem dos mesmos;  

   4- Manter os efluentes líquidos e emissões atmosféricas sob a condição de mínima poluição e aumentar o índice de recirculação das águas industriais;  

   5- Buscar a melhoria contínua do desempenho ambiental de suas atividades, visando sempre à prevenção da poluição;  

  6- Produzir tijolos que apresentem os requisitos coerentes com a legislação ambiental vigente, consumos reduzidos, baixo ruído e reciclabilidade progressiva até se alcançar o nível máximo possível;  

   7- Promover a conscientização e o envolvimento dos seus empregados, contratados, fornecedores, para que atuem de forma ambientalmente correta.  

      O Sistema de Gestão Ambiental abrange a unidade da fabrica - MT, nas suas atividades de fabricação de tijolos. 

     Pensar a questão ambiental envolve abordar uma série de elementos inter-relacionados, sendo necessário conceituar este conjunto. Neste sentido, na visão do desenvolvimento sustentável esta embutida uma série de conceitos de modo a envolver esta totalidade e abrindo espaço para discuti-la de forma integrada. Também é necessário observar que a existência de iniciativas concreta de aplicação da sustentabilidade indica que este conceito começa a sair do âmbito acadêmico e das ONGs. Ele deixa de significar apenas uma abordagem conceituai - quase utópica/idealista - para se tornar em um dos principais norteadores das decisões de investimentos governamentais e privados (LERIPIO, 2001). 

      O emprego de produtos cerâmicos iniciou-se onde havia escassez de pedra e abundância de materiais argilosos com o objetivo de facilitar a fabricação e a distribuição dos produtos além de satisfazer as necessidades da sociedade. Devido à facilidade e a abundância com que seu principal insumo é adquirido, esses produtos, tornaram-se essenciais para a sociedade e para o desenvolvimento de determinadas regiões (RIBEIRO, 2008; PEREIRA JR. & ABREU, 2009).O setor cerâmico tem um importante papel na economia brasileira, com participação em cerca de 1% do PIB nacional, o equivalente a aproximadamente 6 bilhões de dólares. Devido à vasta quantidade de matérias primas, fontes alternativas de energia e a disponibilidade de tecnologias práticas, as indústrias brasileiras evoluíram rapidamente fazendo com que muitos tipos de produtos dos diferentes segmentos cerâmicos atingissem alto nível de qualidade (ABCERAM, 2008). 

 

 

IMPACTOS AMBIENTAIS, ORIGEM DOS IMPACTOS E RECOMENDAÇÕES 

    

Os principais impactos ambientais relacionados à indústria de cerâmica estão geralmente associados a fatores como: degradação das áreas de extração da argila, consumo de energia, geração de resíduos sólidos decorrentes de perdas por falhas na qualidade do produto, emissão de poluentes atmosféricos e gases de efeito estufa. Esses fatores podem ser verificados nas diferentes etapas do sistema produtivo das empresas do setor de cerâmica vermelha.  

Extração de argila  

A extração de argila é uma atividade que gera diversos impactos sobre o meio  

ambiente. Meio Impacto ambiental Medida mitigadora  

  

FÍSICO  

Poluição do ar devido à emissão de material particulado fino (poeira) proveniente das vias de acesso.  

Utilizar caminhão-pipa, durante o horário de movimentação dos caminhões e equipamentos.  

Erosão do solo devido à exposição do mesmo a águas pluviais.  

Realizar drenagem de água pluvial para o interior das cavas, de modo a evitar processos erosivos no solo.  

Assoreamento dos cursos de água  

Drenar as águas pluviais, pois evita-se que sejam escoadas para as margens carreando material para os cursos de água.  

Emissão de ruídos provenientes das dragas, caminhões e maquinários.  

Realizar a manutenção constante dos equipamentos, bem como acoplar silenciadores nos escapamentos dos mesmos. Para os trabalhadores, o uso de EPIs deverá ser obrigatório.  

Biótico  

Supressão da vegetação.  

Solicitar autorização por órgão ambiental responsável  

para tal atividade, visto ser um impacto inevitável.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)   pdf (159.5 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com