TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Challenger

Por:   •  17/4/2015  •  Exam  •  1.379 Palavras (6 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 6
  1. O que é a declaração de alma ata e o que ela enfatiza?

A saúde era vista como apenas a ausência de doenças, portanto antes do ano de 1978 eles não tinham ainda a ideia de saúde. A declaração de alma ata (12/09/1978) enfatiza a saúde para todos, sendo um bem-estar além de físico, como era vista antes, mas também mental e social. Ela é uma conferência internacional sobre os cuidados primários com a saúde. A saúde passou a ser vista como uma necessidade, pois sem saúde não haveria gente para trabalhar e coisas do gênero, portanto começou a ser um “estado obrigatório” do ser humano, sendo vista como um DIREITO FUNDAMENTAL e um pré-requisito para a qualidade de vida, sendo antes não acessível, agora se torna uma meta-social, sendo que todos devem se comprometer com a saúde da população. Acabou sendo não só um cuidado individual, mas também coletivo. A verdadeira meta a ser atingida era que até o ano de 2000, a qualidade de vida fosse melhor a partir dessa declaração e dos pontos abrangidos.

  1. O que é a carta de Ottawa?

A carta de Ottawa, em novembro de 1986, é a primeira conferência internacional de promoção de saúde e enfatiza a promoção de saúde em si, que significa instruir e educar a população para que ela vá em busca de soluções para as suas necessidades. Portanto a meta era deixar que a população cuidasse de si mesma e caminhasse com as próprias pernas. A saúde deve ser vista como um recurso para a vida e não como um objeto de viver. Foi então feito o empoderamento da população, dada uma autonomia para se consiga identificar as suas necessidades e arranjar soluções para as mesmas.

  1. Quais são as estratégias de intervenção na promoção de saúde criada na Primeira conferência internacional?
  1. Construir políticas saudáveis: O objetivo maior deve ser indicar aos dirigentes e políticos que as escolhas saudáveis são as mais fáceis de realizar.
  2. Criar ambientes favoráveis: O acompanhamento sistemático que as mudanças no meio-ambiente produzem sobre a saúde é essencial e deve ser seguido de ações que assegurem benefícios positivos para a saúde da população.  
  3. Reforçar a ação comunitária: requer um total e contínuo acesso à informação, às oportunidades de aprendizado para os assuntos de saúde, assim como apoio financeiro adequado.
  4. Desenvolver habilidades pessoais: A promoção da saúde apóia o desenvolvimento pessoal e social através da divulgação de informação, educação para a saúde e intensificação das habilidades vitais.
  5. Reorientar os serviços de saúde: Todos devem trabalhar juntos, no sentido de criarem um sistema de saúde que contribua para a conquista de um elevado nível de saúde.
  1. O que foi a declaração de Adelaide?

A declaração de Adelaide foi a segunda conferência internacional de promoção de saúde, realizada em abril de 1988, 10 anos depois da declaração de alma-ata. Ela enfatiza as políticas públicas saudáveis. O principal propósito de uma política pública saudável é criar um ambiente favorável para que as pessoas possam viver vidas saudáveis.

  1. Quais são as áreas prioritárias às políticas públicas saudáveis?

São quatro:

  1. Saúde da mulher: a mulher que dá a vida, portanto é vista como uma promotora da saúde e deve ter o direito pelo tipo de parto que quer ter. Este ponto leva em consideração que a mulher tenha igualdade nos direitos da divisão de trabalho, licença a maternidade, licença para cuidar de seus filhos doentes, enfim, mecanismos de apoio a mulher trabalhadora.
  2. Alimentação e nutrição: a desnutrição já esteve presente no mundo, porém nos dias atuais o que se apresenta é a obesidade. É declarado que quanto melhor alimentada a população for, mais produtiva ela será, portanto rende mais. O ponto que se enfatiza é deixar que a população tenha acesso à alimentação saudável, respeitando a cultura da mesma e as particularidades regionais.
  3. Tabaco e álcool: o tabaco e o álcool geram dependência além de doenças como o câncer. As pessoas que morrem em acidentes causadas pelo uso de álcool são muito jovens que poderiam estar produzindo. O ponto era que o governo se comprometesse uma política pública voltada a saúde para a diminuição da produção de tabaco e álcool, porém, para eles não compensa a redução pelos ganhos que eles têm na produção do tabaco e álcool.
  4. Criação de ambientes saudáveis: Defende que é necessário a criação de ambientes agradáveis para que se alcance a saúde da população. O ponto aqui é que a saúde pública e o movimento ecológico se juntem para o desenvolvimento da população.

  1. Qual é o foco da declaração de Sandsvall?

A declaração de sansvall (1991) é a terceira conferência internacional de promoção de saúde e tem como foco a criação de ambientes favoráveis, que enfatiza a ameaça ao meio ambiente global, e ambiente quer dizer o físico, social, econômico e político. O que se fala é que o rápido crescimento da população se torna uma ameaça grande para o desenvolvimento sustentável.  Os princípios fundamentais das ações em promoção de saúde é a equidade que é uma igualdade com solidariedade, e a sustentabilidade que é o uso racional dos recursos naturais para as gerações futuras.

  1. Quais são os aspectos para um ambiente favorável e promotor de saúde?

Dimensão social que enfatiza as pessoas na relação com seus valores. A dimensão política que é o exercício da democracia. A dimensão econômica que é o reescalonamento de recurso, armamentista e tecnológico. Por último o reconhecimento e a utilização da capacidade e conhecimento das mulheres em todos os setores.

  1. Disserte sobre a carta de Bogotá

É uma conferência sobre promoção de saúde na américa latina, realizada no ano de 1992 e enfoca debater os princípios, estratégias e compromissos relacionados com o sucesso da saúde da população latino americana. O grande desafio era conciliar os interesses econômicos com os propósitos sociais de bem-estar para todos, como a equidade e solidariedade. Portanto foi feito um ajuste macroeconômico que vulgarmente se dizendo é um arranjo para arrumar o número do IDH para que para os outros os países pareçam bem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com