TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Chama redutora e oxidante

Por:   •  25/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  2.986 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo do experimento (chama redutora e oxidante):

Nesse experimento, as primeiras diferenças a serem observadas foram da chama redutora para a oxidante . Ao usarmos corretamente cada uma delas, devemos analisar qual será a necessidade em cada experimento, já que notamos uma diferença na ação delas no material a ser incinerado. Para observarmos essa diferença, usamos um palito de churrasco em ambas as chamas e tivemos como resultado da chama redutora um tempo de resposta à queima maior do que quando usamos a chama oxidante (que se mostrou mais rápida na atuação).

Resumo do Experimento Geral (aquecimento da água e teste de chama):

Foi realizado o procedimento para a prática de Técnicas de Aquecimento em laboratório, e desse modo, foi discutida as características apresentadas pelos diferentes procedimentos, utilizando o bico de Bunsen nos materiais líquidos ou sólidos como o exemplo do palito, havendo diferentes reações e mudanças dos componentes.

Introdução

Todo o experimento utiliza-se o bico de Bunsen, sendo que existem várias técnicas de aquecimento, cada uma delas para um tipo específico de substâncias, levando em consideração que na presença da chama amarela a combustão é incompleta, devido à falta de oxigênio ao contrário da chama azul, mas essa diferença pode ser observada em alguns experimentos, como no do Palito.

Outra forma de observar o aquecimento de líquidos é utilizando o contato direto entre um tudo de ensaio, ou com a utilização de um béquer e o método do banho Maria, percebendo a diferença de pontos de aquecimento, ebulição e estabilização da temperatura.

Outras técnicas de aquecimento podem ser observadas com os experimentos de banho de areia e calcinação, onde há mistura de substância, como água e sal.

EXPERIENCIA I – Teste de chamas.

O experimento foi comparar qual a reação da queima de um palito de madeira em diferentes chamas, chama azulada e amarelada.

Para obter diferentes resultados nesta analise foi preparado o bico de Bunsen deixando a válvula de ar aberta (liberando a entrada de oxigênio) para que a chama fique com formato de cone e cor azulada. Foi colocado um palito de madeira em contato com o fogo, conhecido como zona redutora, está localizado no interior da chama, onde não há quase combustão, pois os gases estão misturados e não há oxigênio disponível para a combustão completa, o palito começa a queima de fora para dentro. Depois se coloca o palito mais distante do bico, exatamente no vértice do cone formado pela chama, pode se observar que a queima é mais rápida do centro para extremidade (Fig.01). O formato de cone que a chama adquire concentra a energia do fogo no vértice do cone, chamado de zona oxidante (Fig.02), está localizado no exterior da chama, onde há combustão completa, pois o contato com o oxigênio é muito mais intenso tornando-a mais “quente”.

EXPERIENCIA II - Aquecimento Béquer.

Foi colocado o tripé envolta do bico de Bunsen e uma tela de amianto sobre o tripé, direciona-se a chama azulada para o centro da tela de amianto, colocar um Béquer com 150mL de água (25°C) sobre a tela. A água começa a aquecer e com auxilio de um termômetro foram feita as medições para saber qual temperatura a agua entrará em estado de ebulição. Veja no quadro abaixo.

Tab.1 - Tabela de medições de temperatura em função do tempo.

t (tempo em minutos) T (Temperatura em graus Célsius)

0mim 25°C

1mim 40°C

2mim 52°C

3mim 63°C

4mim 75°C

5mim 85°C

6mim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com