TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste De Chama

Casos: Teste De Chama. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2013  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  898 Visualizações

Página 1 de 3

“TESTE DE CHAMA”

1

Nome da actividade: Análise elementar por via seca

Participantes: Afonso Gomes, Diogo Duarte, Luís Rodrigues, Vasco Ferreira

Professor responsável: Professora Dina Albino

Contactos: Email - f188@esjd.pt · Telemóvel - 918663640

Escola: Escola Secundária Júlio Dantas de Lagos (400312)

Contactos: Email – info@esjd.pt · Telefone - 282770990 · Página Oficial - http://www.esjd.pt

Resumo:

Esta experiência consiste na realização de testes, ou ensaios de chama, fre-quentemente utilizados na identificação de determinados compostos, nomeada-mente de iões metálicos.

Proceder-se-á à elevação da temperatura destes sais, fazendo com que os catiões que os constituem se excitem, sendo posteriormente por isso emitidas ra-diações de cores específicas, características desses catiões metálicos, sob a forma de radiações visíveis.

Recorrer-se-á à combustão de uma amostra do composto no estado sólido num cadinho de porcelana resistente ao calor, usando algodão embebido em álco-ol como fonte de calor.

A partir da análise da coloração da chama será possível identificar o ião me-tálico do composto.

2

Conceitos:

A análise espectral consiste num de conjunto de técnicas que permitem a identificação de elementos químicos de um composto, pela análise dos espectros obtidos. Os espectros de emissão são constituídos pelo conjunto das radiações emitidas quando os electrões transitam de níveis de energia superiores para níveis inferiores. Cada elemento emite diferentes conjuntos de radiações, pelo que os espectros são únicos para cada elemento, o que nos permite identificar os elemen-tos pela análise dos espectros, assim cada elemento contém um espectro de emis-são característico, funcionando como uma “impressão digital” que permite a sua identificação.

A técnica da análise elementar por via seca (teste de chama) baseia-se no facto de quando sujeitos a elevadas temperaturas os iões metálicos passam a es-tados excitados e ao voltarem a estados menos energéticos emitem radiações, isto é observável sobre a forma de uma chama colorida. O conjunto das radiações emi-tidas corresponde ao espectro de emissão.

Esta experiência é frequentemente realizada pelo mundo científico sendo possível prever a cor da chama que cada catião emite.

Catiões

Cor esperada

Cobre

Verde

Lítio

Rosa carmim/magenta

Sódio

Amarelo intenso

Estrôncio

Vermelho carmesim

Estanho

Vermelho

3

Protocolo Experimental:

Segurança:

Nesta atividade devem ser tomadas algumas medidas de segurança visto que existem alguns reagentes potencialmente perigosos. Deve-se utilizar material de proteção obrigatório: bata, luvas, óculos e máscara circunstancialmente, evitar o contacto dos reagentes com a pele os olhos e vias respiratórias porque são noci-vos, irritantes, corrosivos e inflamáveis até. Após a utilização de cada composto devem ser bem fechados e mantidos longe de qualquer chama ou fonte de ignição. Após a realização desta atividade os resíduos não devem ser deitados para o ambi-ente, pois todos estes reagentes são muito tóxicos para os organismos aquáticos, podendo causar efeitos nefastos a longo prazo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com