TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste De Chama

Pesquisas Acadêmicas: Teste De Chama. Pesquise 832.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  916 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução:

Relatório do teste de chama que foi feito com a professora Marcia no laboratório de Química do colégio, onde estudamos a mudança de cor de alguns metais quando se encontram a uma chama.

Teoria: O teste de chamas está ligado à teoria dos postulados de Bohr que diz que um elétron ocupa sempre um nível energético bem definido e não um valor qualquer de energia. Se, este elétron for submetido a uma fonte de energia adequada, no nosso caso a chama da lamparina, ele pode sofrer mudança de energia, saindo assim do seu estado fundamental de energia, passando para um nível energético mais alto. Durante esse processo a energia ganha forma de radiação sendo que a radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectro visível, sendo assim, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores, possibilitando a identificação da presença de certos elementos quando aquecidos em uma chama.

Objetivos: Demonstrar que o espectro de emissão do átomo funciona como uma impressão digital de cada elemento químico e identificar alguns cátions, utilizando seus espectros de emissão.

Parte experimental:

Para o teste da chama nós utilizamos os seguintes materiais:

- Lamparina

- Clipes

- Garra de Madeira

- Pedaço de corda/pano

- Álcool

Também foram utilizados os reagentes:

- Solução de Iodeto de potássio (KI)

- Solução de cloreto de cálcio (CaCI2)

- Solução de cloreto de bário (BaCI2)

- Solução de sulfato de cobre pentahid. (CuSO4.5H2O)

- Solução de cloreto de sódio (NaCI)

- Solução de cloreto de potássio (KCL)

Procedimento experimental: Pegamos o clipe, e o entortamos formando uma volta em sua ponta, e o prendemos na garra de madeira. Logo após ateamos fogo na ponta da corda dentro da lamparina com álcool. Em seguida foi mergulhado o clipe em um recipiente com um dos reagentes, e colocamos o clipe com o reagente na ponta sobre a chama. E observamos a sua reação.

Resultados:

Para cada um dos reagentes que foram colocados sobre a chama, os mesmos apresentaram uma mudança de coloração. A coloração varia de acordo com o metal presente no reagente.

Resultados da observação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com