TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência e Tecnologia dos Materiais

Por:   •  18/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 2

Lista de exercicio 2- CTM

1-

2-a) No caso do cobre, será um átomo de impureza substitucional por ter raio atômico semelhante, formando uma solução solida substitucional.

para o nitrogênio, é um átomo de impureza intersticiais, pois seu raio atômico é muito inferior ao do Níquel, formando uma solução sólida intersticial.

b) Difundirá mais facilmente na solução sólida substitucional formada com o Níquel e cobre, pois tem o raio atômico semelhante e esta é uma das condições para a solução ser total.

3-a) São classificadas de acordo com sua geometria e forma, sendo elas:

Defeitos pontuais, defeitos lineares, defeitos planos ou interfaciais e defeitos volumétricos.

b) Defeitos pontuais- Associados com 1 ou 2 posições atômicas. Exemplo: Lacunas.

Defeitos Lineares- Uma dimensão. Exemplo: Discordâncias ( em cinha, hélice e mista).

Defeitos Planos ou Interfaciais- (Fronteiras) Duas dimensões. Exemplo: contorno de grão.

Defeitos volumétricos- Três dimensões. Exemplo: Inclusões

4- Plano (0,0,1) e Plano (1,1,1)

5- As ligações iônicas são realizadas entre íons(cátions e ânions). Os íons são átomos que possuem uma carga elétrica por adição ou perda de um ou mais elétrons. Portanto, um ânion de carga elétrica se une a um cátion de carga positiva formando um composto iônico por meio de interação eletrostática existente entre eles. São não-direcionais.

As ligações covalentes são ligações em que ocorre o compartilhamento de elétrons para a formação de moléculas estáveis, segundo a teoria do Octeto, diferentemente das ligações iônicas em que há perda ou ganho de elétrons. São direcionais.

A ligação metálica ocorre entre os metais, elementos considerados eletropositivos e bons condutores témico e elétrico.  Para tanto, alguns métais perdem elétrons de sua última camada chamados de "elétrons livres" formando assim, os cátions. São nã0-direcionais.

a) Metais: Materiais metálicos são geralmente combinações de elementos metálicos. Os elétrons não estão ligados a nenhum átomo em particular e por isso são bons condutores de calor e eletricidade. Não são transparente à luz visível. Têm aparência lustrosa quando polidos. Geralmente são resistentes e deformáveis. São muito utilizados para aplicações estruturais. Ligações metálicas.

b) Cerâmicos: Materiais cerâmicos são geralmente uma combinação de elementos metálicos e não-metálicos. Geralmente são óxido, nitretos e carbetos. São geralmente isolantes de calor e eletricidade. São mais resistentes às altas temperaturas e à ambientes severos que metais e polímeros. Com relação às propriedades mecânicas as cerâmicas são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (40.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com