TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências sociais

Tese: Ciências sociais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  Tese  •  4.079 Palavras (17 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 17

FAI - Faculdade Anhanguera Indaiatuba

ATPS

“Ciências Sociais”

Trabalho da disciplina de Ciências Sociais realizado pelos (as) alunos (as) do curso de Administração de Empresas da Faculdade Anhanguera de Indaiatuba orientado pela Professora Claudia Benedetti.

Indaiatuba - SP

Novembro – 2013

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Unidade Indaiatuba / SP

Centro de Educação à Distância

Curso superior de Administração

Disciplina: Ciências Sociais

Cassiane de Souza Camargo RA – 6786414538

Cleusa Souza de Camargo RA – 6786414458

Sandra Claro da Silva RA – 6791428192

Claudio Treffner RA – 6945458648

Marcello Guida Correia RA – 7119497365

Professor Tutor a Distância – Ricardo Moller

Indaiatuba – SP 22 /11/2013

Introdução

As Ciências Sociais tem como objetivo de estudo a relação do ser humano no mundo social, e a ciências naturais busca a objetividade através do método cientifico. E, da mesma forma que a ciências naturais se divide em várias áreas especializadas, as ciências sociais também apresenta suas subdivisões mais especializadas como sociologia, que apresenta a sociologia rural, sociologia da religião, a sociologia do conhecimento e outras.

A sociologia como disciplina cientifica surgiu no século XIX, e a partir dela foram criadas as outras áreas de estudo da Ciência Social. A sociologia muitas vezes parece invadir o campo de outras disciplinas, como a ciência política, a economia ou a antropologia por exemplo.

A sociologia, portanto, é uma divisão das Ciências Sociais, especificadamente, é o estudo sistemático dos grupos e sociedades criados pelos seres humanos e de como, estes, por outro lado afetam a vida das pessoas.

Todas as Ciências Sociais se preocupam com o comportamento humano, mas embora elas compartilhem o mesmo tema básico, cada ciência social aborda um aspecto diferente do comportamento. Os sociólogos estão principalmente interessados nas áreas onde a estrutura social e a cultura se inter-relacionam.

Sociologia, em sua definição mais básica, pode ser entendida como o estudo científico do comportamento humano que é construído pela sociedade ou o estudo das interações humanas.

Um dos objetivos principais da sociologia é contribuir para que as pessoas entendam suas próprias vidas e a sua relação com o mundo.

Desenvolvimento

No livro, A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento de Peter Berger e Thomas Luckmann, o tema da sociologia do conhecimento, é redefinido na obra como o 'conhecimento em geral' (senso comum). A sociedade pode apresentar-se ao indivíduo como uma realidade objetiva (institucionalização ou legitimação), ou também como realidade subjetiva (interiorização ou identificação).

Neste livro, os autores desenvolvem uma análise dos “processos de legitimação pelos universos simbólicos” que toma por base a intersubjetividade e a biografia individual. Abordam o problema da transmissão a uma nova geração das “objetivações da ordem institucional”, assim tornada histórica. Quer dizer, a legitimação é uma questão de tradição teórica, incluindo as explicações e justificações.

Segue agora uma lista de significados de cultura, indivíduo e sociedade.

Cultura, como vimos um dos processos mais importantes que ocorre com o ser humano é a contínua aquisição de formas de agir, pensar, se comportar, são hábitos e costumes que vão se consolidando e que se interiorizam de tal forma, que a pessoa considera tais comportamentos naturais, que sempre estiveram com ele desde que nasceu. O indivíduo só é humano se possuir cultura, em contrapartida só encontrou a cultura junto aos seres humanos.

Ao emitirmos um juízo de valor sobre determinada cultura, estamos apresentando o ponto de vista de nossa própria cultura do que é certo ou errado, feio ou bonito, melhor ou pior.

Todas as sociedades, rurais ou urbanas, simples ou complexas, possuem cultura. Cada cultura e cada sociedade têm a sua integridade própria, o seu próprio sistema de valores e seus costumes.

Não podemos dizer que a cultura de uma sociedade é superior, mais avançada do que outras. Exemplo: não faz sentido dizermos que a cultura do homem branco é superior a do índio. São apenas diferentes. Desenvolveram cada uma a seu modo.

A cultura de uma determinada sociedade pode diferir muito de outra, o que é sagrado para uma pode ser repugnante ou repulsivo para outra. Por exemplo, os homens mulçumanos que são amigos andam nas ruas com o dedo mínimo um grudado no outro. É comum ver nas ruas dois homens conversando com os dedos colados e uma mulher- esposa de um dos dois – vem atrás carregando as compras. Por outro lado o nosso hábito comum de usar short é considerado no Iraque como atitude de homossexuais.

Para definição de cultura iremos utilizar a definição científica formulada por Edward B. Tylor em 1871, que afirmou que “cultura, é todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, direito, costume e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.

Os elementos básicos da cultura são:

Crenças: todas as culturas são fundamentadas em um conjunto de crenças, compartilhando conhecimento e ideias sobre a natureza da vida.

Valores são concepções coletivas do que é considerado bom, desejável, certo, bonito, gostoso em uma determinada cultura. Valores influenciam o comportamento das pessoas. Os japoneses apresentam o valor da lealdade familiar, em contraste, os americanos valorizam o individualismo.

Normas traduzem crenças e valores em regras, detalhando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com