TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Classificação de trilhos rodoviários

Por:   •  15/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.739 Palavras (23 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 23

QUESTÃO 1

O Cobre e suas ligas são o terceiro metal mais utilizado no mundo, perdendo apenas para os aços e para o alumínio e suas ligas. Suas principais características são as elevadas condutividades elétrica e térmica, boa resistência à corrosão e facilidade de fabricação, aliadas a elevadas resistências mecânica e à fadiga. Sua densidade é de 8,94 g/cm³, um pouco acima da do aço, e sua temperatura de fusão é de 1083 ºC. Existem vários tipos de liga de cobre. Os elementos de liga são adicionados ao cobre com o intuito de melhorar a resistência, a ductilidade e a estabilidade térmica, sem causar prejuízos à formabilidade, condutividades elétrica e térmica e resistência à corrosão características do cobre. As ligas de cobre apresentam excelentes ductilidade a quente e a frio, ainda que um pouco inferiores às do metal puro. As ligas de cobre são divididas nos grandes grupos: cobre comercialmente puro, ligas de alto teor de cobre, latões, bronzes, ligas de Cobre-níquel, ligas de Cobre-níquel-zinco. Os tubos de cobre, apresentam grande resistência química, mecânica e à corrosão, também possui excelente condutibilidade térmica e elétrica e permite fácil manuseio e soldagem. Excelente aplicação em instalações hidráulicas de água quente e fria, redes de combate a incêndio e de gases em geral, entre outros. Os tubos rígidos são fabricados de acordo com NBR 13.206, em barras de 5 metros, nos diâmetros de 15 mm a 104 mm distintos em três classes de acordo com a espessura de parede: Classe “E” – Tubo como parede variando entre 0,50 mm e 1,20 mm, especialmente projetado para instalações hidráulicas prediais de água quente e fria possuindo diâmetros de 15mm a 104mm. Classe “A” – Tubo como parede variando entre 0,70 mm e 1,50 mm, este possui as mesmas características do tubo classe “E”, sendo mais utilizado para instalações de gás, por exigências das normas técnicas. Classe “I” – Tubo como parede variando entre 1,00 mm e 2,00 mm, possui também as mesmas características do tubo classe E e A, sendo mais utilizado para instalações de alta pressão e instalações hospitalares. É importante destacar que para instalações de gases não pode ser utilizado os de classe E, atendendo as especificações da NBR 13.206.

QUESTÃO 4

Perfis estruturais, principais tipos e classificação comercial Os perfis ou vigas metálicas podem ter várias formas, que são conhecidas como perfis laminados“U”, “I” e “H” e as barras laminadas as seguintes formas: “T” e “L”. Aplicações da viga ou perfil U A viga ou perfil U pode ser fabricado com diferentes espessuras para se adequar as exigências particulares do projeto, podendo ser produzidos com aço ASTM A-36 ou também ASTM A-572 GR50. Existem três tipos de perfis U: simples, enrijecido ou laminado. Entre as aplicações mais usuais está a construção civil, onde podem ser empregadas em: portões, corrimão de escada, grades, esquadrias e outras. Devido a sua alta resistência esse produto também é aplicado em grandes projetos, como: ∙ Implementos agrícolas e rodoviários; ∙ Vigamentos; ∙ Escoramentos; ∙ Equipamentos de transportes; ∙ Estruturas metálicas. A homogeneidade é uma das principais características da viga U que possibilita montagens precisas, solidez e acabamento estrutural leve. Aplicações da viga ou perfil I Assim como a viga ou perfil U, a viga ou perfil I tem diversas aplicações na indústria e na construção civil. Esses perfis ou vigas são laminados em aço carbono no padrão ASTM A-36 ou ASTM A-572GR50 e possui esse nome devido seu formato semelhante à letra “I”, com as abas internas inclinadas. As partes superiores horizontais da viga são conhecidas como flanges para força. As vigas I são usadas principalmente na construção civil como uma alternativa para suportar estruturas de diferentes edificações, como prédios e casas e também em pontes e viadutos. Esta aplicação tem relação com a enorme capacidade de carga que a viga pode suportar. No entanto não é apenas na construção que este tipo de perfil é vastamente utilizado, é também industrialmente em: ∙ Indústria mecânica em geral; ∙ Indústria automobilística; ∙ Maquinário e implementos agrícolas. Entre as principais vantagens da viga ou perfil I está a alta resistência e a durabilidade, além da facilidade de manuseio e leveza do produto. Viga H e suas aplicações A viga ou perfil H pode ser utilizado no mercado com diferentes dimensões, dependendo da aplicação à qual se destina, seja na construção civil ou na indústria metal mecânica. Seguindo rígidas normas de qualidade, este produto tem grande resistência e devido às suas propriedades, é amplamente utilizado para suportar cargas pesadas. Barras e Perfis Para escolher as barras e vigas ou perfis mais adequados as suas necessidades, consulte empresas qualificadas e fornecedores que cumpram com as exigências de qualidade e segurança requeridas pelas normas brasileiras

QUESTÃO 7

7) Dureza Brinell, dureza Shore e ensaio de Rockwell são os métodos mais utilizados na determinação de dureza em estudos e pesquisas, focalizados principalmente na especificação e comparação de materiais. O método de dureza Brinell corresponde em comprimir uma esfera, por meio de uma determinada força, durante certo tempo, contra a superfície do metal que se pretende ensaiar. A superfície do corpo de prova deve ser plana ou polida, essa compressão produz uma impressão permanente no material, após a retirada da carga. Essa impressão então, é medida por meio de uma lupa graduada ou por um micrômetro óptico acoplado ao durômetro, essa impressão é designada com o d, que se refere ao valor médio de duas leituras feitas do ponto mais profundo da impressão até a borda do corpo de prova. A dureza é omitida em Kgf/mm² e as condições padrões do ensaio são: diâmetro da esfera (D) de 10mm, carga aplicada de 3000Kgf, duração da aplicação da força de 10 a 15 segundos. Verificou-se que os valores de dureza com cargas diferentes variam se o diâmetro da impressão d ficar no intervalor de 0.3D < d < 0.6D, se o d permanecer nesse intervalo, será considera que a impressão d é ideal. Em contra partida, o método de dureza Shore é destinado a medir dureza de materiais borracha e de plástico macio. O ensaio utiliza um penetrador Shore endurecido, uma mola calibrada com precisão, um indicador de profundidade e uma pastilha apartamento. O material a ser ensaiado deve ter no mínimo 6.4 mm de espessura. O valor final da dureza depende da profundidade da marca após ter sido aplicada certa força durante 15 segundos contra o material. Pelo fato da dureza ser uma grandeza adimensional, e não existir uma relação simples, ou seja uma única escala para essa característica, foi desenvolvida a escala de Shore: A, B, C, D, DO, E, M, O, OO, OOO, OOO – S e R, usando formas diferentes de endentação do maquinário, fontes, extensões e penetradores. E por último o ensaio de Rockwell, também utilizado para medição da dureza de materiais metálicos, o resultado é lido retamente nos penetradores que podem ser de dois gêneros: penetrador esférico, que consiste numa espera de aço temperado, ou penetrador cônico, um cone de diamante com conicidade de 120°. A primeira etapa do ensaio é a aplicação de uma pré-carga no corpo de prova, garantindo um contato firme do penetrador com a superfície a ser ensaiada. Em seguida, aplica-se a carga maior, que somada à pré-carga resulta na carga total do sistema. E por último há a retirada da carga para a verificação da impressão feita no material, em que é dada diretamente pelo mostrador do penetrador, a dureza é lida em uma escala relacionada ao penetrador e à carga aplicada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.7 Kb)   pdf (424.5 Kb)   docx (115 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com