TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clou Computing

Casos: Clou Computing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 4

Cloud computing, ou computação em nuvem, pode ser definida como um ambiente de processamento de dados massivo, de alta disponibilidade e escalabilidade.

Hoje em dia é comum vermos um usuário doméstico instalar softwares, armazenar dados, processar arquivos e gerenciar seu sistema operacional localmente. No ambiente corporativo as coisas mudam um pouco. Nós teremos, nesse tipo de ambiente, usuários compartilhando dados na rede através de um terminal gerenciado por um servidor.

Mesmo essa infraestrutura oferecendo separação em camadas e fornecendo acesso aos dados e aplicações, ainda há a questão de licença e atualização para todos os equipamentos. Assim gerando custos maiores, gasto de tempo e pouca distribuição das aplicações.

Com fins de ter maior distribuição, maior rendimento e menor perda de tempo, nasce o cloud computing.

O cloud computing permite que ações como, rodar uma aplicação em apenas um ambiente e configurar o acesso seguro de modo individual, seja substituído por executar as mesmas funções para todos os equipamentos, porém em um lugar só. Consequentemente reduzindo custos com equipamentos, licenças e infraestrutura.

Com o cloud computing, os softwares não precisam estar instalados fisicamente. Eles ficam armazenados na nuvem, isto é, na internet.

4.1 Vantagens do Cloud Computing

Disponibilidade - O usuário tem acesso aos dados e aplicações que deseja a qualquer hora independente de onde estiver. Necessitando apenas de um dispositivo com acesso à internet;

Escalabilidade - Permite ao usuário a qualquer momento diminuir ou aumentar os recursos acomodados como memória, processamento e espaço de armazenamento. Afinal as empresas que oferecem serviços de cloud garantem que não há um limite para utilização destes recursos.

Compatibilidade - Uma vez que todo o processamento de dados é feito na nuvem, o usuário não precisará se preocupar com problemas de compatibilidade de hardware/software e segurança;

Redução de custos - Há também a vantagem econômica, onde o usuário não terá gastos com, por exemplo, infraestrutura, equipamentos e manutenção dos mesmos.

4.2 Desvantagens do Cloud Computing

Segurança e privacidade - Quando se utiliza cloud computing, os dados do usuário são entregues a outra empresa, e como esses dados estão acessíveis de qualquer lugar e a qualquer momento, digamos que esses dados possam se tornar vulneráveis.

Para garantir que isso não ocorra, as empresas provedoras de serviços na nuvem buscam aprimorar técnicas de segurança através da autenticação dos usuários que irão acessar os dados, criando níveis de permissão e criptografando os dados.

Falta de conexão com a nuvem - Outra preocupação que deve ser pensada é para o caso de se precisar de algum dado em um determinado momento, e não haver conexão disponível. Ninguém está livre de precisar de uma planilha contendo informações essenciais para um determinado momento e por algum motivo não ter internet para acessar esse documento.

A solução mais adequada para as empresas que não podem ficar sem acesso ao seus dados, é a redundância de links de internet, desta maneira,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com