TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cloud Computing

Monografias: Cloud Computing. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 3

Cloud Computing

1 ) Cloud Computing, ou Computação em Nuvem, Trata-se de uma representação gráfica (nuvem) para uma estrutura formada por servidores, firewall, Hub e estações.

Como surgiu

Duas décadas atrás, computadores eram agrupados para formar um só supercomputador com grande capacidade de processamento,(Clustering). Esta técnica foi comum entre muitos departamentos de TI.

No começo dos anos 90, Ian Foster e Carl Kesselman apresentaram o conceito do ‘The Grid’ (‘A grade’), fazendo uma analogia com a grade de eletricidade, em que os usuários poderiam se ‘plugar’ e utilizar um serviço mais calibrado. Se as companhias não podem gerar suas próprias cadeias de energia, deveriam assumir a compra de serviço de terceiros que seja capaz de proporcionar um fornecimento de eletricidade constante, então eles pensaram por que não usar esse mesmo conceito para as fontes da computação. Se um computador poderia se plugar em uma grade de computadores e somente pagar pelos recursos utilizados, trará uma solução de maior custo-benefício para as companhias do que comprar e gerenciar suas próprias infra-estruturas.

Como se instalou no mercado

O conceito chega ao mercado recheado com os diferentes sabores adicionados pelos fornecedores. Como uma nuvem de fato, cada um tem dado a ela a forma que melhor atende seus clientes e, claro, seus interesses, o que deve ser levado em conta pelas áreas de TI que pretendem usar o modelo. Por enquanto, o mercado assiste à formação de dois grupos específicos: o das empresas nativas em cloud e o dos tradicionais fornecedores de aplicativos.

Entidades ligadas ao Cloud Computing, como prestadoras de data centers, têm utilizado do conceito de Grid Computing em ofertas de serviços para outras organizações que não querem suas infra-estruturas carregadas mas que querem sim as capacidades presentes nestes data centers. Um dos mais famosos provedor de serviços de Cloud Computing é a Amazon S3 (Simple Storage Service), sendo um grande receptor de armazenamento para a Internet. De acordo com o site da Amazon S3, se trata de um serviço simples de interface pela rede que pode ser utilizado para armazenar e executar grupos de dados, a qualquer hora, de qualquer lugar. Dá ao desenvolvedor o acesso a uma infraestrutura de armazenamento de dados em escala, confiável, rápida e barata que a própria Amazon utiliza em seus outros sites.

Em 2002, EMC oferece uma solução de armazenamento, baseada em Content Addressable Storage (CAS), chamada de Centera e que compete com o serviço da Amazon. O produto da EMC cria uma rede global de data centers, com uma massiva capacidade de armazenar em cada data center. Quando um usuário cria um documento, o servidor o envia para o sistema de armazenamento da Centera, que retorna ao servidor o endereço de um conteúdo único. Este endereço permite ao sistema verificar a integridade do documento quando um usuário decidir movê-lo ou copiá-lo. A partir deste ponto, o aplicativo pode solicitar o documento submetendo o endereço. A duplicidade de documentos é apenas realizada baixo o mesmo endereço, com a finalidade de reduzir os requisitos do armazenamento. Assim, o Centera recupera documentos, independentemente de onde possam estar fisicamente localizados.

O Centera da EMC tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com