TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cloud Computing

Por:   •  23/11/2013  •  2.733 Palavras (11 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 11

Sumário

1- Resumo 2

2 - INTRODUÇÃO 3

2.1– Objetivo 3

2.2– Justificativa 4

3 - Fundamentação teórica 4

3.1– Definição de Cloud computing, a computação em “Nuvem” 4

3.2- Virtualização de servidores 5

3.3- Tipos de “Nuvens” 5

3.4- Serviços em ‘’Nuvem’’ 6

3.4.1- Software as a Service (SaaS) 6

3.4.2- Platform as a Service (PaaS): 7

3.4.3- Infrastructure as a Service (IaaS): 7

3.5- Um Caso Real de implantação de Cloud Computing 8

3.5.1- Caso Real 8

3.5.2- Equipamentos adquiridos e suas funcionalidades: 9

3.5.3- Ganhos para a instituição 10

4 – Metodologia 10

5 – Cronograma 11

6 - Referências Bibliográficas 11

1- RESUMO

Existem diversos significados sobre cloud computing. Mas, de forma geral, todas elas convergem para a mesma ideia, e um formato de computação onde dados, recursos e aplicativos de TI são disponibilizados aos usuários como serviço, usado por meio da internet, e pagos de acordo com o uso. Isso só pode acontecer quando, o modelo se baseia no compartilhamento da memória, da capacidade de armazenamento e de processamento de servidores. A cloud computing oferece serviços que são oferecidos por meio de nuvens privadas ou públicas, de acordo com cada necessidade de seus contratantes.

O cloud computing uma tecnologia que vem para proporcionar inovação, no caso das empreses ela alia mobilidade a elasticidade para atender as necessidades especificas de cada uma, outro ponto positivo é a ponto e a possibilidade de aperfeiçoar seu espaço físico através da virtualização de servidores.

Este trabalho objetiva um melhor esclarecimento sobre o assunto, avaliar qual a aplicabilidade, benefícios que ela disponibiliza as empresas e qual sua relevância no atual cenário da área de TI.

Palavras chave: Virtualização, mobilidade, cloud computing, software como serviço, infraestrutura e implementação

2 - INTRODUÇÃO

A cloud computing segundo (Carl, CLAUNCH 2008) é uma grande inovação na área tecnológica para seus usuários. Porém, discute-se sobre a falta de agilidade em processos e impossibilidade de se trabalhar offline através da “nuvem”. Em vista desses fatores, a fim de contribuir na inovação e auxilio no acesso remoto virtualizando ferramentas como, armazenamento de dados, utilização de software como serviço e recursos sem a necessidade de instalação ou atualizações recorrentes em cada equipamento de utilização, virtualizando servidores de grande capacidade em processamento, fazendo com que vários usuários utilizem o mesmo recurso de uma só vez. Permitindo-se aos envolvidos trabalharem com um considerável repositório de conteúdo, sem utilizar a capacidade excessiva de seu computador e sistemas.

Cloud Computing envolve três grandes áreas: Redes, Desenvolvimento de Sistemas e Banco de Dados, aliando soluções completas e direcionadas de forma simples para o usuário final, seja ele fornecedor ou usuário de tecnologia.

2.1– Objetivo

Este projeto pretende avaliar custos, prós e contras da implantação do cloud computing no setor corporativo. A viabilidade de se utilizar os sistemas e estruturas de rede em “nuvem”, como implantar e adaptar seus dados para a mesma.

Sabe-se que o fator crucial para o sucesso no mundo empresarial é a inovação, e essa tecnologia vem para auxiliar com redução de custos e alta mobilidade, gerando praticidade ao usuário final.

Projeto voltado aos profissionais da área de TI tal como gestores de pequenas e medias empresas.

cloud computing não deve ser visto como uma iniciativa de simples cunho tecnológico, de melhoria de infraestrutura, mas deve estar subordinada a uma visão maior, estratégica e de reposicionamento da própria empresa no mercado. (TAURION, Cezar 07/12)

2.2– Justificativa

Visando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com