TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cluster - Conceito E Características

Monografias: Cluster - Conceito E Características. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  2.794 Palavras (12 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 12

Conteúdo

Cluster: conceito e características 2

1. Introdução 2

2. O que é cluster? 3

3. Tipos de clusters 4

Cluster de Alto Desempenho (High Performance Computing Cluster) 5

Cluster de Alta Disponibilidade (High Availability Computing Cluster) 5

Cluster para Balanceamento de Carga (Load Balancing) 5

Combinação de tipos de clusters 6

4. Funcionamento básico dos clusters 7

5. Cluster Beowulf 9

6. Algumas soluções de clusters 11

MOSIX 11

OpenSSI 12

Kerrighed 12

7. Vantagens e desvantagens dos clusters 12

Conclusão 15

Cluster: conceito e características

1. Introdução

Quando o assunto é computação de alto desempenho, não é difícil pensarmos em servidores sofisticados e caros respondendo por este trabalho. No entanto, é possível obter resultados tão bons quanto ou superiores a partir de alguma solução de cluster - uma tecnologia capaz de fazer computadores mais simples trabalharem em conjunto, como se formassem uma máquina só.

Neste texto, você saberá o que é computação em cluster, verá quais são as principais características do conceito e conhecerá algumas de suas aplicações, assim como soluções do tipo.

2. O que é cluster?

Cluster (ou clustering) é, em poucas palavras, o nome dado a um sistema que relaciona dois ou mais computadores para que estes trabalhem de maneira conjunta no intuito de processar uma tarefa. Estas máquinas dividem entre si as atividades de processamento e executam este trabalho de maneira simultânea.

Cada computador que faz parte do cluster recebe o nome de nó (ou node). Teoricamente, não há limite máximo de nós, mas independentemente da quantidade de máquinas que o compõe, o cluster deve ser "transparente", ou seja, ser visto pelo usuário ou por outro sistema que necessita deste processamento como um único computador.

Os nós do cluster devem ser interconectados, preferencialmente, por uma tecnologia de rede conhecida, para fins de manutenção e controle de custos, como a Ethernet. É extremamente importante que o padrão adotado permita a inclusão ou a retirada de nós com o cluster em funcionamento, do contrário, o trabalho de remoção e substituição de um computador que apresenta problemas, por exemplo, faria a aplicação como um todo parar.

A computação em cluster se mostra muitas vezes como uma solução viável porque os nós podem até mesmo ser compostos por computadores simples, como PCs de desempenho mediano. Juntos, eles configuram um sistema de processamento com capacidade suficiente para dar conta de determinadas aplicações que, se fossem atendidas por supercomputadores ou servidores sofisticados, exigiriam investimentos muito maiores.

Um antigo cluster montado com desktops - Imagem por Wikipedia

Não é necessário haver um conjunto de hardware exatamente igual em cada nó. Por outro lado, é importante que todas as máquinas utilizem o mesmo sistema operacional, de forma a garantir que o software que controla o cluster consiga gerenciar todos os computadores que o integram.

3. Tipos de clusters

Há uma enormidade de aplicações que só podem ser atendidas satisfatoriamente com computação de alto desempenho: sistemas meteorológicos, ferramentas de mapeamento genético, simuladores geotérmicos, programas de renderização de imagens tridimencionais, entre tantos outros. Com o advento da computação em nuvens, este cenário se torna ainda mais amplo: pode-se ter uma infraestrutura tecnológica respondendo a vários clientes simultaneamente de maneira remota, por exemplo.

Em todos estes casos e em qualquer outro tipo de aplicação crítica - que não pode parar de funcionar ou não pode perder dados (os sistemas bancários, por exemplo)-, o cluster pode se mostrar como uma solução viável, desde que o tipo mais adequado seja escolhido.

Há vários tipos de cluster, mas os principais são: cluster de alto desempenho, cluster de ata disponibilidade e cluster de balanceamento de carga.

Cluster de Alto Desempenho (High Performance Computing Cluster)

Clusters de alto desempenho são direcionados a aplicações bastante exigentes no que diz respeito ao processamento. Sistemas utilizados em pesquisas científicas, por exemplo, podem se beneficiar deste tipo de cluster por necessitarem analisar uma grande variedade de dados rapidamente e realizar cálculos bastante complexos.

O foco deste tipo é o de permitir que o processamento direcionado à aplicação forneça resultados satisfatórios em tempo hábil, mesmo que haja centenas de milhares de gigaflops envolvidos com a tarefa (1 gigaflop corresponde a 1 bilhão de instruções de ponto flutuante executadas por segundo).

Cluster de Alta Disponibilidade (High Availability Computing Cluster)

Nos clusters de alta disponibilidade, o foco está em sempre manter a aplicação em pleno funcionamento: não é aceitável que o sistema pare de funcionar, mas se isso acontecer, a paralização deve ser a menor possível, como é o caso de soluções de missão crítica que exigem disponibilidade de, pelo menos, 99,999% do tempo a cada ano, por exemplo.

Para atender a esta exigência, os clusters de alta disponibilidade podem contar com diversos recursos: ferramentas de monitoramento que identificam nós defeituosos ou falhas na conexão, replicação (redundância) de sistemas e computadores para substituição imediata de máquinas com problemas, uso de geradores para garantir o funcionamento em caso de queda de energia, entre outros.

Em determinadas circunstâncias, é tolerável que o sistema apresente algum grau de perda de desempenho, especialmente quando esta situação é consequência de algum esforço para manter a aplicação em atividade.

Cluster para Balanceamento de Carga (Load Balancing)

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com