TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cluster: conceitos e características

Projeto de pesquisa: Cluster: conceitos e características. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 3

Cluster: conceitos e características

Introdução

Quando o assunto é computação de alto desempenho, não é difícil pensarmos em servidores sofisticados e caros respondendo por este trabalho. No entanto, é possível obter resultados tão bons quanto ou superiores a partir de alguma solução de cluster - uma tecnologia capaz de fazer computadores mais simples trabalharem em conjunto, como se formassem uma máquina só.

Neste texto, você saberá o que é computação em cluster, verá quais são as principais características do conceito e conhecerá algumas de suas aplicações, assim como soluções do tipo.

O que é cluster?

Cluster (ou clustering) é, em poucas palavras, o nome dado a um sistema que relaciona dois ou mais computadores para que estes trabalhem de maneira conjunta no intuito de processar uma tarefa. Estas máquinas dividem entre si as atividades de processamento e executam este trabalho de maneira simultânea.

Cada computador que faz parte do cluster recebe o nome de nó (ou node). Teoricamente, não há limite máximo de nós, mas independentemente da quantidade de máquinas que o compõe, o cluster deve ser "transparente", ou seja, ser visto pelo usuário ou por outro sistema que necessita deste processamento como um único computador.

Os nós do cluster devem ser interconectados, preferencialmente, por uma tecnologia de rede conhecida, para fins de manutenção e controle de custos, como a Ethernet. É extremamente importante que o padrão adotado permita a inclusão ou a retirada de nós com o cluster em funcionamento, do contrário, o trabalho de remoção e substituição de um computador que apresenta problemas, por exemplo, faria a aplicação como um todo parar.

A computação em cluster se mostra muitas vezes como uma solução viável porque os nós podem até mesmo ser compostos por computadores simples, como PCs de desempenho mediano. Juntos, eles configuram um sistema de processamento com capacidade suficiente para dar conta de determinadas aplicações que, se fossem atendidas por supercomputadores ou servidores sofisticados, exigiriam investimentos muito maiores.

Principais Características:

• Garante a disponibilidade de aplicativos e bancos de dados essenciais durante inatividades planejadas ou não planejadas, através da monitoração do status do aplicativo e do fornecimento de failover rápido de aplicativos, no caso de uma inatividade ou desastre.

• Reduz os custos de treinamento e mão de obra, além de licenciamento e suporte de software, através do uso da mesma ferramenta de cluster em todas as plataformas de sistemas operacionais físicos e virtuais.

• Recupere arquivos com falhas que forem executados em ambientes VMware mais rápido e com menor tempo de inatividade, sem que seja necessário reiniciar a máquina virtual.

• Proporciona a confiança de que o plano de recuperação funcionará, caso ocorra um desastre.

• Aumenta a eficiência do administrador por meio de visualização aprimorada, automação das tarefas comuns de geração de relatórios, controle operacional centralizado para aplicativos globais e notificações centralizadas com base em políticas.

Exemplos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com