TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comercio Eletronico

Exames: Comercio Eletronico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 5

DESAFIO

O comércio eletrônico não pode mais ser visto como um diferencial dentre as empresas que promovem marketing, compra e venda de serviços e/ou produtos. Ele tornou-se uma ferramenta que possibilita alcançar um consumidor sem mesmo haver a preocupação de se estabelecer um endereço físico para praticar o comércio de produtos.

Nos últimos anos, diversas empresas criaram seus negócios promovendo a comercialização de produtos e serviços apenas de forma on-line, outras adicionaram esta modalidade de comércio como uma opção de modalidade de compra, e, outras ainda fecharam suas lojas baseadas em estabelecimentos físicos e passaram a praticar o comércio apenas no formato eletrônico.

Este desafio consiste na elaboração de um portal sobre comércio eletrônico. Primeiramente deverá elaborado um conjunto de relatórios sobre comércio eletrônico e, em uma segunda fase do projeto, construir o portal propriamente dito e inserir as informações contidas nos relatórios no próprio portal. Os relatórios são: 1. Modalidades de E-commerce; 2. Exemplo de E-business nas Empresas, 3. Segurança em Sistemas de E-commerce; 4. Projeto do Portal sobre E-commerce; 5. Design de Interação; 6. Integração Flash com Pagamento Digital e Projeto do Portal sobre E-commerce.

No final do projeto, deseja-se que seja apresentado um portal desenvolvido dentro das melhores técnicas para programação de sistemas eletrônicos baseados na Internet para promoção de comércio eletrônico.

Objetivo do Desafio

Desenvolvimento de um portal sobre comércio eletrônico.

ETAPA 1 - Aulas tema: E-Business e e-Commerce. Variações: B2B, B2C, C2C, e-Procurement.

Passo 1

Fazer uma pesquisa na biblioteca de sua unidade para conhecer os livros texto e complementares da disciplina. Em seguida, ler o capítulo do livro texto ou complementar que faz uma introdução aos conceitos de comércio eletrônico.

Passo 2

Acessar e navegar pelo portal: eCommerceOrg. Disponível em <http://www.e-commerce.org.br>. Acesso em: 16 ago. 2011. Este site contém uma grande quantidade de material sobre comércio eletrônico.

Passo 3

Fazer uma pesquisa utilizando-se do livro texto, dos livros complementares e Internet e elabore um texto descrevendo a definição de e-business, e-commerce, e-procurement, B2B, B2C, C2C e B2E.

E- Business

Pode-se definir E-business como negócios feitos através da Internet no sentido mais amplo da palavra negócio, desde contatos diretos com consumidores, fornecedores como também análises de mercado, análises de investimentos, busca de informações sobre pesquisa de mercados, etc. E-Business vai alem do comercio eletrônico, podemos também definir como “uma utilidade máxima do potencial tecnológico da informação, atualizando os processos e assim vai tendo aumento da valorização do cliente para a empresa”. Pode ser considerada uma definição mais ampla de comercio eletrônico que inclui a compre e venda de produto pela internet, atendimento, parceria de negócios e coordenação de transações comerciais organizacionais internas.

E-Commerce

Conceitua-se como o uso da comunicação eletrônica e digital, aplicada aos negócios, criando, alterando ou redefinindo valores entre organizações (B2B) ou entre estas e indivíduos (B2C), ou entre indivíduos (C2C), permeando a aquisição de bens, produtos ou serviços, terminando com a liquidação financeira por intermédio de meios de pagamento eletrônicos. Os seus fundamentos estão baseado em segurança, criptografia, moedas e pagamentos eletrônicos. E também envolve pesquisa, desenvolvimento, marketing, propaganda, negociação, vendas e suporte.

B2B – Business-to-Business

O mais comum, e que geralmente engloba todas as demais, é mencionado sempre que se refere aos negócios entre duas empresas pela web. Por exemplo, uma empresa que venda materiais de escritório para outra empresa.

B2C – Business-to-Consumer

Modalidade que tem ganhado destaque nos últimos dois anos, o maior exemplo de negócios voltados ao consumidor são as lojas virtuais de varejo. Americanas.com, Submarino.com, Saraiva.com, AnnePerfumes.com… são empresas de venda direta ao consumidor.

C2C – Consumer-to-Consumer

Na era das redes sociais, as personalizações da venda e do produto ganham força a cada dia. Consumidores agora realizam compra e venda de outros consumidores através de plataformas cada vez mais acessíveis. Exemplo disso, o MercadoLivre.com.br, onde os próprios usuários comercializam para outros usuários.

B2E – Business-to-Employee

Grandes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com