TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comércio eletrônico: um estudo no setor bancário

Resenha: Comércio eletrônico: um estudo no setor bancário. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Resenha  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 4

COMÉRCIO ELETRÔNICO

UM ESTUDO NO SETOR BANCÁRIO

VILA VELHA/ES

AGOSTO 2012

RESENHA - Comércio eletrônico: um estudo no setor bancário

Alberto Luiz Albertin

As empresas de todo o mundo passam por mudanças principalmente na TI. Com o surgimento de novas tecnologias atendem as necessidades do novo ambiente e novas oportunidades empresariais. No ambiente empresarial a globalização interna e externa, confirma as tendências de mercado e comércio eletrônico.

O setor bancário é indicado como o que mais investe na tecnologia da informação ganhando uma dimensão significativa e a cada dia fazem seus planejamentos voltados para o futuro. Conforme o estudo de Albertin, este setor participa ativamente nas operações, sendo também influenciado pelas transformações externas. Então o setor bancário é um dos mais afetados pelo comércio eletrônico.

Segundo Cameron (1997), o comércio eletrônico ocorre entre dois parceiros de negócios ou entre um negócio e seus clientes.

Os fundamentos do CE se baseiam em segurança, criptografia, moedas e pagamentos eletrônicos. Ele ainda envolve pesquisa,desenvolvimento, marketing, propaganda, negociação, vendas e suporte.

Albertin (1997) enfatiza as várias camadas que compõem o próprio ambiente do CE.

Políticas e regras públicas estão relacionadas com os aspectos legais, de regulamentação dos setores e mercados, das normas oficiais etc.

Políticas e padrões técnicos tratam dos aspectos de padronização para a compatibilização dos componentes do ambiente técnico.

Infovia pública é formada tanto pela rede mundial Internet como pelos serviços on-line.

Aplicações e serviços genéricos são oferecidos pelo ambiente, por meio dos seus provedores, serviços on-line e fornecedores, disponíveis a todos.

Aplicações de comércio eletrônico. São aquelas desenvolvidas com base nas camadas anteriores e que atendam as necessidades de uma organização ou grupo delas. tais como home banking, vídeo sob demanda, shopping centers virtuais etc.

A seta de duas direções, determina a influência que cada camada exerce sobre as demais, bem como a influência recebida. Cada camada tende a exigir a adequação e evolução das demais, de acordo com sua própria evolução, necessidades e oportunidades que oferecem ao ambiente externo.

De acordo com Klein, Pigneur e Schmid (1996), algumas hipóteses, denominadas aqui de Contribuições do Comércio Eletrônico para o Sucesso das organizações, que podem ser assim resumidas em três categorias. Comércio negócio a negócio; Alcançando os consumidores e O setor público.

O CE proporciona vantagens de custos, permite diferenciar seus produtos e serviços e possibilita melhor relacionamento com clientes.

A tecnologia precisa ser integrada a uma organização, com os aspectos de gerenciamento de mudanças relacionados com a resistência das pessoas a novos conceitos e idéias. A chave para o sucesso do sistema de CE para clientes certamente é uma grande adoção desses tipos de tecnologias por parte dos clientes. Os tipos de sistemas eletrônicos de pagamento são: dinheiro eletrônico (e-cash); cheque eletrônico (e-check); cartões inteligentes (smart cards); cartões de crédito; e cartões de débito.

A Tecnologia da Informação é considerada fundamental para o setor bancário, tanto em nível operacional como estratégico. De acordo com Baldwin (1991), o sistema bancário está passando, sem dúvida, por uma reestruturação radical. A TI é tida como uma das maiores e mais poderosas influências a serem consideradas no planejamento das instituições financeiras.

Muitos bancos acreditam que, para serem lucrativos, eles precisam reduzir suas despesas operacionais e manter um controle rígido de custo. Essa filosofia é evidente nas muitas fusões e aquisições ocorridas no setor bancário. A tecnologia está permitindo o desenvolvimento de novos produtos e serviços, e mudando a interação entre os bancos e os consumidores. Em particular, as inovações tecnológicas têm possibilitado as seguintes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com