TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comercio Eletronico De Portais

Exames: Comercio Eletronico De Portais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 3

Comércio Eletrônico e Design de

Portais

Prof.: Paulo Henrique

aulaspaulomadeira@gmail.com

http://aulaspaulomadeira.team.cx/

Aula 7 – Projeto iterativo

Tópicos:

- Conceitos / princípios do projeto iterativo

- Ciclo de desenvolvimento

- Prototipagem

É um meio de gerar produtos focados na experiência do usuário ao trabalhar, comunicar e iteragir

O projeto iterativo ao logo dos anos:

- Anos 80:

- Produtos com muitos botões, lógica complicada e difíceis de usar

- Manuais extensos em complicados

- Anos 90: As empresas sentiram a necessidade de formar equipes multidisciplinares para

projeto / design iterativo.

- Estas equipes combinavam profissionais de áreas como midia, projeto gráfico, projeto

industrial, sociólogos e psicólogos.

- Anos 2000:

- Novas tecnologias: RF Tags, telas iterativas grandes...

- Estudos de como os aparelhos podem comunicar-se entre si

Conceitos de projeto iterativo

28/11/2012

2

Um projeto inadequado de um site pode leva-lo a falência:

(Preece): Uma empresa desenvolveu um site de roupas com interface 3D e um extenso

formulário, no qual os usuários chegavam a gastar em torno de 20 minutos (download e

preenchimento). Era comum que, após esta longa espera o pedido não fosse concluído devido a

indisponibilidade da loja, levando este comercio à falência.

Assim, o emprego de uma equipe multidisciplinar permite observar um mesmo problema sobre

diversas perspectivas:

Conceitos de projeto iterativo

O que envolve um projeto iterativo:

- 1. Identificar as necessidades e estabelecer requisitos;

- 2. Desenvolver projetos alternativos que atendam a estes requisitos

- 3. Desenvolver versões iterativas do projeto (protótipos), que possibilitem testar as idéias e

modificações

- 4. Conduzir testes durante este projeto. O usuário pode ser envolvido nesta fase.

Envolver o usuário nas fases de testes auxilia desenvolver um produto de acordo com as

necessidades do usuário

Metas de um projeto iterativo:

Conceitos de projeto iterativo

Metas de usabilidade:

- Efetivo para usar

- Eficiente para usar

- Seguro para usar

- Possuir boa utilidade

- Fácil para aprender

- Fácil para lembrar-se de como usar

Metas de experiência do usuário

- Satisfação do usuário

- Agradável

- Divertido

- Auto explicativo

- Motivadora

- Apela estético

- Suporte a criatividade

- Iterações recompensadoras

- Apelo emocional

28/11/2012

3

Para cada projeto pode haver um peso diferente nestas metas:

- Desenvolvimento de um CAD:

- Fácil para aprender

- Fácil para lembrar-se de como usar

- Seguro para usar

- Suporte a criatividade

- Software de video conferência:

- Fácil para aprender

- Iterações recompensadoras

- Eficiente para usar

- Site de comunidade:

- Fácil para aprender

- Apelo emocional

- Iterações recompensadoras

Conceitos de projeto iterativo

As bases de um projeto iterativos são:

visibilidade, feedback, restrições, mapeamento, consistência, uso intuitivo

- Visibilidade:

- Exibir as informações úteis;

- No momento em que são necessárias;

- Uma forma é organizar em grupos para ocultar/exibir;

- Feedback:

- Devolver uma resposta ao usuário a medida em que ele iterage com uma interface

- Adequar o feedback adequado à tarefa que está sendo realizada

- Restrições:

- Bloquear/liberar opções em função da atividade que está sendo realizada.

- Podem ser:

- Físicas: se relacionam com forma e tamanho de objetos reais, como um disquete

que apenas pode ser inserido em uma única posição

- Lógica: seqüências de ações bloqueiam ou liberam comandos. Exemplo: desligar

um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com