TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como a Computação contribui para o estudo do Cálculo

Por:   •  7/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

Como a Computação contribui para o estudo do Cálculo

RESUMO

Demonstrar através da metodologia de revisão sistemática como a computação nos ajuda na solução de problemas matemáticos, como na engenharia, por exemplo. No desenvolvimento de softwares e de linguagens de programação que auxiliam no estudo de diversas áreas das ciências exatas. São alguns exemplos os Softwares Maplesoft, Scilab e o SolidWorks.

PALAVRA-CHAVE: Cálculo, Computação, Engenharia, Maplesoft, Scilab, Software, SolidWorks.

RESUMO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

Demonstrate through systematic review methodology how computing helps us solve mathematical problems, such as engineering, for example. In the development of software and programming languages ​​that help in the study of several areas of the exact sciences. The Examples are the Maplesoft, Scilab and SolidWorks softwares.

PALAVRA-CHAVE: Calculus, Computation, Engineering, Maplesoft, Scilab, Software, SolidWorks.

3-INTRODUÇÃO

Em meados do século XVIII, demandava-se muito tempo na resolução dos problemas devido à grande complexidade dos mesmos. O avanço da tecnologia trouxe muitas facilidades na realização do estudo das ciências exatas, em especial no aprendizado do cálculo.

Muitas ferramentas surgiram ao longo dos séculos, mas foi a partir da criação do computador que tivemos uma significativa melhora no aprendizado e desempenho nos estudos das exatas. Com isso veio o surgimento de softwares desenvolvidos com a funcionalidade de auxiliar na solução dos cálculos complexos.

Neste artigo utilizaremos como ferramenta de estudo, os softwares: Maplesoft, Scilab e SolidWorks. Esses softwares são muito utilizados no estudo do cálculo para a solução de equações, construção de gráficos, sistemas lineares ou não lineares, etc.

4 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Utilizamos a Revisão Sistemática como metodologia, através do estudo dos artigos: Aplicação de um software de representação gráfica de equações nas disciplinas de cálculo diferencial e integral; Aprendizagem significativa da derivada com o uso do software Maple através da metodologia da resolução de problemas; As Tecnologias da Informação no estudo do Cálculo na perspectiva da Aprendizagem Significativa e Utilização do Maple, MATLAB e SCILAB nos Cursos de Engenharia. Foi possível o desenvolvimento deste estudo.

Procurando demonstrar como a computação junto com as ferramentas abordadas nos artigos utilizados auxiliam no estudo do cálculo. Demonstrando como as ferramentas, desenvolvidas através de linguagens de programação e engenharia de software, são capazes de nos fornecer resultados precisos e seguros.

5 – DISCUSSÃO

Maplesoft: Essa ferramenta permite ao usuário realizar cálculos, mas não apenas digitando números, há a opção de inserir símbolos, fórmulas, expressões e equações. Com isso é possível obter soluções analíticas para muitos problemas matemáticos.

SolidWorks: Esse software possui ferramentas para criação de montagens. O usuário tem como unir componentes selecionando faces, arestas, curvas e vértices. Pode verificar colisões e alinhamentos, criar sólidos e geometrias complexas.

Scilab: É uma linguagem de programação orientada à análise numérica. Ela disponibiliza um ambiente para interpretação com ferramentas numéricas. Essa linguagem inclui várias funções matemáticas.

5.1 –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (57 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com