TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competitividade

Ensaios: Competitividade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  1.662 Palavras (7 Páginas)  •  5.149 Visualizações

Página 1 de 7

1. O que são competitividade estratégica, estratégia, vantagem competitiva, retornos acima da media e processo de administração estratégica?

- Competitividade estratégica: ocorre quando a empresa é capaz de formular uma estratégia de criação de valor e implanta-la com sucesso.

- Estratégia: Um grupo de compromissos e ações definidas, coordenados, afim de explorar competências essenciais e adquirir vantagem competitiva.

- Vantagem competitiva: Ocorre quando é implementada uma estratégia na qual os concorrentes não sejam capazes de copiar ou acreditem que o custo é inviável.

- Retorno acima da média: São retornos que superam as expectativas do investidor comparados a investimentos com o mesmo risco.

- Processo de administração estratégica: É o conjunto de estratégias como compromissos, decisões e ações que são necessárias para que a empresa obtenha vantagem e retorno acima da média.

2. Quais são as características do cenário do século XXI? Que dois fatores são os principais direcionadores desse cenário?

- As características do cenário do século XXI são:As fontes tradicionais de vantagem competitiva não são eficazes como era esperado; a administrativa tradicional dificilmente será capaz de fazer com que as empresas obtenham vantagem competitiva; é necessário que os gerentes adotem uma nova mentalidade que valorize a flexibilidade, inovação, integração e os desafios que surgem que sejam resultado de

mudanças constantes; o cenário competitivo leva ao mundo de negócios perigoso, onde investimentos para competir no mercado são enormes e consequências são graves; desenvolver e implantar estratégias continuam sendo importantes para o sucesso, pois possibilitam que surjam condições adequadas em ambientes adequados, e ajudam a coordenar estratégias desenvolvidas pelas unidades de negócio.

- Os fatores principais que direcionam o cenário são: O surgimento de economia e tecnologia globalizada. [mudanças tecnológicas?]

3. De acordo com o modelo de I/O, o que uma empresa deveria fazer para obter retornos acima da media?

- A interação entre cinco forças: fornecedores, compradores, rivalidade competitiva entre empresas, produtos substitutos e potenciais entrantes na indústria são utilizadas para entender o potencial de lucro, e a estratégia necessária para estabelecer uma posição competitiva defensável, assim a empresa deveria implantar a estratégia determinada pelas características da indústria e pelos ambientes competitivos, normalmente este modelo supões que as empresas podem obter lucros acima da média. [OU É A TABELA DA PAGINA 15?]

4. O que o modelo baseado em recursos sugere que uma empresa deve fazer para obter retornos acima da média?

- O modelo baseado em recursos com retorno acima da média pressupõe que a organização seja um único conjunto de recursos e capacitações, onde a singularidade dos seus recursos e a capacidade são a base para estratégia da empresa e sua capacidade de obter

retornos acima da média.

5. O que são visão e missão? Que valor elas têm para o processo de administração estratégica?

- Visão: É o retrato do que a empresa pretende ser e, do que a empresa pretende realizar, onde uma declaração de visão articula a descrição ideal de uma organização e molda o futuro pretendido. A visão é a base da missão.

- Missão: é responsável por especificar os negócios no qual a empresa pretende competir e os clientes ao qual pretende atender.

- Juntas, a visão e a missão são a base que a empresa necessita para a seleção e implantação das estratégias. Os retornos acima da média são frutos, dos esforços da empresa para atingir sua visão e missão, pois ao ter a visão e missão eficazmente elaboradas a empresa consiste um impacto positivo no desempenho, de acordo com o medido pelo aumento das vendas, lucros, emprego e patrimônio liquido.

6. O que são stakeholders'? Como os três grupos básicos de stakeholders influenciam as organizações?

- Stakeholders esta presente nas empresas e são responsáveis por estabelecer e administrar relações, são pessoas ou grupos que podem afetar e são afetados pelos resultados estratégico obtidos e que tem reivindicações aplicáveis no tocante ao desempenho da empresa.

- Stakeholders do Mercado de Capitais: Os acionistas e investidores esperam que empresa aumente a riqueza que confiaram a ela, os acionistas insatisfeitos podem refletir suas preocupações de várias maneiras, inclusive, vendendo suas ações, a empresa é afetada pela natureza deua relação de dependência com os mesmos.

Stakeholders do Mercado de Produtos: São os clientes, fornecedores, comunidades anfitriãs e sindicatos que são beneficiados quando a empresa se envolve em batalhas competitivas, geralmente ficam satisfeitos quando a margem de lucro de uma empresa reflete pelo menos um equilíbrio entre retornos para o Stakeholders do mercado de capitais.

Stakeholders Organizacionais: São os empregos que esperam que a empresa ofereça um ambiente de trabalho dinâmico, estimulante e gratificante. Os líderes estratégicos são os maiores responsáveis pelo atendimento diário das necessidades dos Stakeholders Organizacionais, pois a função da liderança é utilizar totalmente o potencial humano, criar organizações nas quais as pessoas possam crescer e aprender e ao mesmo tempo atingir um objetivo em comum, alimentar o espirito humano.

7. Como você descreveria o trabalho dos lideres estratégicos?

- Pessoas situadas em vários setores da empresa, que utilizam o processo de administração estratégica para ajuda-la empresa a atingir a sua visão e missão, que independente do cargo que ocupem, os liderem estratégicos são decisivos e estão comprometidos a proteger aqueles ao seu redor e a ajudar a empresa a criar valor para seus clientes. São responsáveis por assegurar que sua empresa utilize o processo de administração estratégica eficaz.

8. Quais são os elementos do processo de administração estratégica?

- Informações estratégicas; Ações estratégicas; Resultados estratégicos.

QUESTÕES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com