TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências e habilidades

Seminário: Competências e habilidades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  Seminário  •  2.893 Palavras (12 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 12

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências

e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir.

 Iniciar, projetar, desenvolver, validar e gerenciar qualquer projeto de software.

 Identificar, analisar, documentar e solucionar problemas e necessidades passíveis de

solução via computação.

 Desenvolver pesquisa científica e tecnológica.

 Saber conciliar teoria e prática.

Produção Acadêmica

Relatórios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas nas Etapas 1 e 4.

 Relatório 01: Solução para o Problema 1.

 Relatório 02: Solução para o Problema 2.

 Relatório 03: Solução para o Problema 3.

 Relatório 04: Solução para o Problema 4.

Apresentação final em Power Point.

Participação

Esta atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte,

pelo grupo. Para tanto, os alunos deverão:

 organizar-se, previamente, em equipes de 4 a 8 participantes;

 entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina e

 observar, no decorrer das etapas, as indicações: Aluno e Equipe.

Padronização

O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as

normas da ABNT1, com o seguinte padrão:

 em papel branco, formato A4;

 com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm;

 fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta;

 espaçamento de 1,5 entre linhas;

 se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com

um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;

 com capa, contendo:

 nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina;

 nome e RA de cada participante;

 título da atividade;

 nome do professor da disciplina;

 cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

1

Consultar o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em:

<http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>. CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 1ª. Série - Construção de Algoritmos

Jeanne Dobgenski

Pág. 3 de 12

DESAFIO

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) promove desde 1996, anualmente, a

Maratona de Programação. Seu surgimento derivou das competições regionais

classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM

International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional brasileira do concurso. A

competição promove nos alunos da área da Computação a criatividade, a capacidade de

trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver

problemas sob pressão.

Tendo em vista que várias universidades do Brasil desenvolvem concursos locais para

escolher os melhores times para participar da Maratona de Programação, dentre os quais os

melhores serão selecionados para participar das Finais Mundiais do evento, considere que

você e sua equipe estão se preparando para se candidatarem ao concurso local de sua

instituição de ensino, para representá-la na etapa nacional dessa competição. Dessa forma,

participarão de um concurso de Construção de Algoritmos que compreenderá a elaboração

de algoritmos que solucionem problemas de baixa, média e alta complexidade no contexto de

seu nível escolar.

Cada atividade desenvolvida no concurso será avaliada pelo professor da disciplina

considerando aspectos como os sugeridos na Tabela 1, que também contém sugestão de

pontuação. Por fim, ao finalizar a solução de todos os problemas (final da etapa 4) as equipes

competidoras apresentarão seus resultados ao professor envolvido com essa ATPS e demais

convidados para definição das três melhores equipes, com premiação a ser definida pelo

professor – possibilidade: 0,5 ponto na média de cada integrante das equipes ganhadoras.

Tabela 1 – Aspectos a serem considerados na avaliação das soluções propostas

Fonte: Desenvolvido pela autora.

Objetivo do Desafio

Analisar e resolver problemas de programação e sistemas computacionais,

apresentando um conjunto de relatórios sobre o estudo efetuado, com o propósito de vencer o

concurso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com