TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Complexo turistico

Por:   •  28/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 3

OBJETIVO GERAL

 Identificação de impactos ambientais e seleção de questões relevantes do complexo turístico na faixa litorânea do Nordeste brasileiro.

METODOLOGIA

As análises bióticas, abióticas e antrópicas serão determinados a partir da análise do mapa onde será elaborado o empreendimento. Para a identificação dos impactos e seleção do scoping será elaborada uma matriz que identificará o grau de complexibilidade dos impactos gerados.

INTRODUÇÃO

O impacto ambiental caracteriza-se como qualquer alteração das características do sistema ambiental, seja esta física, química, biológica, social ou econômica, causada pelas ações do empreendimento, as quais possam afetar direta ou indiretamente o comportamento dos parâmetros que compõem os meios físico, biótico e/ou socioeconômico do sistema ambiental na sua área de influência. Para composição do “Check List” será utilizada a listagem das ações de cada fase do empreendimento, segundo o projeto do complexo turístico. A partir desta sequência de ações, será composto o “Check List”, de modo que para cada ação serão citados e caracterizados os efeitos benéficos ou adversos prognosticados na área de influência do projeto.

Posteriormente, é feita a descrição dos impactos identificados. Esta descrição direcionará a proposição das medidas mitigadoras e dos planos de controle e monitoramento ambiental, no sentido de propor soluções direcionadas a mitigar, controlar e/ou compensar as adversidades geradas ou previsíveis e maximizar os potenciais benefícios gerados com o empreendimento.

A avaliação dos impactos ambientais será feita com base na mensuração de valores atribuídos aos efeitos prognosticados, sendo utilizados neste estudo os atributos: Caráter, Magnitude, Importância, Duração, Ordem, Temporalidade, Escala, Cumulatividade e Sinergia.

DESENVOLVIMENTO

O complexo turístico é uma área de um empreendimento, que tem como objetivo a exploração de atividades imobiliária dos moldes do desenvolvimento sustentável. Na elaboração do tal projeto, o empreendimento devera conter premissas básicas a utilização racional dos recursos ambientais, de forma a aproveitar o potencial natural da área com vista ao lazer, promovendo o desenvolvimento do local levando em consideração questões ambientais como geração de empregos.

O empreendimento encontra-se em uma faixa litorânea situada  no nordeste brasileiro, onde será apresentado uma analise descritiva e interpretativa dos componentes ambientais da área de influência indireta, município afetado e direta, relativa a área de implantação do empreendimento. Esta analise aborda os aspectos físicos, relativos aos componentes climáticos, geológicos, geomorfológicos, pedológicos, e recursos hídricos; Bióticos fauna, flora e biocenose e antrópico, infra estrutura urbana, saúde, educação, comunicação, transporte e economia.

 A proposição das medidas mitigadoras dos impactos ambientais, tem como pressuposto avaliação dos impactos ambientais previsíveis pelo empreendimento sobre o sistema ambiental, ressaltando-se que os prognósticos feitos nessa avaliação decorrem de uma análise crítica das interferências do projeto sobre o meio ambiente e do conhecimento das formas de implantação e operação de projetos similares em áreas litorâneas.

Dentre as medidas mitigatórias podem se ressaltar a geração de empregos proporcionando lucro no meio econômico e a área de lazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com