TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Computação Em Nuvem

Trabalho Escolar: Computação Em Nuvem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  4.667 Palavras (19 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO UNIVERSITÁRIO PLÍNIO LEITE – UNIPLI

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

TECNOLOGIA EM ANÂLISE DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

ESTUDO DIRIGIDO DE CLOUD COMPUTING

TUTOR PRESENCIAL FERNANDO F. DE SIQUEIRA

TUTOR A DISTÂNCIA JOÃO ALEXANDRE BALDOVINOTTI

NITEROI/RJ

2013

Sumário

INTRODUÇÃO 3

DESENVOLVIMENTO 4

1. COMPUTAÇÃO EM GRADE E COMPUTAÇÃO EM NUVEM 5

O que é computação em grade? 5

O que é computação em nuvem? 6

Diferenças entre os conceitos. 6

2. CARACTERÍSTICAS DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM 8

2.1 – Características Essenciais 8

2.2 - Modelos de Serviços 8

2.3 - Modelos de Implantação 13

3. VANTAGENS E DESVANTAGENS 16

3.1 Vantagens do uso da Cloud Computing 16

3.2 Desvantagens da utilização do uso da Cloud Computing 17

4. SEGURANÇA 18

4.1 Gerenciamento da segurança da informação na nuvem 18

5. CUSTOS 19

5.1 Quais os custos para a implantação de Cloud Computing? 19

6. PREVISÃO DE CRESCIMENTO PARA 2013 20

Principais tendências que estão moldando o panorama da nuvem para 2013 20

CONCLUSÃO 23

REFERÊNCIAS 24

INTRODUÇÃO

Com o ritmo de desenvolvimento da sociedade humana moderna, serviços básicos e essenciais de utilidade pública como água, eletricidade e telefone são fundamentais para nossa vida diária são explorados através de um modelo de pagamento baseado no uso. As infra-estruturas existentes no momento nos entregam os serviços em qualquer lugar e a qualquer hora, de forma que possamos simplesmente acender a luz, abrir a torneira ou fazer uma ligação para qualquer lugar. O uso desses serviços é, então, cobrado de acordo com as diferentes políticas para o usuário final. Essa mesma ideia tem sido aplicada na área da informática, e uma mudança consistente neste sentido tem sido feita com a disseminação da computação em nuvem. A cloud Computing também conhecida no Brasil como computação nas nuvens ou computação em nuvem se refere, essencialmente, à ideia de utilizarmos, em qualquer lugar do mundo e a qualquer hora independentemente de plataforma, as mais variadas aplicações por meio da internet com a mesma facilidade de tê-las instaladas em nossos próprios computadores. Seguindo o princípio da computação em grade. Esse princípio é capaz de alcançar uma alta taxa de processamento dividindo as tarefas entre diversas máquinas ligadas entre si, podendo ser em rede local ou rede de longa distância, que formam uma máquina virtual. Com a computação em nuvem, os usuários estarão movendo seus dados e aplicações para a nuvem, podendo acessá-los de forma simples e a qualquer momento. Isso é novamente um caso de utilização de processamento centralizado. Computação em nuvem é, portanto, uma maneira bastante eficiente de maximizar e flexibilizar os recursos computacionais. A computação em nuvem surgiu da necessidade de construir infra-estruturas de TI complexas, onde os usuários não têm que realizar instalação, configuração e atualização de softwares.

Computação em nuvem é um modelo útil de permitir acesso para o compartilhamento de recursos de computação possível de configuração como redes, servidores, armazenamento, aplicações e serviços. Estes recursos podem ser configurados de forma rápida e lançados com o mínimo de esforço de gestão ou interação com o provedor de serviços.

Com a utilização da computação em nuvem será possível compartilhar o arquivo podendo este ser utilizado por várias pessoas e acessado de qualquer dispositivo com acesso a Internet. Algumas nuvens disponibilizam grande capacidade para armazenamento dos dados, não sendo necessários gastos excessivos com equipamentos de hardware, pois o armazenamento não é feito na máquina na qual o arquivo será acessado, com isso também não há necessidade de instalação de aplicativos pelo fato de que todos eles estarão disponíveis em servidores na Web.

Com a ilustração abaixo, podemos ter uma visão geral de uma nuvem computacional.

Figura 1 - Visão geral de uma nuvem computacional

DESENVOLVIMENTO

O termo “Cloud Computing” está cada vez mais difundido. Trata-se de uma tecnologia que permite utilizar os mais variados tipos de aplicações, via internet, sem precisar instalá-las em seu computador. Mas, foi no final da década passada que essa expressão começou a tomar forma, e desde então, a cada ano vem ganhando mais força.

Apesar de ser considerado novo, este conceito já foi utilizado na criação da primeira empresa de e-mail grátis do mundo, a Hotmail, em 1996. A disponibilização de um aplicativo gratuito de webmail é um típico exemplo desta tecnologia, pois a aplicação é acessada somente via internet e os usuários nem sabem onde estão armazenados seus dados, que nesse caso, são suas mensagens eletrônicas.

O número de pessoas que utilizam a internet vem crescendo muito a cada ano e isso se deve a diversos fatores, como, por exemplo, à redução do custo de hardware e do acesso à internet, e aos projetos de inclusão digital. Outro ponto importante é a melhora na velocidade de transmissão de dados ocasionada pelo constante avanço da tecnologia da informação e das telecomunicações, gerando, assim, um número cada vez menor de interrupções de disponibilidade. Esses fatores, em conjunto, conspiram a favor do crescimento e disseminação da Cloud Computing.

Para o usuário ou cliente não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com