TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Computação Na Nuvem

Artigos Científicos: Computação Na Nuvem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  3.925 Palavras (16 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 16

Planejando e

Criando um

Cluster de Servidor

Por: Herivelton Francischetti Pires

Clusters de servidores

Um cluster de servidor é um grupo de sistemas informáticos independentes, designados por nós, que executam o Microsoft® Windows Server™ 2003, Enterprise Edition ou Microsoft® Windows Server™ 2003, Datacenter Edition e funcionam em conjunto como um único sistema para garantir que as aplicações e os recursos críticos permanecem disponíveis para os clientes. Os nós de um cluster permanecem em constante comunicação através da troca de mensagens periódicas, denominadas heartbeats. Se um ou mais nós ficarem indisponíveis devido a uma falha ou a manutenção, outro nó começa imediatamente a prestar serviço (este processo é conhecido como activação pós-falha).

Os clusters de servidor podem combinar, no máximo, oito nós. Além disso, um cluster não pode ser constituído por nós que executem o Windows Server 2003, Enterprise Edition e o Windows Server 2003, Datacenter Edition, dado que os diferentes sistemas operativos poderão estar a executar versões incompatíveis do Serviço de cluster. Nos clusters de servidor com mais de dois nós, todos os nós têm de executar o Windows Server 2003, Enterprise Edition ou o Windows Server 2003, Datacenter Edition, mas não ambos. No entanto, um cluster de servidor pode funcionar com alguns nós a executar o sistema operativo Microsoft® Windows® 2000 e com outros a executar o Windows Server 2003, Enterprise Edition ou o Windows Server 2003, Datacenter Edition.

Os clusters de servidor podem ser definidos com uma de três configuração de modelo de cluster diferentes:

• Os clusters de servidor de nó único podem ser configurados com ou sem dispositivos externos de armazenamento de cluster. Para clusters de nó único sem um dispositivo externo de armazenamento de cluster, o disco local é configurado como dispositivo de armazenamento de cluster.

• Os clusters de servidor de dispositivo de quórum único têm um ou mais nós e são configurados de forma a que cada nó seja ligado a um ou mais dispositivos de armazenamento de cluster. Os dados de configuração de cluster são armazenados num dispositivo de armazenamento de cluster único.

• Os clusters de servidor de conjunto de nós principais têm dois ou mais nós, mas estes podem ou não estar ligados a um ou mais dispositivos de armazenamento de cluster. Os dados de configuração do cluster são armazenados em vários discos no cluster e o serviço de cluster certifica-se de que os dados são consistentes nos diferentes discos.

Recomenda-se que tenha consciência das vantagens e limitações dos diferentes modelos de cluster antes de configurar o cluster de servidor. Por exemplo, um cluster de conjunto de nós principais pode tolerar menos falhas de nós ao mesmo tempo do que um cluster de dispositivo de quórum único equivalente.

Pode utilizar um dispositivo SCSI ou Fibre Channel partilhado para armazenamento de cluster em clusters de servidor com o Windows Server 2003, Enterprise Edition ou com o Windows Server 2003, Datacenter Edition. Recomenda-se que utilize um dispositivo Fibre Channel para armazenamento de cluster em servidores de cluster com mais de dois nós. Em todos os clusters de servidor com edições de 64 bits do Windows Server 2003, Enterprise Edition ou do Windows Server 2003, Datacenter Edition, só é possível utilizar hardware Fibre Channel no barramento de armazenamento partilhado.

Os clusters de servidor permitem a utilizadores e administradores aceder a gerir os nós como um sistema individual, ao invés de computadores distintos.

Lista de verificação: Planejando e criando um cluster de servidor

Cuidado

Se você estiver usando um dispositivo de armazenamento compartilhado, ao ligar e iniciar o sistema operacional é fundamental que somente um nó tenha acesso ao disco do cluster. Do contrário, os discos de cluster poderão ser corrompidos. Para impedir a danificação dos discos de cluster, deixe apenas um nó do cluster operacional ou use outras técnicas (por exemplo, mascaramento de nº da unidade lógica, apresentação seletiva ou zoneamento) de proteção dos discos de cluster. Faça isso antes de criar o cluster. Depois que o serviço <b>Cluster</b> estiver sendo executado adequadamente em um nó, os outros nós poderão ser adicionados e configurados de forma simultânea.

Siga estas etapas para planejar e criar um cluster de servidor. Você pode usar o tutorial para a instalação do cluster no site da Microsoft para ajudá-lo a criar um cluster de servidor. Se você estiver atualizando o cluster de servidor, leia a documentação de atualização do cluster.

 Analise os conceitos básicos de cluster. Você precisará ter noções básicas sobre nós, failover e failback, grupos e recursos antes de planejar o cluster de servidor.

Nós

Um nó de cluster de servidor é um sistema que possui uma instalação de Windows Server 2003, Enterprise Edition ou Windows Server 2003, Datacenter Edition e o serviço Cluster. Por definição, um nó é sempre membro de um cluster de servidor. Para obter mais informações sobre o serviço de cluster, consulte Serviço Cluster.

Os nós têm as seguintes características:

• Cada nó é conectado a um ou mais dispositivos de armazenamento de cluster. Cada dispositivo de armazenamento de cluster é conectado a um ou mais discos. Os discos armazenam todos os dados de configuração e recursos do cluster. Cada disco só pode pertencer a um nó em qualquer período de tempo, mas a propriedade pode ser transferida entre os nós. Assim, cada nó ganha acesso a todos os dados de configuração do cluster.

• Cada nó se comunica com os outros no cluster por meio de uma ou mais redes fisicamente independentes, conhecidas como interconexões. Os adaptadores de rede, também chamados de interfaces de rede, conectam os nós às redes.

• Cada nó do cluster pode detectar a inclusão ou saída de outro sistema no cluster.

• Cada nó do cluster pode detectar os recursos executados localmente e os recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com