TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Um Direito De Todos

Trabalho Escolar: Comunicação Um Direito De Todos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  1.684 Palavras (7 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 7

Comunicação um direito de todos

O direito à liberdade de expressão garante a qualquer indivíduo a possibilidade de se manifestar, de buscar e receber informações e idéias de todos os tipos.

Existem alguns direitos inalienáveis a qualquer ser humano. São os elementos da vida social indispensáveis a uma existência plena enquanto indivíduo e cidadão. O papel do Estado é justamente coibir esses abusos, e garantir à população o direito à voz, o direito a não apenas receber informações, mas a produzi-las. O direito inalienável a se comunicar.

Mas o direito à comunicação não se realiza apenas nos espaços da mídia tradicional. Garantir o acesso direto de todos os cidadãos às Tecnologias de Comunicação e Informação,como a Internet, é outra condição para a efetivação do direito à comunicação. Sem acesso à tecnologia e à educação para sua utilização, aumenta o abismo entre os que têm e os que não têm.

No entanto ha uma distância entre a realidade das pessoas, especialmente as mais pobres, e seus direitos básicos, como educação e saúde pública, gratuita e de qualidade, saneamento, segurança, trabalho, moradia, transporte, entre tantos outros. Esse abismo social tem como base a falta do simples conhecimento de que todo ser humano só tem vida digna com o pleno acesso e exercício desses direitos fundamentais.

Entretanto, há um direito que o cidadão desconhece e que é fundamental para a exigência e o exercício dos demais direitos: o direito humano à comunicação. Entende-se como comunicação o direito de não apenas receber informações, tornando-se um receptor passivo, mas principalmente refletir sobre elas e fundamentalmente reagir, produzir, emitir, falar.

Diante dos meios de comunicação de massa, como rádios, TVs e jornais, nós nos comunicamos, isto é, respondemos às suas mensagens, mas nem sempre de forma dialógica e nem reflexiva. Respondemos sem perceber, por exemplo, quando consumimos avidamente produtos e serviços. Além disso, engolimos várias ideias que vão formar “nossa opinião”. As mensagens midiáticas são ingeridas como verdades e elas determinam nossa atuação ou omissão social.

É fundamental que o cidadão compreenda que ele tem o direito à comunicação e que o exercício desse direito é vital para vida plena em sociedade. Comunicar não significa receber passivamente informações, especialmente as midiáticas, mas o direito de refletir e desconfiar delas e, principalmente, de produzir, falar e ser visto. Talvez a democratização dos meios de comunicação no Brasil comece pela compreensão de que todo cidadão tem e deve exercer o livre direito à comunicação, o que vai tirá-lo da invisibilidade e não aceitar a invenção de uma realidade que não é sua.

O direito à comunicação é um dos pilares centrais de uma sociedade democrática, é mais do que direito à informação e liberdade de expressão: é o direito de produzir e veicular informação, de possuir condições técnicas e materiais para dizer e ser ouvido.

Talvez a democratização dos meios de comunicação no Brasil comece pela compreensão de que todo cidadão tem e deve exercer o livre direito à comunicação, o que vai tirá-lo da invisibilidade e não aceitar a invenção de uma realidade que não é sua.

O momento atual tem sido chamado de era das comunicações, já que o avanço tecnológico e o crescimento do acesso aos veículos de comunicação trouxeram inúmeras implicações para o ser social.

Sabemos que ao longo da história, o homem desenvolveu formas para comunicar: sinais, desenhos, cartas, criação de “objetos”, etc. mesmo sendo há muitos anos atrás, esta evolução foi progressiva, sendo então paralela á evolução do Homem.

Hoje em dia, com o desenvolvimento e conhecimento tecnológico, os meios de comunicação foram-se tornando mais eficazes. O telégrafo revolucionou a forma de comunicar à distância, sendo considerado um dos primeiros sistemas modernos de comunicação. É observado aqui então uma das revoluções dos meios de comunicação.

Posteriormente, outros meios de comunicação foram inventados, com destaque para o telefone, rádio, televisão, telemóvel e internet. Todos eles são bastante utilizados em várias partes do mundo, proporcionando o diálogo e a troca de informações entre pessoas de diferentes pontos do mundo.

A internet, por exemplo, foi uma revolução a nível da comunicação actual, visto que permite que as informações sejam obtidas com extrema rapidez e facilidade. Algumas redes sociais possibilitam a comunicação instantânea entre pessoas localizadas em diferentes lugares. Outro avanço é a realização de cursos à distância, que podem ser realizados através de aulas acompanhadas pelo computador.

Portanto, podemos admitir que os meios de comunicação sempre estiveram presentes na vida do homem quer em tempos idos, quer atualmente, sendo estes essenciais para a difusão das informações (jornais, revistas, televisão, rádio, etc.) e para as atividades económicas.

Ao mesmo tempo em que a vida cotidiana está plena de informação, seu acesso ainda é fragmentado, e da mesma forma que a internet e as redes sociais propiciam diversas formas de relação com o conhecimento e de interação entre as pessoas, a qualidade de tais interações e as formas de uso tem sido cada vez mais discutidos. Nesse sentido, refletir sobre a relação das pessoas com as mídias e suas formas de comunicação e educação ganha destaque no que tem sido chamado “mídia-educação”.

Os meios de comunicação e a sua própria evolução são importantes, pois levam-nos a reflectir sobre a nossa própria evolução. É certo que se fizermos uma análise consciente da forma como os meios de comunicação têm vindo a evolui de dia para dia, podemos admitir que isso só acontece porque o ser humano também tem vindo a evoluir graças aos estudos e pesquisas que elabora, o que garante também um avanço na área da tecnologia que por sua vez irá criar condições para a melhoria e avanço das necessidades e do bem estar do Ser Humano.

É por meio da informação que o ser humano constrói toda a sua personalidade. Dessa forma, informação e formação estão estritamente relacionadas. À medida que o saber determina o entendimento e as opções da consciência, distingue os seres inteligentes de todas as demais espécies que exerci

tam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com