TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Via Bluetooth

Casos: Comunicação Via Bluetooth. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2015  •  1.730 Palavras (7 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Federal do ABC

Projeto de Engenharia

Utilização do sistema Bluetooth para proporcionar maior independência a indivíduos com mobilidade reduzida

Eric Anjos, Natalia N. Delmondi, Soraya Hauache

Profª Cláudia Celeste Celestino

Introdução à Engenharia

Santo André

2014

Sumário

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como finalidade o desenvolvimento de um sistema de comunicação via Bluetooth para que pessoas com mobilidade reduzida possam realizar tarefas simples, como abrir portas e janelas, e acionar dispositivos/botões de difícil acesso, a fim de proporcionar a tais indivíduos maior independência.

A execução deste projeto se dá a partir da instalação e configuração de um aplicativo de controle em um dispositivo móvel (celular/tablet), que terá a função de um controle remoto, e a sua comunicação com um protótipo que apresenta motores e rodas, além de um módulo de Bluetooth para recebimento de sinal do controle no local desejado. Todos os itens citados são configurados via Arduino. A função deste protótipo é verificar se a comunicação via Bluetooth é eficiente, e se tal tecnologia pode ser aplicada para a abertura de portas e janelas.

A partir da execução do protótipo, pôde-se constatar que o projeto apresentado é viável, pois foi possível estabelecer o controle e comando das funções desejadas do protótipo a partir do dispositivo móvel, utilizando a comunicação via Bluetooth entre ambos.

Introdução

Atualmente, vê-se uma preocupação cada vez maior em proporcionar a portadores de deficiências condições para que estes tenham uma vida cada vez mais independente e semelhante às pessoas que não possuem nenhum tipo de necessidade especial. Porém, as limitações apresentadas a estes indivíduos ainda são grandes.

Simples tarefas diárias, como abrir uma porta ou uma janela, ou então acionar algum botão de algum equipamento localizado em um local de acesso mais difícil, podem parecer tarefas simples, mas para indivíduos com mobilidade reduzida, tais tarefas podem não ser tão simples como aparentam.

Nos dias de hoje, diversos equipamentos e tecnologias têm facilitado a vida da população como um todo. Porém tais equipamentos também podem ser utilizados para proporcionar à portadores de deficiência uma maior independência.

A grande maioria dos equipamentos eletrônicos portáteis (smartphones, tablets, etc), aos quais grande parte da população possui acesso atualmente, possuem a tecnologia Bluetooth. Através desta, é possível o envio e recebimento de dados. Este projeto tem então como objetivo utilizar esta tecnologia para que as tarefas simples para pessoas comuns, como abrir portas e janelas, e acionar botões de difícil alcance, possam ser também tarefas corriqueiras para pessoas com mobilidade reduzida.

O presente projeto tem como objetivo desenvolver um sistema de comunicação via Bluetooth para abertura/fechamento de portas e janelas, e acionamento de botões localizados em qualquer lugar, a fim de que tais tarefas possam ser realizadas por pessoas de mobilidade reduzida. Dessa forma, será desenvolvido um protótipo, onde o objetivo principal é verificar a eficiência da comunicação via Bluetooth, e se o protótipo atende aos comandos desejados, a fim de verificar se esta tecnologia é eficaz para a finalidade desejada.

Descrição teórica

O desenvolvimento deste projeto é composto pelas seguintes etapas:

1- Instalação do aplicativo no dispositivo móvel

Um aplicativo é um software que pode ser utilizado em um dispositivo móvel, como celulares, tablets e smartphones, e que tem como função auxiliar o usuário a desempenhar uma tarefa específica.

Para a execução deste projeto, optou-se pela utilização de um aplicativo já existente. A partir de pesquisas via internet, chegou-se à conclusão de que um aplicativo adequado para a aplicação desejada neste projeto é o aplicativo denominado " Bluetooth RC Car". Este aplicativo é considerado livre, ou seja, qualquer usuário pode adquiri-lo sem nenhum custo. Originalmente, tal aplicativo é utilizado como controle para carrinhos de controle remoto. Porém sua configuração permite que o mesmo seja utilizado para o propósito aqui apresentado.

Figura 1 - Layout do aplicativo " Bluetooth RC Car"

2 - Instalação de motores e rodas

Para que as estruturas em questão (portas/janelas) possam se movimentar da forma desejada, é necessário que sejam instalados nas mesmas rodas, para que as estruturas possam se deslocar, e motores, que irão fornecer o torque necessário para a movimentação dos mesmos. O tamanho destes e resistência/potência dos mesmos dependerá do tamanho e do material com os quais as estruturas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com