TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de RAID

Artigo: Conceito de RAID. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  Artigo  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 4

1 CONCEITO DE RAID

Redundant Array of Independent Disks, também denominado Redundant Array of Inexpensive Disks, mais conhecido como simplesmente RAID ou ainda em português: Conjunto Redundante de Discos Independentes ou também Conjunto Redundante de Discos Econômicos ou ainda Arranjo Redundante de Discos Independentes, é um meio de se criar um subsistema de armazenamento composto por vários discos individuais, com a finalidade de ganhar segurança e desempenho.

Popularmente, RAID seriam dois ou mais discos (por exemplo, HD ou disco rígido e até SSD) trabalhando simultaneamente para um mesmo fim, por exemplo, citando o exemplo de RAID-1 logo abaixo, serviria como um espelhamento simples, rápido e confiável entre dois discos, para se fazer uma cópia idêntica de um disco em outro. O RAID oferece segurança e confiabilidade por meio da adição de redundância. Se um disco falhar, o outro continua funcionando normalmente e o usuário nem percebe diferença. O administrador é avisado pelo sistema e substitui o disco que falhou. Apesar disso, o RAID não protege contra falhas de energia ou erros de operação ou contra a falha simultânea dos dois discos. Falhas de energia, código errado de núcleo ou erros operacionais podem danificar os dados de forma irrecuperável. Por este motivo, mesmo usando-se o RAID não se dispensa a tradicional cópia de backup. O sistema RAID consiste em um conjunto de dois ou mais discos rígidos com dois objetivos básicos:

Tornar o sistema de disco mais rápido (isto é, acelerar o carregamento de dados do disco), através de uma técnica chamada divisão de dados (data striping ou RAID 0); Tornar o sistema de disco mais seguro, através de uma técnica chamada espelhamento (mirroring ou RAID 1). Essas duas técnicas podem ser usadas isoladamente ou em conjunto.

2 RAID 6 É um padrão relativamente novo, suportado por apenas algumas controladoras. É semelhante ao RAID 5, porém usa o dobro de bits de paridade, garantindo a integridade dos dados caso até 2 dos HDs falhem ao mesmo tempo. Ao usar 8 HDs de 20 GB cada um, em RAID 6, teremos 120 GB de dados e 40 GB de paridade.

O sistema RAID 6 é uma evolução do sistema RAID 5. A principal diferença é que ao invés de utilizar apenas um disco para redundância, são utilizados 2 discos. Ou seja, neste sistema mesmo que 2 discos se estraguem fisicamente ao mesmo tempo, o sistema ainda irá

3

continuar funcionando. Porém o espaço disponível será o total de discos menos 2. Ou seja, se você montar um RAID 6 com 7 discos, o espaço que você terá disponível será o total equivalente a 5 discos.

Este sistema é utilizado em situações de segurança extrema. O sistema RAID 5 permite que apenas um disco se estrague. Se dois discos se estragarem ao mesmo tempo ou um segundo disco se estragar antes de terminar o processo de Rebuild do primeiro, o sistema irá parar. O sistema RAID 6 permite a mesma performance do Sistema RAID 5, porém com maior segurança.

2.1 Problemas Apresentados Embora um sistema RAID 6 seja um dos mais seguros, o mesmo não está isento de falhas.

2.2 Problemas de Configuração Perda dos dados do Array;

Exclusão ou Alteração nas configurações da controladora RAID;

Exclusão ou alteração dos volumes do Array;

Perda da ordem sequencial dos discos.

2.3 Problemas Lógicos Exclusão ou corrupção de dados em partições;

Formatação de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com