TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de empresas

Tese: Conceito de empresas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Tese  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 1

Passo 1

Existem três tipos básicos que são necessários para ser um gestor de sucesso. Mas para isso ele precisa ter algumas habilidades como: Técnica, Humana e Conceitual. Todo administrador precisa das três (em proporções diferentes, dependendo do nível hierárquico).

• Habilidade Técnica: que é a capacidade de usar procedimentos, técnicas e conhecimentos de um campo de especialização.

• Habilidade Humana: é a capacidade de trabalhar com outras pessoas, de saber se relacionar com todo o tipo de pessoas, de entendê-las e motivá-las.

• Habilidade Conceitual: é a capacidade de coordenar e integrar todos os interesses e atividade de uma organização. Implica ver a organização como um todo, compreendendo como suas partes depende umas das outras e prevendo como uma mudança em qualquer das partes afetara o todo (visão sistêmica).

2. Conceito de empresas

As empresas constituem um tipo de organização focada no lucro. Não existem duas empresas semelhantes, pois as empresas têm uma diversidade enorme. Cada empresa tem a sua estrutura e seu tamanho organizacional. Há vários tipos de empresas, nas quais cada uma com um ramo diferente de atividades, e cada uma tem uma diferente tecnologia para produzir os seus bens e serviços, elas operam em diversos ambientes, e com isso sofrem variadas coações e contingências que se modificam no tempo e espaço. Portanto cada empresa tem seus encantos, peculiaridades e características próprias. Cada uma com suas competências, culturas, etc.

Conceito de gestor

O papel do gestor é multivariado, depende da sua área de trabalho. Se ele é um supervisor situado em linha operacional, ele tem que estar mais focado na parte de rotinas, normas e procedimentos responsáveis por regular a atividade de seus subordinados. Agora se ele for gerente em um nível intermediário precisa estar mais voltado para a parte de elaboração de planos táticos, organização de diversas atividades, direção de diversos órgãos, departamentos ou unidades organizacionais. Se ele for um diretor institucional da empresa então precisa estar voltado para as demandas do ambiente externo.

O administrador precisa estar preparado. Ele deve ser educado e formado com um homo sapiens que saiba pensar e desenvolver conceitos e estratégias empresariais. Sem nenhuma duvida ele deve saber fazer um orçamentos das despesas ou previsão de vendas, como se faz um organograma, fluxograma, como ver um balanço contábil, etc. O administrador tem algumas competências básicas como:

• Conhecimento

• Habilidades

• Julgamento

• Atitude

Essas competências são duráveis e se estendem com o decorrer do tempo, mas elas se fundamentam em habilidades.

Conceito do empresário

Empresário é o sujeito que exercita a atividade empresarial. É um servidor da organização de categoria mais elevada, à qual imprime o selo de sua liderança, assegurando a eficiência e o sucesso do funcionamento dos fatores organizados.

Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens e serviços.

3. Empresas como sistemas abertos

O conceito de sistema aberto surgiu na biologia a partir do estudo dos seres vivos, hoje a teoria dos sistemas se aplica a todos os tipos de sistemas vivos, desde o vírus até as sociedades.

Sistema aberto é de elevada permeabilidade, ou seja, tem muitas entradas e saídas que permitem intensas transações com o ambiente externo. O sistema aberto tem muitas entradas e saídas, porem não são conhecidas devido a seu intercambio com o meio ambiente. Alguns exemplos são: o sistemas vivos ou orgânicos, complexos e de difícil caracterização, organizações, empresas, economia global, etc.

4. Missão, Visão e Valores

Missão Organizacional: Significa a razão de ser do próprio negocio, ou porque ele foi criado e para que ele existe. A missão da empresa define os produtos/serviços, os mercados e a tecnologia, refletindo os seus valores e as prioridades do negocio.

Portanto, a missão da empresa esta focada para a definição do negocio e do cliente a definir exatamente o que fazer como fazer, e para quem fazer.

Valores: São crenças e atitudes básicas que ajudam a definir o comportamento individual.

Os valores podem assumir diferentes interpretações sobre se um comportamento é ou não ético. Os códigos de conduta costumam identificar os comportamentos esperados em termos de cidadania, boas relações com os clientes, atendimento estrito a legislação, prevenção de atos ilegais e clareza absoluta nos negócios.

Visão Organizacional: Enquanto a missão trata da filosofia básica da organização, a visão serve para mostrar o futuro na qual a empresa deseja alcançar. A visão é a imagem definida da qual a organização pretende ser no futuro. Muitas empresas fazem uma visão do futuro que elas desejam ser com um tempo de cinco anos.

Quanto mais o administrador ou empreendedor divulga a visão de futuro de seu negócio, mais seus parceiros e colaboradores entenderão o que fazer para conseguir chegar até lá e ajudar a empresa a conseguir alcançar o sucesso.

Etapa 2

Passo 3

1. Pontos Fortes: É uma empresa que tem uma equipe grande funcionários, a empresa tem preços nos seus produtos e serviços.

Pontos Fracos: A empresa trabalha com linha internacional, e não tem seus próprios produtos. A empresa não está trabalhando com um bom atendimento.

Oportunidades: Por ser uma empresa de Beleza e Cosméticos, pode ter a oportunidade de crescer como muitas outras. Ter os seus produtos com sua própria marca seria um diferencial e que ajudaria muito a empresa.

Ameaças: Abertura de uma nova Clinica de Estética nas proximidades da empresa, perca de clientes cada vez mais constantes.

2. O público alvo é as mulheres, pois são as que mais freqüentam os salões de beleza, com a classe social média e alta, e com uma faixa etária dos 17 aos 65 anos.

3. Organograma

4. A tecnologia hoje dentro das empresas é fundamental para se executar operações e realizar tarefas. Toda empresa depende de algum tipo de tecnologia para funcionar ou alcançar objetivos.

A tecnologia é uma variável ao mesmo tempo ambiental e empresarial- externa e interna. Ela é um componente do meio ambiente na medida em que as empresas adquirem, incorporam e absorvem em seus sistemas as tecnologias criadas e desenvolvidas pelas outras empresas do seu ambiente de tarefa.

Sob um ponto de vista, tecnologia são os conjuntos ordenados de conhecimentos empregados na produção de bens e serviços.

Muitas empresas hoje optam por redes sociais para divulgarem seus produtos e serviços. O facebook, por exemplo, é uma rede social na qual a empresa pode colocar fotos, falar sobre promoções, sobre seus serviços, qual a forma que eles trabalham etc. O site também é uma opção para aqueles que desejam divulgar melhor a empresa, também é muito bom para aqueles que desejam comprar através da internet, pois isso facilita muito para o cliente, e a empresa lucra bastante com isso.

...

Baixar como  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »