TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito e evitar a ferrugem (corrosão)

Pesquisas Acadêmicas: Conceito e evitar a ferrugem (corrosão). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.035 Palavras (17 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 17

Osciloscópios analógiEm virtude de algumas perguntas sobre ferrugem ( oxidação) segue abaixo umas dicas importantes:

Apesar de muitos motociclistas ainda acharem que a lavagem não é importante, volto a frisar que lavagem é conservação, um dos itens primordiais que ela previne é a ferrugem.

A Ferrugem ou Oxidação é o processo onde o material volta para o seu estado natural, o ferro perde as qualidades geradas em sua industrialização retornando ao seu estado de ferro puro.

Como começa esse processo:

Com o acumulo de sedimentos e micro-sedimentos nos materiais, esses sedimentos servem como pontos de retenção da umidade, e ela é responsavel pelo inicio do processo de oxidação.

Onde e quando ele ocorre com maior frequencia:

Nas grandes cidades por causa da poluição, nas regiões onde a umidade do ar é muito alta, e no litoral por causa do ar umido salgado (maresia).

Nossos amigos caninos: Os cães são os melhores amigos do homen, mas são inimigos dos aros das motos, os mesmos urinam neles, e sua urina contem acidos que tambem ajudam a promover a oxidação. Não é necessario privar-se desse parceiro leal, para evitar isso basta encher umas garrafas pets com agua (para dar peso) e coloca-las junto as rodas das motos, o cachorro ira então urinar nelas, deixando as rodas em segurança.

Como evitar a Ferrugem (Oxidação):

Para evitar o inicio do processo de oxidação deve-se lavar a moto a fim de retirar os sedimentos e micro-sedimentos depositados. Alguns amigos do forum citaram que a lavagem é que forma a umidade, é um erro pensar assim porque se lavamos a moto e a secamos bem (eu uso compressor para isso) por causa de retirarmos os sedimentos e micro-sedimentos não existira mais pontos onde a umidade pode ficar retida, e assim não existe o processo de inicio da oxidação.

Bem acredito que essas informações acima podem ajudar bastante o entendimento sobre o assunto.

asmotos, o processo de oxidação, além do que vc postou acima, só poderá existir se houver oxigênio. Não é mais fácil após a lavagem e secagem da moto, passar um pouco de óleo de peroba nos cromados. Por ser fino é fácil de ser retirado em uma lavagem. Toda a poeira que irá se acumular na peças ficará retida na sua superfície protegida sem contato com a peça em si. Eu acho que funciona, pelo menos um pouco, em 38 anos de motociclismo nunca tive uma peça de qualquer motocicleta de minha propriedade enferrujada ou ao menos levemente oxidada. Um grande abraço a todos os irmãos.

Uma maçã recentemente cortada fica marrom, um para-lama de bicicleta torna-se enferrujado com o passar do tempo. O que todos esses eventos têm em comum? Eles são exemplos de um processo chamado oxidação. A oxidação é definida como a interação entre as moléculas de oxigênio e todas as substâncias diferentes que podem entrar em contato com o metal a partir de um tecido vivo. Tecnicamente, no entanto, com a descoberta de elétrons, a oxidação veio a ser mais precisamente definida como a perda de pelo menos um elétron quando duas ou mais substâncias interagem. Essas substâncias podem ou não incluir o oxigênio. Incidentalmente, o oposto de oxidação é a redução - a adição de pelo menos um elétron quando substâncias entram em contato uns com os outros. Às vezes, a oxidação não é uma coisa tal mau, como na formação de um alumínio anodizado considerado super durável. Outras vezes, ela pode ser destrutiva, como a ferrugem de um automóvel ou a deterioração de frutas frescas.

Nós, muitas vezes, usamos as palavras oxidação e ferrugem como sinônimos, mas nem todos os materiais que interagem com moléculas de oxigênio, na verdade desintegram-se em ferrugem. No caso do ferro, o oxigênio cria um processo de queima lento, o que resulta em uma substância quebradiça de tonalidade castanha que chamamos de ferrugem. Quando ocorre a oxidação do cobre, por outro lado, o resultado é um revestimento esverdeado chamado óxido de cobre . O metal em si não é enfraquecido pela oxidação, mas a superfície desenvolve uma patina após anos de exposição ao ar e à água.

Quando se trata de oxigênio, o processo de oxidação depende da quantidade de oxigênio presente no ar e da natureza do material que toca. A oxidação de verdade acontece em um nível molecular - a gente só vê os efeitos de grande escala como o oxigênio que faz com que os radicais livres na superfície se rompam. No caso de frutas frescas, a pele geralmente fornece uma barreira contra a oxidação. É por isso que a maioria das frutas e verduras chega em boas condições na mercearia. Uma vez que a pele tenha sido machucada, no entanto, as células individuais entram em contato direto com o ar e as moléculas de oxigênio quando iniciam o processo de queima. O resultado é uma forma de ferrugem diferente, que também recebe cor acastanhada ou manchas.

A oxidação pode ser um problema para os proprietários de automóveis, uma vez que as camadas mais externas de tintas são constantemente exposta ao ar e à água. Se o acabamento exterior do carro não é protegido por um revestimento de cera de poliuretano, as moléculas de oxigênio no ar irão eventualmente começar a interagir com a tinta. À medida que o oxigênio queima os radicais livres contidos na tinta, o acabamento torna-se mais opaco e brilhoso. Os esforços de recuperação podem incluir a remoção de várias camadas de tintas afetadas, reaplicando uma nova camada de protetor. É por isso que é recomendado pelo menos uma camada de cera ou protetor, a cada vez que o carro é lavado.

O segredo de impedir a oxidação causada pelo oxigênio é o de proporcionar uma camada de proteção entre o material exposto e do ar. Isto pode significar uma cera ou um revestimento de poliuretano de um carro ou uma camada de tinta em objetos de metal ou uma pulverização rápida de um antioxidante, tal como sumo de limão, em frutos expostos.

A oxidação destrutiva não pode ocorrer se o oxigênio não pode penetrar uma superfície para alcançar os radicais livres que deseja. É por isso que o aço inoxidável não enferruja e o aço comum, sim. O aço inoxidável tem um revestimento fino de outro metal que não contém radicais livres. O aço regular pode ser pintado para proteção contra oxidação, mas o oxigênio pode ainda explorar qualquer abertura, não importando quão pequena seja. É por isso que você pode encontrar uma bicicleta de metal pintado, mas ainda danificado pela ferrugem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com