TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos De DNS

Pesquisas Acadêmicas: Conceitos De DNS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  1.740 Palavras (7 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 7

DNS

Conceito do DNS

Qualquer computador conectado à Internet deve possuir um endereço de IP, para facilitar o trabalho com endereços numéricos o sistema DNS associa nomes em linguagem relacionados aos endereço, que são os nomes de domínio. A correlação entre endereços de IP e nome de domínio associado chama-se de resolução de nomes de domínio. Antigamente, como as redes eram pequenas os administradores criavam tabelas de conversão manual, essas tabelas eram ficheiros manuais chamados hosts, eles associavam o endereço de IP e o nome literal, chamado nome de hóspede.

Os servidores de nome de domínio estabelecem uma correspondência entre o nome de domínio e o endereço de IP dos computadores da rede. Cada domínio possui dois servidores, um de domínios e um de nomes, caso o de servidor de nomes tenha algum erro o de domínios substitui ele.

O servidor de nomes define um conjunto de domínios o qual tem autoridade, é importante se lembrar desses pontos:

Cada computador deve ser configurado com o endereço de uma máquina capaz de transformar qualquer nome num endereço IP. Esta máquina chama-se DNS, assim que se ligar à Internet, o fornecedor de acesso vai automaticamente alterar os seus parâmetros de rede para colocar à sua disposição estes servidores denomes.

O endereço IP de um servidor de domínio deve igualmente ser definido: o servidor de nomes secundário pode substituir o servidor de nomes primário no caso de falha.

Funcionamento do DNS

O Serviço de DNS são responsáveis pelo funcionamento da Internet no Mundo, todos os nossos computadores, notebook e até os Smartphone necessitam do serviços que faz a tradução de endereços.

Quando você acessa o site http://www.google.com existem um endereço IP associado, mas não precisamos ficar decorando os endereço IPs, já que o serviço de DNS faz todo o trabalho, você digita www.google e o site é acessado, o mesmo serve para todos os sites e blogs existentes.

Então portanto quando o serviço de DNS para nada funciona, já os servidores de DNS seguem uma rota e fazem comunicação através de outros servidores pela rede.

O DNS faz a tradução do nome digitado para o Endereço IP, esse serviço contém milhares de nomes de endereços de Site e Blog ao qual cada um tem associado um endereço IP.

Digitando-se um domínio em um browser, é dado um start para todo um processo de diversas consultas em servidores DNS para que o domínio solicitado encontre seu endereço IP correspondente.

As consultas feitas pelos servidores DNS passam por toda uma hierarquia, chegando sempre ao servidor DNS final, servidor este responsável pelodomínio solicitado.

O servidor DNS final possui todas as informações do domínio, como por exemplo os registros “www”, “mail”, “smtp”, “pop”, etc, e é ele quem vai informar o endereço IP destes serviços para o seu computador.Assim, encontrando o servidor DNS final você encontra o endereço IP do domínio digitado e o seu computador pode lhe mostrar a página que você deseja acessar.

Instalação do DNS no Windows 2000/2003 Server

Por padrão, o DNS não é instalado durante a instalação do Windows 2000 Server. Ao instalar o Active Directory, tornando o servidor um DC, o assistente do Active Directory precisa se comunicar com um servidor DNS que seja a autoridade para o domínio do qual fará parte o DC. Pode ser qualquer servidor DNS da rede, inclusive servidores DNS baseados no UNIX. Somente será possível utilizar servidores DNS no UNIX, se a versão do DNS for a BIND 8.1.2 ou superior.

Se não for possível localizar um servidor DNS, o assistente do Active Directory instala o DNS no servidor que está sendo promovido a DC. O DNS é instalado como um serviço e configurado para iniciar automaticamente. A maioria das tarefas de administração do DNS podem ser executadas com o console DNS, o qual é acessado através do menu Start -> Administrative Tools (Iniciar -> Ferramentas Administrativas).

Nota : Se você tem servidoresDNS baseados no NT Server 4.0, você pode fazer a migração destes servidores para o Windows 2000 Server. Todas as configurações do DNS já existentes serão mantidas. Primeiro deve ser feita a migração dos servidores DNS primários (onde está a zona primária de cada domínio DNS) e depois a dos servidores DNS secundários.

Instalando o DNS no Windows 2000 Server

Para instalar o DNS siga os passos indicados a seguir:

1. Faça o logon como administrador ou com uma conta com permissão de administrador.

2. Abra o Painel de Controle: Iniciar -> Painel de Controle.

3. Dê um clique duplo na opção Adicionar ou remover progrmas.

4. Será exibida a janela Adicionar ou remover programas. Nas opções do lado esquerdo da janela, dê um clique na opção Adicionar ou Remover Componentes do Windows

5. Será aberto o assistente de componentes do Windows.

6. O DNS é classificado como um serviço de rede – Serviços de Rede. Localize esta opção e dê um clique para marcá-la, conforme indicado na Figura a seguir:

Figura - A opção Serviços de Rede.

7. Clique no botão Detalhes..., para exibir a lista de serviços de redes disponíveis.

8. Será aberta a janela Serviços de rede. Na lista de serviços que é exibida, marque a opção Sistema de nomes de domínio (DNS), conforme indicado na Figura a seguir:

Figura - Selecionando oDNS para instalação.

9. Dê um clique em OK. Você estará de volta ao assistente de componentes do Windows.

10. Clique em Avançar, para seguir para a próxima etapa do assistente.

11. O Windows 2000 Server inicia o processo de instalação e emite mensagens sobre o andamento da instalação. Durante a etapa de cópia dos arquivos você pode ser solicitado a inserir o CD de instalação do Windows 2000 Server no drive, conforme exemplo da Figura a seguir:

Figura - O assistente solicita o CD de instalação do Windows 2000 Server.

12. Insira o CD do Windows 2000 Server no driver e clique em OK. O assistente continua o processo de instalação.

13. A tela final do assistente é exibida com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com