TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos De Ergonomia

Casos: Conceitos De Ergonomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 4

Ergonomia

Conceitos:

Montmollin, M. - A ergonomia é a tecnologia das comunicações homem - máquina (1971).

Grandjean, E. - A ergonomia é uma ciência interdisciplinar. Ela compreende a fisiologia e a psicologia do trabalho, bem como a antropometria é a sociedade no trabalho. O objetivo prático da ergonomia é a adaptação do posto de trabalho, dos intrumentos, das máquinas, dos horários, do meio ambiente às exigências do homem. A realização de tais objetivos, ao nível industrial, propicia uma facilidade do trabalho e um rendimento do esforço humano (1968).

Leplat, J - A Ergonomia é uma tecnologia e não uma ciência, cujo objeto é a organização dos sistemas homens-máquina (1972).

Murrel, K.F. - A ergonomia pode ser definida como o estudo científico das relações entre o homem e o seu ambiente de trabalho (1965).

Self - A ergonomia reúne os conhecimentos da fisiologia e psicologia, e das ciências vizinhas aplicadas ao trabalho humano, na perspectiva de uma melhor adaptação ao homem dos métodos, meios e ambientes de trabalho.

Wisner - A ergonomia é o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários a concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto e eficácia (1972).

A Ergonomia é considerada por alguns autores como ciência, enquanto geradora de conhecimentos.Outros autores a enquadram como tecnologia, por seu caráter aplicativo, de transformação.Apesar das divergências conceituais, alguns aspectos são comuns as várias definições existentes:

• a aplicação dos estudos ergonômicos;

• a natureza multidisciplinar, o uso de conhecimentos de várias disciplinas;

• o fundamento nas ciências;

• o objeto: a concepção do trabalho.

Aplicação no mercado moveleiro:

A aplicação dos aspectos ergonômicos para o dimensionamento de moveis é uma importante ferramenta para assegurar a todos os usuários, segurança e conforto. A integração entre design e ergonomia no momento da concepção racionaliza o projeto, garantindo ao produto beleza estética, segurança e conforto.A ergonomia é o estudo do relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento e ambiente, e particularmente a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução de problemas surgidos desse relacionamento. A ergonomia tem contribuído para melhorar a vida cotidiana, tornando os meios de transporte e mobília doméstica mais cômodos e seguros.

Design

Conceitos:

Hiratsuka – O design como a atividade intelectual de projetação com caracteristicas multdisciplinar e interdisciplinar. O design conciste na concepção da de produtos como forma de resolução de problemas técnicos, ergonômicos, sociais, mercadológicos e produtivos. O produto do design visa entender a necessidade do homem, e o meio de expressão do designer é a forma, ou seja, aquilo que transmite ou consititui informação. Possui duas habilitações. A primeira, projeto de produto, trabalho com aspectos tridimencionais do produto, interação visual,tátil, função de uso, operação e compreende a atividades ligadas ao desenvolvimento de produtos industriais nas áreas de bens de capital. A segunda , programação visual, trabalha com aspectos bidimencionais do produto, interação visual, e perspectiva, visando o desenvolvimento de elementos de informação visual em mídia impressa, digital e eletrônica. (1996)

Juran – Desing é um processo criativo de definição e solução dos atributos de um produto, serviço, de forma a atender a necessidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com