TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de Higiene Ocupacional, EPIs e Ergonomia

Pesquisas Acadêmicas: Conceitos de Higiene Ocupacional, EPIs e Ergonomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.254 Palavras (10 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Saúde e Segurança no Trabalho

Tutor Presencial/EAD Prof° Daniel de Souza

Alyne da Silva Costa RA 6751352553

Regiane Monteiro S. da Silva RA 6966446493

Julyana Gomes de Moraes RA 6746353640

Thais Aparecida Ferreira Funke RA 6946451897

Edinaldo Alves dos Santos RA 6506272574

Maio de 2014

São Paulo / SP

Sumário

1. INTRODUÇÃO 3

2. Desenvolvimento 4

2.1 Dados sobre o empreendimento 4

2.2 Conceitos de Higiene Ocupacional, EPIs e Ergonomia 4

2.3 O que o empreendedor deve fazer para evitar acidentes de trabalho em sua pizzaria 5

2.4 Relatório com sugestões ligadas a higiene ocupacionais aos EPIs e à ergonomia 6

2.5 Plano de ação com ações de prevenções ligadas aos itens de segurança do trabalho 7

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 8

4. REFERÊNCIAS 9

1. Introdução

O acidente não escolhe a hora, local e nem quem vai ser atingido. Não é uma questão de acaso, em que o fato ocorre sem que possa ser evitado. Toda pessoa imprudente está mais sujeita a se acidentar. Por isso, aplicar as normas de segurança, além de ser uma obrigação, é também a garantia de não acontecer algo pior. Também devemos lembrar que segurança não é um item opcional, que pode ser dispensado em nossas vidas. Acidentes de trabalho e doenças relacionadas ao mesmo geram, além de transtornos e perdas, custos elevados para empresas. No Brasil a Segurança do Trabalho é definida por normas e leis. No Brasil, a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil. É necessário que haja o comprometimento de todos. Para a prevenção de acidentes de trabalho, é fundamental o atendimento a critérios de segurança e higiene. Os equipamentos adequados, sem ruídos excessivos, calor, umidade e iluminação suficiente, são condições importantes e favoráveis para que o trabalhador não se desgaste e não adquira doenças profissionais. Para preservar e proteger seus funcionários, a empresa deve buscar condições seguras e saudáveis no ambiente de trabalho. Para isto, todo empreendimento precisa estar de acordo com as Normas Regulamentadoras, as quais definem o seu grau de risco, conforme o código CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Por outras palavras, a saúde e a segurança no trabalho englobam o bem-estar social, mental e físico dos trabalhadores, ou seja, da “pessoa no seu todo”.

2. Desenvolvimento

2.1 Dados sobre o empreendimento

Restaurante e pizzaria com previsão de 40 funcionários sendo 05 cozinheiros; 03 lavadores de louça; 03 funcionários de limpeza; 01 gerente; 01 telefonista; 01 recepcionista; 10 garçons e garçonetes; 01 monitor para o espaço kids; 02 caixas; 04 funcionários administrativos; 02 sócios; 04 entregadores; 01 segurança e 02 manobristas. O empreendimento tem capacidade de 300 lugares, divididos entre dois pavimentos o acesso ao segundo andar é feito por uma pequena escada.

As instalações terão um forno a lenha, um fogão industrial e dois fogões menores, freezers, geladeiras, espaço para eventos, espaço kids que compreende no playground com piscina de bolinhas, mini escorregador, jogos eletrônicos, pequenos brinquedos e estacionamento com manobrista.

2.2 Conceitos de Higiene Ocupacional, EPIs e Ergonomia

Higiene do trabalho ou higiene ocupacional é um conjunto de medidas preventivas relacionadas ao ambiente do trabalho, visando a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. A higiene do trabalho consiste em combater as doenças profissionais. Uma das atividades da higiene do trabalho é a análise ergonômica do ambiente de trabalho, não apenas para identificar fatores que possam prejudicar a saúde do trabalhador e no pagamento de adicional de insalubridade/periculosidade, mas para eliminação ou controlar esses riscos, e para a redução do absenteísmo (doença). A capacidade analítica desenvolvida nesse esforço permite ir além, na forma de identificação e proposição de mudanças no ambiente e organização do trabalho que resultem também no aumento da produtividade, e da motivação e satisfação do trabalhador que resultem na redução de outros tipos de absenteísmo que não relacionado às doenças.

Higiene ocupacional é a ciência responsável por avaliar e analisar os riscos ocupacionais, assim como promover medidas corretivas e preventivas relacionadas ao ambiente de trabalho, assegurando a saúde do servidor.

EPI – Equipamento de Proteção Individual é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde. O uso deste tipo de equipamento só deverá ser feito quando não for possível tomar medidas que permitam eliminar os riscos do ambiente em que se desenvolve a atividade, ou seja, quando as medidas de proteção coletiva não forem viáveis, eficientes e suficientes para a atenuação dos riscos e não oferecerem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho e/ou de doenças profissionais e do trabalho. Os equipamentos de proteção coletiva - EPC são dispositivos utilizados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com