TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos e utilização do XSL

Abstract: Conceitos e utilização do XSL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  Abstract  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 4

Conceitos e utilização do XSL.

Passo 1

XSLT

XSLT é a parte mais importante dos padrões XSL. Ele é a parte do XSL usada para transformar um documento XML em outro documento XML, ou um outro tipo de documento que é reconhecido por um browser, como HTML e XHTML. Normalmente XSLT faz isso transformando cada elemento XML em um elemento (X)HTML. Um modo comum de descrever o processo de transformação é dizer que o XSLT transforma uma árvore de origem XML em uma árvore de resultado XML.

No processo de transformação, XSLT usa XPath para definir partes do documento de origem que combinam com um ou mais moldes. Quando uma combinação é encontrada, XSLT transformará a parte combinante do documento de origem no documento de resultado. As partes do documento de origem que não combinam com um molde permanecerão sem modificações no documento de resultado.

Aplicação: XSLT também pode adicionar novos elementos no arquivo de saída, ou remover elementos. Ele pode rearranjar e ordenar elementos, testar e tomar decisões sobre quais elementos mostrar, e muito mais. A aplicação XSLT percorre o documento, verificando para cada nível se existe uma transformação associada. Caso exista ela é aplicada. A escolha dos elementos a transformar é feita através de operadores de

selecção e de pattern matching.

XPATH

XPath é um conjunto de regras de sintaxe para definir partes de um documento XML. É o elemento principal no padrão W3C XSLT. Sem o conhecimento de XPath você não será capaz de criar documentos XSLT. XPath usa expressões de caminho para identificar nós em um documento XML. Essas expressões de caminho se parecem muito com as expressões que você vê quando você trabalha num sistema de arquivos de um computador.

É uma linguagem de consulta (Query Language) que permite construir expressões que recorrem e processam um documento XML de modo parecido a uma expressão regular. Pode também computar valores como números, valores Booleanos e cadeias de caracteres.

Os principais operadores da XPath são / e //. O primeiro serve para dar um passo na árvore XML, enquanto o segundo serve para pular vários níveis de uma só vez. Funciona de maneira parecida como se fosse uma árvore de diretórios. O resultado de cada expressão XPath é um conjunto de elementos especificados pelo caminho.

✓ XPath define uma biblioteca de funções padrão;

✓ XPath é o elemento principal em XSLT;

✓ XPath não é escrito em XML;

✓ XPath é um padrão W3C;

Aplicação: O XPath é para manusear a estruturação dos dados do XML. É possível criar exibições XML de dados relacionais usando a linguagem XSD. Dessa forma, essas exibições podem ser consultadas por meio de consultas em linguagem XPath. Isso é semelhante à criação de exibições usando instruções CREATE VIEW e especificando consultas SQL com base na exibição. Um esquema XML descreve a estrutura de um documento XML, além das várias restrições referentes aos dados do documento. Quando você especifica as consultas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com