TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos gerais e nomenclaturas dá função manutenção

Por:   •  2/5/2018  •  Artigo  •  3.066 Palavras (13 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 13

Licenciatura em Engenheria Mecânica

Disciplina: Sistemas de Manutenção

Professor: MrS. Julio Águila Gómez

Tema I: “Conceitos  gerais  e nomenclaturas dá função manutenção.”

Sumário: Conceitos  gerais  e nomenclaturas dá função manutenção A fiabilidade como ciência de avaliação objectiva das máquinas. Principais conceitos, términos e definições de fiabilidade. Componentes da fiabilidade: trabalho sem enguiço, durabilidade, mantenibilidade e conservabilidade. Índices simples e complexos da fiabilidade.

Função Manutenção.

Manter as condições de capacidade e qualidade de uma organização é uma importante função em qualquer sistema de fabrico ou de serviço. A função manutenção envolve todas as actividades que se relacionem com a manutenção de boas condições de funcionamento de equipamentos, sistemas e instalações, e a realização de intervenções correctivas sempre q falhas ou averias ocorram, de modo a que o sistema de operações (produção e/ou serviço) alcance o desempenho desejado. Todo isto a ser alcançado dentro dos limites da tempo e de custo, para que a função manutenção seja competitiva.

Os sistemas de organização da manutenção técnica contemplam um conjunto de operações que devem receber as equipes em seu período de exploração ou vida útil, para manter e restabelecer a capacidade de trabalho. Este sistema de manutenção técnica e reparação da maquinaria automatize (S.M.) compõem-no as atividades de assentamento, verificação técnica, manutenção técnica (preventivo, preditivo e corretivo), reparação (eventual, meia e general) e a conservação.

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13]

Figura 1: Interfaces da função manutenção com outros departamentos na empresa.

Manutenção técnica: é a actividade dentro do sistema que tem o objectivo de manter a capacidade de trabalho das equipes agrícolas mediante a execução de operações de limpeza, lubrificação, aperte, regulação e substituição de alguns elementos, reduzindo a intensidade do desgaste de suas peças e acautelando o surgimento de enguiços súbitos. Podemos definir duas alternativas básicas para que tenha lugar a manutenção técnica:

  • A substituição, inspecção ou reparação tem lugar antes que o enguiço alcance uma determinada proporção ou de que tenha lugar.         
  • A substituição ou reparação do sistema ou conjunto tem lugar depois de surgir o enguiço.         
  • As possíveis estratégias que podem ser utilizadas são, de acordou com os diversos factores existentes.         
  • Realizar unicamente as operações de manutenção com o objectivo de corrigir o enguiço. 
  • Fazer a substituição, inspecção ou reparação em momentos planejados tendo em conta o tempo de uso do objecto técnico. Quando tiver lugar um enguiço no tempo intermédio, proceder à substituição ou reparação eventual.
  • Fazer a substituição, inspecção ou reparação se e só se a idade do objecto técnico em exploração alcança um tempo dado. Quando tiver lugar um enguiço no tempo intermédio proceder à substituição ou reparação eventual. 

[pic 14]

[pic 15]

[pic 16][pic 17][pic 18]

[pic 19][pic 20]

[pic 21]

[pic 22][pic 23][pic 24][pic 25][pic 26]

Figura 2: Os Principais objectivos da função manutenção

Conceitos fundamentais que se analisam na teoria da fiabilidade.

Os processos técnicos em tudo os ramos da economia vão acompanhados por uma quantidade considerável de objectos técnicos que se encontram em exploração. A eficiência do emprego dessas equipe, em grande medida, dependem dos gastos investidos nos trabalhos e médios para a exploração, manutenção e reparações dos mesmos.

Um objecto técnico, é o objecto submetido a cálculo, análise, experimentos, e investigação no processo de sua projecção, fabricação, exploração, manutenção técnica, reparação, conservação e transportação com o objectivo de garantir a efectividade de sua designação funcional.

Os objectos técnicos podem ser peças, sistemas, mecanismos, construções, instalações, dispositivos, máquinas e equipes que se caracterizam por possuir uma capacidade de trabalho, que não é mais que o estado por meio do qual é capaz o mesmo de realizar as funções estabelecidas com os parâmetros jogo de dados nas exigências da documentação técnica. Dentro destes parâmetros encontramos a potência, o rendimento, as características de tracção e velocidade, o gasto de combustível, entre outros.

Estes parâmetros se denominam funcionais ou principais, a diferença dos não fundamentais, que não influem sobre os índices explotações do objecto técnico e de sua capacidade de trabalho. Por exemplo: para uma semeadora o parâmetro principal pode ser a profundidade de semeia ou a uniformidade desta, a não fundamental a espessura e a uniformidade da capa de pintura que conserva a máquina, a cor, etc.

Se a semeadora não garantir a profundidade necessária, não está capacitada para trabalhar. Mas se a pintura é de má qualidade e satisfaz a profundidade de semeia, está apta para seu uso; isto é o mal estado técnico, e se pelo contrário garante a capacidade da semeia e tem boa presença exterior se diz que está em bom estado.

A capacidade de trabalho de qualquer objecto técnico se pode expressar através do comportamento dos índices de fiabilidade, que não é mais que a propriedade do objecto de cumprir as funções encomendadas conservando seus índices de exploração ou utilização nos limites estabelecidos, durante um intervalo de tempo determinado ou em todo seu período de utilização, realizando um trabalho em regimes e condições de exploração dadas.

A fiabilidade é uma propriedade complexa, a qual, em dependência do destino dos objectos técnico e as condições de utilização, compõe-se de uma combinação de propriedades particulares tais como: trabalho sem enguiços ou funcionalidade, irreparabilidade, durabilidade e conservabilidade. Para a determinação destas características existem normas que estabelecem todos os índices e indicadores que permitem sua valoração quantitativa e qualitativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (159.5 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com