TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concretagem submersa

Por:   •  23/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 5

Lucas Tostes da Silveira Alvim – 20100133488-4
Paulo Cesar Siqueira Abrantes – 20120235740-7
Daniel de Carvalho Oliveira – 20120166734-8


Trabalho Acadêmico AV1

CONCRETAGEM SUBMERSA[pic 1]

Trabalho apresentado ao professor Pedro Rey da disciplina  de Tópicos Especiais em Engenharia I  do Curso de Graduação em Engenharia Civil da Universidade Estácio de Sá.

Niterói

Outubro de 2015

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.......................................................................3
  2. PRINCÍPIOS GERAIS DO PROCEDIMENTO.......................4
  1. PRÉ-PACKED..................................................................4
  2. PAREDE DIAFRAGMA....................................................4
  1. REQUISITOS BÁSICOS DOS COMPONENTES..................6
  2. PATOLOGIAS........................................................................7
  3. CONCLUSÃO........................................................................8

Introdução

Concretagem submersa é toda aquela aplicada em presença de água doce ou salgada.

É muito usada em tubulões, estacas barrete, estruturas de contenção, barragens, pilares de cais, portos e em paredes-diafragma com o  auxílio de lama bentonítica.

A principal característica desse concreto é a maior coesão dos grãos, o que não permite sua dispersão no contato com a água, oferecendo maior resistência ao ataque químico. A dosagem é feita com aditivos, dependendo da agressividade do meio onde será inserido.

[pic 2]

[pic 3]

Princípios Gerais do Procedimento:

Existem duas formas de se trabalhar o concreto off-shore.

1-Pre-packed:

Uma maneira é a chamada  pre-packed, nesse caso a fôrma é montada submersa e é cheia com brita. Depois, através de tubos, colocados no meio da brita, é feita a injeção da massa de cimento. 

Essa injeção, que pode ser efetuada tanto por pressão quanto por gravidade, é feita de baixo para cima até a fôrma transbordar. Esse transbordamento é necessário para que a primeira nata, contaminada pela água do mar, seja descartada. A próxima nata, pura, é a que vai fazer parte da estrutura. Esse processo de contaminação do concreto pela água do mar, com alteração logicamente de sua dosagem original, é chamado de lavagem do concreto.

2- Parede-diafragma (seta vermelha da imagem abaixo)

Uma estrutura muito utilizada em obras submersas, com o auxílio de lama bentonítica, é a parede-diafragma contínua, construindo-se no subsolo um muro vertical de concreto armado de espessura variável de 30 até 120 cm, podendo alcançar profundidades superiores a 50 m.

A parede-diafragma é executada em painéis (sucessivos ou alternados) ou lamelas, cuja continuidade é assegurada com o auxílio de um tubo ou chapa-junta, colocado após a escavação do painel e retirado logo após o início do endurecimento do concreto. Esse sistema pode ser usado em fundações de grandes obras hidráulicas, como obras de canalização do leito dos rios, obras contra enchentes, obras portuários e outras.

[pic 4]

Através de tubos, colocados no meio da brita, é feita a injeção da massa de cimento. Essa injeção, que pode ser efetuada tanto por pressão quanto por gravidade, é feita de baixo para cima até a fôrma transbordar. Esse transbordamento é necessário para que a primeira nata, contaminada pela água do mar, seja descartada. A próxima nata, pura, é a que vai fazer parte da estrutura. Esse processo de contaminação do concreto pela água do mar, com alteração logicamente de sua dosagem original, é chamado de lavagem do concreto.

A outra maneira de se fazer a concretagem submersa é colocar o produto pronto diretamente na fôrma, o concreto submerso feito com o uso de tremonha. Enche-se a fôrma com o concreto até transbordar, o que também evita que a estrutura seja formada com a primeira nata, contaminada. Essas estruturas são utilizadas em pontes e tubulões de construções portuárias.

[pic 5]

As fôrmas podem ser de dois tipos: de madeira ou metálicas. As de madeira são removidas depois da estrutura pronta; já as de metal podem tornar-se parte da estrutura, como acontece em pilares de cais.

- Requisitos Básicos dos Componentes (como evitar problemas):

 Dose o concreto cuidadosamente, com baixa relação água-cimento (máxima de 0,4) e utilize adições minerais, como sílica ativa ou metacaulim associadas a cimentos compostos com cinzas volantes ou escória de alto-forno. O refinamento da microestrutura do concreto proporciona uma baixa permeabilidade, impedindo a penetração de íons cloretos e outros íons agressivos.

 Utilize cimentos que inibam a reatividade dos agregados, seja com relação aos álcalis, seja com relação a outros agentes como sulfatos ou magnésio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (321.2 Kb)   docx (216.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com