TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Concretagem

Por:   •  22/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 3

tecnologia das construções

[pic 1]

trabalho realizado para obtenção de nota em tecnologia das construções , professora carol, visita técnica de obra em fase de concretagem.

Luciane de Souza de Azevedo

2015

1 – Introdução

A concretagem é a fase final de um processo de elaboração de elementos de infraestrutura e superestrutura, mais importante da obra. A concretagem somente pode ser liberada para execução depois de verificado se as fôrmas estão consolidadas e limpas, se as armaduras estão corretamente dispostas e se as instalações embutidas estão devidamente posicionadas.

Nessa etapa, de lançamento, adensamento e cura do concreto é extremamente importante a presença do engenheiro na obra. No mínimo, é necessária a presença de um técnico, ou ainda, de um mestre-de-obra de inteira confiança e com larga experiência em execução de concretagem. Os erros cometidos nessa etapa geralmente acarretam grandes prejuízos futuros. A necessidade de correção das patologias ocorridas nas estruturas provocadas por falta de cuidados na fase de concretagem implicará em perda da reputação e de dinheiro para o profissional e construtora responsáveis.

O objetivo desse trabalho é apresentar o processo da execução do serviço de concretagem da infra-estrutura de uma edificação e suas principais etapas relacionadas para garantir a conformidade dos elementos estruturais e especificações prescritas no projeto estrutural.

Para a realização do trabalho foi escolhido o edifício Comercial/Residencial localizado em Itaporanga – SP de aproximadamente 1.300,00 m², 3 pavimentos - Concretagem da segunda Laje

 Na execução da concretagem foi nomeado um encarregado geral com a função de fiscalizar os operadores enquanto que outro funcionário realiza ficou com a função de registro de controle da execução dos serviços de forma que posteriormente seja possível identificar o trecho em que houve cada concretagem.

São moldadas amostras do material para posteriormente ser feito ensaio de controle tecnológico com objetivo de determinar a resistência do material. Em seguida o referido laudo de resistência é anexo nos registros de controle e arquivado. Esse registro pode ser verificado posteriormente em auditorias e sua cópia física é mantida até cinco anos após a entrega da obra.

     

2 - DESCRIÇÃO DO SERVIÇO

A Primeira etapa de controle do serviço ocorre no recebimento do concreto dosado em central.

No recebimento co concreto foi verificado o FCK e dimensões da brita na nota fiscal, assim como o lacre do caminhão.

Após aceitação do material, inicia-se o processo de aplicação do concreto o encarregado verificou se as fôrmas de madeira estavam devidamente lubrificadas com água. Após a colocação do concreto o mesmo foi vibrado para adensamento (Várias incisões, mais próximas e por menos tempo, produzem melhores resultados).

3 - DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE ACOMPANHAMENTO E APROVAÇÃO DO SERVIÇO

Técnica utilizada: Na obra em questão foi utilizado o concreto dosado em central que normalmente se tem o menor desperdício na construção civil em relação com os outros materiais. Aplicação do concreto através Caminhão betoneira bombeado aumentando a produtividade, diminuindo o custo sendo que a mão de obra é menor, assim como a energia e equipamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (230.9 Kb)   docx (102.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com