TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formas Perdidas Para Concretagem Em Aço Galvanizado

Por:   •  4/4/2019  •  Artigo  •  2.500 Palavras (10 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 10

Formas Perdidas Para Concretagem Em Aço Galvanizado

Jordanna Chamon Vogt¹; Caio César Gomes Marinho da Silva2; Wiama Mourão Ferreira Junior3;

[pic 1]

 

Resumo: No Brasil as empresas atuantes no ramo da construção civil utilizam em geral os métodos construtivos tradicionais, como exemplo temos as formas para concreto, que representam cerca de 30% do custo da obra. Uma alternativa a esse método são as formas metálicas perdidas, uma inovação que tem se mostrado viável, onde o processo é industrializado permitindo redução de mão de obra, custos e prazos de execução.

Palavras-chave: Construção. Formas. Madeira. Metálica.

 

Abstract:
In Brazil, companies that operate in the civil construction sector generally use traditional construction methods. Concrete forms, for example, represent about 30% of the cost of the project. An alternative to this method are the lost metallic forms, an innovation that has proven to be viable, where the process is industrialized, allowing manpower reduction, costs and lead times.

Keywords: Construction. Forms. Wood. Metalic.

____________________________________________________________________________

1 Introdução

As formas utilizadas na construção civil tem um papel importante nas edificações e construções em geral, apesar de quase nunca agregar valor estético. Mesmo representando cerca de 30% do custo da obra muitas vezes não recebe a atenção necessária, como a escolha correta da material e do método a ser utilizado.

Um dos grandes problemas dos métodos tradicionais são os desperdícios de materiais e mão de obra, gerando retrabalho e impactando diretamente nos custos das obras. A tecnologia de formas é amplamente utilizada por mais de cinquenta anos, e constantemente se busca inovações para melhorar o processo e evitar desperdícios. O sistema de formas é um conjunto de elementos que compõe o cimbramento, escoramentos e a própria forma. (ASSAHI, 2004).

As formas convencionais de madeira por falta de planejamento podem ter um custo relativamente alto que influencia diretamente nos prazos e na qualidade do empreendimento, são as mais utilizadas e são as que mais geram desperdícios nas obras. Atualmente no mercado existem formas de outros materiais, como as formas metálicas, polipropileno e até papelão. Para utilização adequada as formas devem possuir rigidez para suportar os esforços do lançamento do concreto, e garantir a integridade dos elementos da peça. O material da forma não pode sofrer deformações para manter as peças imóveis, não tolerando mudanças de posições e dimensões dos elementos do concreto na estrutura. (NAZAR, 2007).

O objeto de estudo será a forma metálica perdida, que ainda é pouco utilizada no mercado. A forma do tipo perdida não requer a desforma e a recuperação dos moldes, permitindo uma pré-montagem da forma junto à armação facilitando o transporte da peça pronta para o local de instalação. Esse tipo de forma é fabricado em chapa galvanizada 50mm e é muito utilizada em fundações. (EASYFAST, 2017).

Por ser um processo industrializado a forma metálica perdida proporciona uma redução significativa da mão de obra em comparação da instalação das formas convencionais de madeira, eliminando o retrabalho da recuperação dos painéis de madeira e reduzindo o volume de descarte e o volume de escavação, além da redução no prazo de execução da obra e nos custos. (EASYFAST, 2017). Com a frequente necessidade de inovação na construção civil é interessante o estudo de novos métodos construtivos para que seja demonstrado as vantagens do novo sistema.

2 Referencial Teórico

A ABNT NBR 15696:2009 define como escoramentos as estruturas provisórias com capacidade de resistir e transmitir às bases de apoio da estrutura do escoramento todas as ações provenientes das cargas permanentes e variáveis resultantes do lançamento do concreto fresco sobre as fôrmas horizontais e verticais, quando lançado o concreto fresco as formas são responsáveis em conter o concreto até que o mesmo se torne autoportante. As formas para concreto são moldes, instalados nas obras para formar e garantir a geometria das peças de concreto moldadas in loco. (NBR15696:2009).

As condições mínimas e critérios a serem respeitados para a utilização das formas é estabelecido por norma. A rigidez da forma deve ser suficiente para suportar as cargas de projeto, para que não afete os elementos estruturais das peças, evitando deformações e anomalias. As formas devem ser projetadas e executadas de forma que a estanqueidade seja garantida, para evitar que a pasta do cimento proveniente do concreto não seja perdida durante a concretagem da peça.

As formas existentes no mercado são de madeira, plástico, aço e papelão, sendo que a madeira e alguns modelos em aço podem ser reutilizadas em diferentes peças da obra. Hoje em dia os custos das formas não são ignorados pelas empresas, sendo necessário em alguns casos um estudo para se empregar a forma certa para cada tipo de construção.

Além dos gastos também é bom ressaltar aspectos como a disponibilidade das formas na região da construção, produtividade e mão de obra especifica.

Para escolher o sistema de forma ideal para determinado projeto deve-se levar em consideração alguns fatores importantes, tais como: (CARMO,2007)

  • Espaço físico da obra: o canteiro de obras necessita de espaço suficiente para acomodar máquinas, equipamentos, ferramentas e matéria prima para executar a forma.
  • Custo das maquinas e ferramentas: a empresa deve incluir nos custos a aquisição ou locação de ferramentas adequadas, como serra circular e serra de fita, em caso de formas de madeira.
  • Mão de obra adequada: para realizar um projeto de forma adequado é necessário mão de obra capacitada para tal serviço. O profissional que executa as formas tem que ter atenção redobrada para detalhes e ter precisão na montagem. Qualquer tipo de falha nessa etapa pode comprometer toda a peça depois que for feita a concretagem.
  • Cronograma: dependendo do tipo de projeto os prazo são curtos e é preciso agilidade na execução. Nesse caso um projeto que não necessita de desforma é o mais indicado.
  • Orçamento disponível: para determinar o tipo de forma ideal para o projeto a empresa deve levar em consideração o orçamento disponível para a obra, em alguns casos não é viável a reutilização de madeira para executar formas, tornando a obra mais onerosa com a aquisição de novas peças. No caso de empreendimentos de grande porte que geralmente tem um orçamento maior e levando em consideração o custo total da obra é mais econômico a utilização de formas metálicas, que podem ser alugadas, ou a utilização de formas metálicas perdidas.

2.1 Formas Convencionais

2.1.1 Formas de Madeira Compensada Resinada

As formas de madeira foram as primeiras a serem utilizadas na construção e até hoje são as mais utilizadas. Em pequenas construções é praticamente única devido a seu custo benefício e mão de obra de fácil acesso. Existem dois tipos de madeiras para serem utilizadas como formas. São as tábuas de pinho e o compensado. No caso da placa de pinho existem três tipos, a de 1a qualidade que é inteiramente lisa e sem nós, a de 2a qualidade que possuem pequenos defeitos e poucos nós e a de 3a qualidade que possui muitos defeitos e muitos nós e são frágeis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (652.3 Kb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com