TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concreto Atividade á Distância de Concreto Armado

Por:   •  13/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.156 Palavras (9 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 9

Atividade á distância de concreto armado 1 – CA1-01

Nome: Mateus Elias dos Santos

  1.  Defina o que é concreto armado.

Propriamente dito é um material usual na construção civil, cuja seu resultado se da pela união do concreto simples e das barras de aço, onde a mesma é envolvida pelo concreto, tendo uma perfeita aderência no meio entre ambos, para que se possam resistir aos esforços solicitados (compressão e tração).

A mistura para se obter o material mencionado se da:

Cimento + água = pasta; pasta + agregado miúdo = argamassas; argamassa + agregado graúdo = concreto; concreto + armadura em aço = concreto armado, sendo que neste caso pode-se subdividir em mais duas formas de se trabalhar para obter o concreto armado (concreto + armadura passiva) e o protendido ( concreto + armadura ativa).

Referência: http://www.tooluizrego.seed.pr.gov.br/redeescola/escolas/27/2790/30/arquivos/File/Disciplinas%20Conteudos/Quimica%20Subsequente/Quimica%20Inorganica/Carlos_3Sem_Concreto.pdf

  1. Descreva as vantagens e desvantagens das estruturas de concreto armado.

È um material no qual o  seu uso é largamente usado não somente no Brasil e sim em todo o mundo e em diversos tipos de construção, tendo como vantagem:

  • Na economia do País – por causa dos componentes que são utilizados para se obter o mesmo é relativamente de custo baixo;
  • A conservação – a aplicação é de grande cuidado para que cubra toda a armadura para que não deixe expostas , e sua dosagem correta, a sua durabilidade se encontra muito boa;
  • A adaptabilidade – pela sua fácil trabalhabilidade que favorece a arquitetura;
  • A rapidez de construção – se da pela rápida execução do material;
  • Segurança – fazendo um recobrimento mínimo na armadura se faz eficaz contra incêndio;
  • Sua impermeabilidade – material impermeável quando se faz a dosagem correta;
  • Sua resistência – situação encontrada de fadiga são menores.

O m=concreto também possui sua desvantagens, tendo ela como principal:

  • O seu peso próprio é bastante elevado em relação a sua resistência:

Peso específico = 25 KN/m3 = 2500 Kgf/m3

  • Difícil execução em reformas;
  • As fissuras que ocorrem e que devem ser controladas para não comprometer a estrutura;
  • Não eficaz em conter o calor e ruídos.

Referência:

  1. Defina os termos elasticidade e plasticidade.

A elasticidade é a parte da física que faz o estudo de comportamentos de materiais (corpos) no qual se deforma o mesmo quando são submetidos a forças externas , após a aplicação da força se faz a retirada do mesmo ,o material retornar a sua forma original do corpo.

A plasticidade  assim como o anterior é uma parte da física que se faz estudo do comportamento, nesse caso quando a peça é submetida a uma força, o corpo muda sua forma original de modo irreversível, descrevendo em outras palavras a plasticidade se da quando o material se deforma e não voltará ao normal.

Ambos casos se da pela lei de Hooke:

[pic 1]

Referência: https://marcelofacts.wordpress.com/2012/04/08/plasticidade-x-elasticidade/

  1. Explique que se entende por material elastoplástico perfeito.

Material elastoplástico, se da a observação da trajetória do carregamento não e a mesma do descarregamento, em utilização de material não linear a estrutura se da a comportar de forma a não linear, onde, as cargas e os deslocamentos não uma relação diretamente proporcional.

O comportamento elastoplástico é por muitas vezes em teoria, uma aproximação para simular os materiais perfeito, com um limite se solicitação abaixo se assume que há um comportamento no material elástico-linear, onde quando é acima do limite se ´da pelo comportamento elastoplástico.

No diagrama de tensão x deformação abaixo ilustra esse comportamento, onde o fy é a tensão de escoamento é admitida com a tensão limite proporcional a do material.

[pic 2]

Referência: https://www.passeidireto.com/arquivo/2730474/analise-estrutural-1

  1. Defina material frágil e material dúctil.

Material dúctil sua propriedade que faz a representação do grau de deformação que o material está sujeito a suporta até a estado de sua fratura. A tensão cisalhante se da pelo material dúctil que se deforma.

Já no material frágil se da pelo material que leva a sua ruptura sem sofrer grande deformação , seu processo de ensaio a tração suportam pouca ou nenhuma força aplicada no material.

Os metais na qual sua propriedade é denominada dúctil. Em ensaios a tração a fase de fluência do material da por uma caracterização por uma grande deformação.

Referência: https://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Materiais-Ducteis-e-Materiais-Fr%C3%A1geis/54240398.html

  1. Qual a resistência de escoamento usual dos aços das armaduras passivas? Desenhe o diagrama tensão deformação.

Referência:

  1. Descreva a diferença entre tensão de escoamento do aço CA-50 e o aço CA-60.

O CA-50 são de superfície nervurada, para uma maior aderência ao concreto, uma diferença particular dos demais é por possuir incorporados, como a capacidade de solda a topo. A sua resistência de escoamento é de 500 MPA.

O Ca-60 são também de superfície nervurada e de ser reconhecido pela alta resistência, levando a ter estruturas em concreto armado mais leve, esse aço tem propriedades de solvabilidade em suas bitolas, sua aplicação é indicada em produção de vigotas de lajes, treliças, pré-moldados, e dentre outros. Sua tensão de escoamento é de 600MPA.

Referência: https://www.cofer.com.br/vergalhoes.html

  1. Explique a diferença entre armadura passiva e armadura ativa.

As armaduras passivas, são disposta em peças estruturais sem as tensões prévias, se usa os aço CA-5m e o aço CA-60, no concreto armado.

As armaduras ativa, assim como na armadura mencionada anteriormente, na ativa se usa o aço CA-50 para a composição das armaduras de fretagem, em outras palavras, todos os esforços de tração na região são as armaduras que vão absorver.

A diferença entre as armaduras, são que na ativa se usa barras pré-tradicionadas para que se possam ter um esforço compressão adicional ao concreto, possuindo assim uma maior resistência a tração. As armaduras passivas são também conhecidas como flouxas pela suas armaduras não serem pré-esforçadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (207.8 Kb)   docx (137.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com