TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA CONCRETO LEVE

Por:   •  5/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.677 Palavras (11 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

CONCRETO LEVE

Goiânia – GO
Maio de 2017


 Gabriela de Faria Alves                 C20CCF2 – EC7G42

Jacqueline Andrade dos Santos        C149861 – EC7G42

Jaqueline dos Anjos Casarotto        C202JD3 – EC7G42

Juliana Pereira Valadares                C1385B4 – EC7G42

Marcos Paulo Dias dos Anjos         C136FH4 – EC7G42

Marcos Venâncio de Sousa Filho        C296BF6 – EC6D42

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

CONCRETO LEVE

Trabalho conferido à matéria

de Atividade Prática Supervisionada,

do curso de Engenharia Civil

da Universidade Paulista - UNIP.

Professor (a): Erlucivânia Bueno da Silva

Goiânia – GO
Maio de 2017

RESUMO

O trabalho vem apresentar cálculos estruturais detalhados de uma viga aleatória cujas dimensões são de uma obra visitada pelos alunos. Tal obra é de caráter residencial, localizada na cidade de Goiânia e, a partir da planta de forma do projeto em questão, tomaram-se as medidas de uma viga. A partir de então foram calculados todos os carregamentos e detalhamentos de armaduras requisitados, tanto das armaduras longitudinais como as transversais e de pele, levando em conta características do concreto estrutural leve.

Palavras-chave: Viga. Cálculo. Armaduras.

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        CONCRETO LEVE        6

2.1        CARACTERÍSTICAS DO CONCRETO LEVE        6

a.        Massa específica e Resistência à Compressão        6

b.        Resistência Ótima        7

c.        Resistência à Tração        7

d.        Módulo de deformação e curva tensão-deformação        7

e.        Retração por secagem        7

f.        Propriedades Térmicas        8

3.        VISITA TÉCNICA        8

4.        MEMORIAL DE CÁLCULOS        12

5.        CONCLUSÃO        28

REFERÊNCIAS        28


  1. INTRODUÇÃO

  1. CONCRETO LEVE

O intuito principal do trabalho é realizar os cálculos acerca dos carregamentos e detalhamentos de uma viga feita em concreto estrutural leve, portanto, é importante que primeiro se apresente algumas definições e características acerca desse tipo especial de concreto.

A constante busca da engenharia em aperfeiçoar processos e custos faz com que se utilizem materiais alternativos para que tais objetivos sejam alcançados. Em obras de estrutura de concreto, o peso próprio representa uma parcela muito grande de carga total atuante, e com a redução da massa especifica do concreto, a mesma se torna de grande interesse. Desta forma, o concreto estrutural leve apresenta-se como uma alternativa.

Segundo Neville (1997), com seu uso, as formas e fundações devem suportar pressões menores do que com concreto normal e também o peso total dos materiais manuseados é diminuído, resultando em um momento da produtividade. O concreto leve proporciona um isolamento térmico muito melhor que o concreto comum, devido a sua condutividade térmica ser inversamente proporcional ao aumento da sua massa especifica.

Os concretos leves são reconhecidos devido ao valor reduzido do peso especifico e elevada capacidade de isolamento térmico e acústico. Enquanto os concretos normais tem sua densidade variando de 2300 e 2500 kg/m^3, o concreto leve chega a atingir um valor próximo 500 kg/m^3. Cabe lembrar que a diminuição da densidade afeta diretamente a resistência do concreto.

  1. CARACTERÍSTICAS DO CONCRETO LEVE

  1. Massa específica e Resistência à Compressão

São os dois parâmetros mais utilizados para caracterizar os concretos leves estruturais e são diretamente relacionados com o tipo e a granulometria do agregado leve utilizado. Os concretos leves apresentam uma estabilização a resistência de compressão nos resultados finais com maior rapidez, com isso possui baixa elevação após 28 dias de idade quando comparados aos convencionais.

  1. Resistência Ótima

E a relação entre a resistência do concreto leve e da argamassa que pode ser descrevida em duas partes. Na primeira ela a primeira fase e descrita pelo comportamento do concreto com agregados convencionais, onde a resistência do concreto e determinada diretamente pela resistência da argamassa. Na segunda fase, o módulo de deformação do agregado leve é menor que o da argamassa com isso, a resistência do concreto leve é controlada pela resistência do agregado, no ponto onde ocorre essa mudança e chamada de resistência ótima.

  1. Resistência à Tração

A resistência a tração nos concretos leves foi observada por Rossignolo e Oliveira (2007), observando que a tem um menor valor em relação ao concreto convencional, devido a quantidade de vazios nos agregados leves, sendo aproximadamente 50% do percentual de volume no casa da argila expandida.  

  1. Módulo de deformação e curva tensão-deformação

Uma referência direta ligada à o tipo e a quantidade de agregado leve utilizado, o concreto em regime elástico tem um comportamento que varia de acordo com a proximidade dos valores. O valor do módulo de deformação do concreto leve, geralmente, varia entre 50% e 80% do valor do módulo encontrados para os concretos convencionais, ou seja, os concretos leves apresentam valores de módulo de deformação inferiores aos observados nos convencionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com