TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Estruturas de Concreto Atividade Avaliativa

Por:   •  8/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 4

Estruturas de Concreto I – Atividade Avaliativa

Questão 1: Ao dimensionar uma viga de concreto armado, chegou-se à uma armadura longitudinal necessária para a região tracionada de 2,5cm2. Para uma viga com seção 30x50cm e cobrimento de 5cm, analise os itens a seguir:

I – Considerando um fck=35Mpa (taxa mínima=0,2%), a armadura mínima necessária para região tracionada é inferior a obtida pelo momento fletor, portanto a área de aço calculada é a utilizada no detalhamento.

II – Considerando um fck=35Mpa (taxa mínima=0,2%), a armadura mínima necessária para região tracionada é maior que a obtida pelo momento fletor, portanto a área de aço mínima é a utilizada no detalhamento.

III – Considerando uma bitola com diâmetro de 8mm e um número de barras por camada igual a 3, serão necessárias 3 barras na primeira camada e 3 na segunda camada.

As afirmativas corretas estão descritas nos itens:

  1. Apenas I
  2. Apenas II
  3. Apenas III
  4. I e III
  5. II e III

Questão 2: Com relação ao detalhamento dos estribos, avalie os itens a seguir (0,5 pontos)

I –No dimensionamento de vigas ao cisalhamento, podemos aumentar a largura da seção para melhorar seu desempenho.

II – Para uma área de aço igual a 3,15 cm2/m, se utilizarmos um estribo com diâmetro de 6.3mm e dois ramos, é necessário um espacamento de 20cm entre os mesmos

III –  A altura da viga interfere mais na resistência ao cisalhamento que a largura.

As afirmativas corretas estão descritas nos itens:

  1. Apenas I
  2. Apenas II
  3. Apenas III
  4. I e II
  5. II e III

Questão 3: Em um dimensionamento de estruturas de concreto, existe a necessidade de se respeitar o projeto arquitetônico elaborado. Principalmente quando estamos se tratando de pé-direito livre de vigas. Sabe-se, também, que existe um limite de dimensionamento a ser adotado para linha neutra para que a estrutura tenha sua ruptura em domínio dimensionável (domínio 3). Com relação a essa afirmativa, avalie os itens a seguir

I – Nos projetos arquitetônicos, se uma viga pré-dimensionada interferir no pé direito do pavimento devido a sua altura útil necessária, devemos solicitar ao arquiteto uma modificação em seu projeto para se adequar à necessidade da estrutura

II – Há a possibilidade de se acrescentar aço na região comprimida da viga, substituindo parte do concreto que está comprimido. Assim, pode-se limitar a profundidade limite da linha neutra da viga e vencer o mesmo vão com uma altura de viga menor

III – A solução de armadura dupla pode ser utilizada, apenas, em vigas submetidas à um momento fletor gerado por um carregamento uniforme.

As afirmativas corretas estão descritas nos itens:

  1. Apenas I
  2. I e II
  3. Apenas II
  4. Apenas III
  5. Nenhum dos itens descritos

Questão 4: Uma estrutura de concreto armado é formada pela união de dois materiais distintos: o concreto, que tem uma boa resistência à compressão e o aço que possui uma boa resistência à tração. Dessa forma, é uma estrutura que consegue se submeter a maioria dos esforços existentes. Com base nessa afirmação, avalie os itens a seguir:

I - Em uma estrutura de concreto armado, não são necessárias a execução de escoramentos e fôrmas.

II - A resistência do concreto à tração é obtida em função da sua resistência à compressão

III - A resistência característica à compressão do concreto, segundo a NBR 6118, é a resistência de um corpo de prova com 28 dias de idade.

Está correto o que se afirma em:

  1. Apenas em I
  2. Apenas em II
  3. Apenas em III
  4. I e II
  5. II e III

Questão 5: Com base em seus conhecimentos em estrutura de concreto armado, avalie os itens a seguir: 

I - CA-50 é um aço cuja resistência característica ao escoamento é de 50 Mpa

II - No dimensionamento de estruturas de concreto armado, devemos apenas verificar a estrutura ao estado limite último (ELU), dimensionando a armadura e verificando seu domínio de deformação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (73.9 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com