TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concreto Reciclado Para Meio Fio

Por:   •  10/4/2019  •  Bibliografia  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 6

Programa de Iniciação Científica – 2015

Identificação:

Título: Elaboração de traço de concreto reciclado utilizando entulho de obras para confecção de peças pré-moldadas de concreto estruturadas com fibras de garrafas pet (Politereftalato de etileno).

Professor: Éder José Siqueira.

Curso: Engenharia Civil – Campus Barra do Piraí.

 MsC Éder José Siqueira

Prof. Diego de Carvalho Moraes

Engenharia Civil


Elaboração de traço de concreto reciclado utilizando entulho de obras para

confecção de peças pré-moldadas de concreto estruturadas

com fibras de garrafas pet (Politereftalato de etileno).

  1. Introdução

Com o intuito de desenvolver um material que possa ser facilmente utilizado pela comunidade tendo benefício social, do meio-ambiente, da economia e da praticidade de manuseio, este trabalho busca desenvolver um concreto reciclado utilizando em sua mistura porções diversas de entulho de obras de construção civil. Este concreto não terá inicialmente função estrutural para grandes cargas, será de moderada capacidade mecânica, aproximadamente 10 Mpa.

No entanto, para utilizarmos um concreto consideravelmente frágil na confecção de peças pré-moldadas de meios-fios (sarjetas, guias) devemos estruturar as peças para que tenham melhor aproveitamento em sua aplicação.

Com o intuito de manter os anseios iniciais da pesquisa, utilizaremos fibras de PET recicladas retiradas de garrafas de refrigerantes. Buscando a praticidade, estas fibras terão suas formas retangulares sendo longitudinalmente destacadas das garrafas PET com ajuda de um estilete ou faca, instrumento facilmente encontrado em casas  populares.

Sendo assim, teremos um concreto de baixa resistência mecânica, mas que combinado com as “tiras” de PET esticadas e posicionadas ligeiramente abaixo da linha neutra da peça de meio-fio pré-moldada, poderá compor uma peça estruturada assim como era feito antigamente utilizando as fibras de piaçava.

Muitas peças de meio-fio são danificadas no dia-a-dia devido a falta de elasticidade (tração) que é solicitada no ato do impacto e carregamento das mesmas que na maioria das vezes são ocasionados por veículos que colidem com essas peças.

Buscamos o melhoramento da trabalhabilidade da peça de modo que não rompa ou desagregue.

  1. Objetivo

Desenvolver produto resultante da soma dos esforços de pessoas humildes que se dispõe a atuar como “trabalhadores recicladores” e poderão mesmo como leigos utilizar da prática científica/técnica para agregar valores aos produtos resultantes de seus esforços diários.

  1. Objetivo Geral

Atingir público humilde que necessita muitas vezes de apoio da comunidade científica para ampliar suas possibilidades de renda e desenvolver trabalho de Responsabilidade Social através do meio acadêmico.

  1. Justificativa

Muitos países como a Alemanha, por exemplo, foram reconstruídos após serem arrasados por guerras ou tantos outros desastres naturais com fortes diretrizes de reaproveitamento de materiais, reciclagem. Fato é que não haveria disponível tantos recursos naturais para reerguer tamanhas potências, e da necessidade de se ter velocidade e fluxo na reconstrução das cidades, muitos avanços foram alcançados no ramo da reciclagem de material. Nestes países a reciclagem é muito avançada, mas nos países de 3º mundo, ainda há muito a se fazer.

Hoje contamos no Brasil com algumas grandes usinas de reciclagem de entulho. Umas em São Paulo, outras em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, mas infelizmente, a separação deste material ainda é muito ineficiente e o produto da reciclagem torna-se muito heterogêneo tendo seu reuso limitado devido a sua grande margem de segurança. Faz-se necessário o reaproveitamento, na maioria das vezes, como produto de baixa resistência mecânica, o que é suficiente para o reuso em peças pré-moldadas de concreto como meios-fios.

 Ainda usando da principal atribuição deste trabalho, temos em vista a possibilidade de melhorar a aplicabilidade do concreto reciclado de entulho quando pensamos em estruturar esta peça pré-moldada.

Uma das matérias primas de reciclagem mais visadas é o PET (polietileno tereftalato), pois dele são fabricados variados itens em larga escala, principalmente garrafas sendo, portanto, abundante a proporção deste no lixo produzido.

Segundo as Associações de Reciclagem de PET, o Brasil é o segundo maior reciclador deste material no mundo usando-o para fabricação de peças automotivas, fibras para produtos têxteis, itens para construção civil e etc.

No intuito de promover a comunidade científica acadêmica e a Instituição de Ensino, este trabalho pode alavancar novos rumos para os trabalhos voltados a Responsabilidade Social com o destaque para novos produtos que servem à população diretamente ou às industrias que os fabricam.

  1. Materiais e Métodos

Utilizaremos entulho puro de concreto, ou seja, proveniente de peças não armadas como calçadas ou pisos de pavimentos térreos para obter os agregados que iremos substituir os tradicionais areia e brita da mistura concreto. A utilização deste dá-se pela homogeneização, não podemos contaminar a mistura com partes de lajotas, gesso, tintas, madeira e etc.

Após a separação deste entulho o quebraremos em partes menores e faremos o peneiramento até que seja suficiente a quantidade retida nas peneiras que definem os tamanhos de brita 01, brita 00 e areia grossa.

Definiremos os traços adequados do concreto reciclado confeccionando algumas misturas tendo como base a substituição volumétrica dos agregados graúdos e miúdos até que seja estipulado um traço onde a margem de segurança nos permita atingir sempre um concreto de baixa resistência mecânica. Esta resistência será definida através dos ensaios de compressão mecânica em prensa hidráulica e tração por compressão diametral aos 14, 21 e 28 dias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (129.7 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com