TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Concreto Reciclado

Por:   •  6/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.260 Palavras (14 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 14

ANE MARIA SCARCELA DURÃES

EDUARDO ALEXANDRE SANTOS

RUTH COSTA BARBOSA

CONCRETO RECICLADO

Artigo


RESUMO

O setor de construção civil consome uma grande quantidade de recursos naturais para manutenção das suas atividades.  Juntamente com esta necessidade, surgem importantes desdobramentos e problemas urbanos, como a quantidade alarmante de resíduos que é gerada, seu descarte e iminentes impactos no meio ambiente.  No nosso país, a preocupação com os Resíduos de Construção e Demolição (também conhecidos como RCD’s) ainda é recente; apesar das mudanças e leis municipais e estaduais, regulamentadas pelas prefeituras e por órgãos como o CONAMA, não é incomum vermos, em especial nas cidades pequenas, este tipo de resíduo descartado de forma incorreta, em terrenos, esquinas, e até mesmo perto dos leitos dos rios. Tendo em vista a necessidade de métodos mais sustentáveis do que o descarte dos grandes volumes de resíduos, a reciclagem surge como uma possibilidade promissora, visando transformar os RCD’s em fontes alternativas de matéria-prima para as diversas áreas da construção civil. O uso do concreto reciclado, no qual os agregados naturais são substituídos - ao menos em parte - por agregados provenientes do beneficiamento dos resíduos de construção, é promissor, mas ainda um grande desafio, seja para pesquisadores, construtoras, e até mesmo prefeituras. Para que seu uso se estenda a uma larga escala, em elementos estruturais e na construção de prédios, ainda é preciso aprimorar o processo de reciclagem, de forma que seja assegurada sua viabilidade técnica e econômica.

Palavras-Chave: RCD. Concreto Reciclado. Agregados.


ABSTRACT

The civil construction sector consumes a big amount of natural resourses to maintain its activities. Along with these needs, important developments and urban problems emerge, such as the alarming amounts of waste generated, its discard and immediate impacts on the enviroment. On our country, the concerning with the Construction and Demolition Waste (CDW) still recente; despite the changes and municipal and state laws, regulated by  the city halls and by organizations like CONAMA, it isn’t uncommon to see, especially on the small towns, this kind of waste disposed incorrectly, on land, corners, and even close the riverbeds. In view of the need to find more sustaintable methods than to discard large volumes of waste, the recycling arise as a promising possibility, aiming to transform CDW’s on alternative sources of feedstock to the multiple civil construction areas. The use of recycled concrete, in which natural aggregates are replaced – at least in part – by aggregates generated in the processing of the construction waste, is promising, but still a major challenge, either for the researchers, construction companies, and even city halls. In order for its use to get extended to a larger scale, in structural elements and in the construction of buildings, it’s still necessary to improve the recycling process, in order to ensure its technical and economic viability.

Keywords: CDW. Recycled concrete. Aggregates. 


  1. INTRODUÇÃO

Graças a concepção falha de desenvolvimento que paira sobre grande parte da história brasileira, a exploração desenfreada dos recursos naturais era tida como algo positivo, um verdadeiro símbolo do crescimento e urbanização, fazendo com que esses fossem tidos como bens infinitos. Porém, diante da atual realidade, onde a exploração de recursos tem gerado tão graves problemas ambientais, bem como quantidades impressionantes de entulho nas cidades, surge um importante questionamento: Qual será o destino da construção civil quando os atuais recursos se tornarem escassos ou cada vez mais caros? Segundo Pinto (1999), em cidades brasileiras de pequeno e médio porte, os resíduos originados de construções e demolições representam de 40 a 70% da massa total dos resíduos sólidos urbanos, cujo destino incorreto traz prejuízos econômicos sociais e ambientais. 

Segundo a Estimativa de Geração de Resíduos de Construção Civil, por Abrelpe (2011), no Brasil são produzidas aproximadamente 31 milhões de toneladas por ano de resíduos, o que equivale a uma média de 230-760 kg por habitante em um ano. O descarte irregular deste tipo de resíduos tem causado diversos problemas, como enchentes, assoreamento de rios, lagos e canais, proliferação de doenças, poluição, e consequentemente gastos desnecessários na administração pública. Muitas cidades brasileiras ainda enviam toneladas desses resíduos aos seus aterros sanitários, que podem ficar rapidamente cheios de entulho e com sua capacidade reduzida; com as medidas corretas de gerenciar os RCC’s este quadro poderia ser evitado e até revertido em economia significativa para os cofres públicos. 

Tendo conhecimento destes fatores, deve-se salientar que existem maneiras de reduzir os impactos negativos da geração e acúmulo desses resíduos. É possível aprimorar os processos da construção civil com a redução de perdas de materiais, melhorando também o planejamento das cidades e do destino dos sólidos urbanos.

Neste contexto, surge a possibilidade de reciclagem dos resíduos de construção e demolição, através, por exemplo, dos agregados reciclados e do seu emprego na produção de concreto, como alternativa aos agregados naturais. 

A reciclagem, potencialmente, pode resultar na redução de custos e do volume de extração da matéria-prima, preservando os recursos naturais limitados, e também na minimização dos problemas com gerenciamento de resíduos sólidos urbanos nos municípios. (Leite, 2001). 

Tema recente e ainda esporádico nas questões que tramitam nas políticas ambientais brasileiras, o beneficiamento e reutilização dos RCD’s não é novidade para alguns outros países.

Ressaltando as particularidades de cada região, é esperado que o Brasil avance neste quesito, se apoiando para tanto, nos avanços científico-tecnológicos aqui conquistados e abrindo espaço para que, ainda que a passos lentos, essa técnica seja cada vez mais utilizada e aprimorada nas nossas cidades. 

Desta maneira, este trabalho visa possibilitar a discussão da viabilidade técnica e econômica, bem como dos impactos ambientais da utilização de RCD na produção de agregados para o concreto reciclado na nossa região...


2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Materiais e Métodos

A metodologia desse trabalho foi baseada na análise de artigos e estudos sobre a utilização do concreto reciclado, para que assim pudéssemos obter uma discussão sobre os seus benefícios para com o meio ambiente e a viabilidade da utilização do mesmo nas construções civis em nossa cidade, Montes Claros, abrangendo também de uma forma geral todo o país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (529.8 Kb)   docx (373.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com