TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conformação Mecânica

Por:   •  19/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.462 Palavras (10 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 10

Questionário – Introdução aos Processos de Fabricação.

1 – O que é um processo de fabricação?

Qualquer processo que dá forma aos mais diversos tipos de materiais de construção mecânica, refletindo um produto acabado ou não.

2 - Como são divididos os processos de fabricação? Explique cada um deles.

Processos mecânicos - são constituídos pelos processos de conformação plástica (σ apli. < σ rup.) e pelos processos de conformação por usinagem (σ σ apli. > σ rup.).

Processos metalúrgicos - subdividem-se em conformação por solidificação, e conformação por sinterização.

3 – Quais são os processos de fabricação que englobam a fabricação de um produto?

Conformação Mecânica; Fundição; Soldagem; Tratamentos Superficiais e Usinagem.

4 – O que é conformação mecânica?

        Processos em que se aplica uma força externa sobre a matéria-prima, obrigando-a a adquirir a forma desejada por deformação plástica, alterando o volume de massa.

        Altera a geometria do material através de forças aplicadas por ferramentas adequadas que podem variar desde pequenas matrizes até grandes cilindros, como os empregados na laminação. Onde a obtenção das peças ocorre no estado sólido, com características controladas, em corpos metálicos que mantêm o seu volume constante.

5 – De exemplos de aplicação para os processos de conformação mecânica.

        São fabricados desde pequenas peças como agulhas e pregos até navios, onde as chapas utilizadas são feitas por conformação mecânica.

A maior área de atuação dos processos de conformação mecânica encontram-se na industria automobilística – estampagem na confecção da carroceria do automóvel.

6 – Qual é o objetivo do processo de conformação mecânica e suas especificações?

Dentre os objetivos desses processos são a obtenção de produtos finais com especificação de: Dimensão e forma; Propriedades mecânicas; Condições superficiais. Conciliando a qualidade com elevadas velocidades de produção e baixos custos de fabricação.

7 – Quais são os processos típicos de conformação mecânica?

Laminação, Extrusão, Trefilação, Forjamento, Corte, Dobramento, Repuxamento, Estampagem, Calandragem e Metalurgia do Pó.

8 – Qual a diferença da metalurgia do pó para os demais processos de conformação mecânica?

Pelo fato de utilizar como matéria prima pós metálicos que serão compactados em seguida unidos, de forma definitiva, pelo processo de sinterização.

9 – Como são classificado os processos por conformação plástica?

Quanto ao tipo de esforço predominante; Quanto à temperatura de trabalho; Quanto à forma do material trabalhado ou do produto final; Quanto ao tamanho da região de deformação (localizada ou geral); Quanto ao tipo de fluxo do material (estacionário ou intermitente); Quanto ao tipo de produto obtido (semi-acabado ou acabado).

10 – Como são classificado os processos por conformação plástica de acordo com o esforço predominante?

Processos de conformação por compressão direta; Processos de conformação por compressão indireta; Processos de conformação por tração; Processos de conformação por cisalhamento; Processos de conformação por flexão.

11 - Como são classificado os processos por conformação plástica de acordo com a temperatura de trabalho?

        Processos com trabalho mecânico a frio, com trabalho mecânico a morno e com trabalho mecânico a quente.

12 – Explique o processo de conformação por trabalho a firo?

        Quando a temperatura de trabalho é menor que a temperatura que provoca a recristalização do metal, é designado como de trabalho a frio, aumenta a resistência mecânica de certos metais não-ferrosos que não são endurecíveis por tratamentos térmicos.

13 - Explique o processo de conformação por trabalho a quente?

        Quando a temperatura de trabalho é maior que a temperatura que provoca a recristalização do metal, o processo é designado como de trabalho a quente. É definido como a deformação sob condições de temperatura e taxa de deformação tais que processos de recuperação e recristalização ocorrem simultaneamente com a deformação.

14 - Explique o processo de conformação por trabalho a morno?

        No trabalho a morno ocorre recuperação, mas não se formam novos grãos (não há recristalização). Ocorre uma recuperação parcial da ductilidade do material e a tensão de conformação situa-se numa faixa intermediária entre o trabalho a frio e a quente.

15 – O que é encruamento?

        Ocorrido no trabalho mecânico a frio o aumento da resistência mecânica com a deformação plástica.

16 – Como são classificado os processos por conformação plástica de acordo com a forma do metal de trabalho?

        São os processos de conformação de chapas (laminação, estampagem, dobramento, etc.) e de tubos e fios (trefiação, extrusão, etc.).

17 - Como são classificado os processos por conformação plástica de acordo com o tamanho da região deformada?

        Processos com região de deformação localizada, que incluem a laminação, a trefilação e a extrusão, e processos com região de deformação generalizada, como por exemplo os processos de estampagem profunda e o forjamento.

18 - Como são classificado os processos por conformação plástica de acordo com o tipo de fluxo de deformação do metal?

        Podem ser classificados em processos de fluxo contínuos ou quasi-estacionários (com movimento constante - processos de laminação, trefilação e extrusão a quente) e processos de fluxo intermitente (extrusão a frio, estampagem e forjamento).

19 - Como são classificado os processos por conformação plástica de acordo com o produto obtido?

        Processos de conformação primária, através dos quais se obtém produtos semi-acabados e processos de conformação secundários, através dos quais se obtém produtos acabados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (149.1 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com