TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construção Civil

Exames: Construção Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 4

SIMBOLOGIA DE SOLDAGEM

A simbologia de soldagem diz respeito à representação gráfica de todas as informações que são necessárias ao desenvolvimento do trabalho dos profissionais da área.

Símbolos

Os símbolos são desenhos que representam orientações para o processo de soldagem; indicam a geometria das juntas, as dimensões e o ângulo do chanfro, a abertura de raiz, o comprimento da solda, o local de trabalho, entre outras informações.

Utilizam-se os símbolos para economizar espaço e trabalho nos desenhos dos projetos e, ao mesmo tempo, fornecer tantas informações quanto se poderiam encontrarem longos parágrafos; além disso, os símbolos tornam a interpretação do desenho mais rápida e fácil. Os símbolos de soldagem podem ser classificados em dois grandes grupos: os símbolos básicos e os suplementares. A norma AWS considera um terceiro grupo, o dos símbolos típicos, que reúne todos os símbolos necessários ã situação de soldagem, bem como as dimensões e especificações de materiais.

Símbolos básicos

Os símbolos básicos de soldagem transmitem as informações elementares do processo. Segundo a AWS, as partes sempre presentes na representação simbólica da soldagem são a linha de referência e a linha de seta.

A linha de referência é um traço horizontal que serve de suporte para as informações a respeito da soldagem. Conforme sua localização, acima ou abaixo da

linha da referência, os símbolos utilizados indicam ações diferentes.

Um símbolo colocado abaixo da linha de referência determina que o procedimento de soldagem deve ser feito no lado indicado pela linha de seta; se o símbolo estiver acima da linha, a soldagem deverá ser feita no lado oposto da linha de seta.

No caso de soldagem em ambos os lados da peça, aparecerão dois símbolos, um acima e outro abaixo da linha de referência.

A linha de seta parte de uma das extremidades da linha de referência e indica a região a ser soldada; o local exato da soldagem é especificado pelo posicionamento do símbolo, acima ou abaixo da linha de referência. A linha da seta pode ser colocada tanto na extremidade esquerda quanto na direita da linha de referência; cabe ao desenhista do projeto decidir a localização adequada, de acordo com o espaço e a estética do desenho.

A linha de seta pode ser contínua ou quebrada, esta também chamada ziguezague. A linha de seta contínua indica que qualquer um dos lados da junta pode apresentar chanfro. A linha de seta quebrada ou ziguezague indica o lado da junta que deverá ser chanfrado.

a outra extremidade da linha de referência pode apresentar um símbolo semelhante a uma letra v deitada.

Este símbolo é chamado cauda e traz informações a respeito de procedimentos, especificação e normas estabelecidos por associações de soldagem. Essas indicações são compostas de algarismos e letras, representativos do procedimento. Se não for necessária nenhuma especificação, o desenho da cauda pode ser dispensado.

O símbolo da solda por costura é representado como um círculo colocado no meio da linha de referência e apresenta dois traços horizontais que cortam o círculo, um acima e outro abaixo da linha de referência.

O símbolo de solda em ângulo é representado como um triângulo retângulo colocado, acima ou abaixo da linha de referência.

A solda de tampão é representada por um retângulo colocado acima ou abaixo da linha de referência. O retângulo pode conter algarismos, indicando a medida do enchimento em milímetros; a omissão da medida indica que o enchimento é total.

O símbolo de solda por ponto é representado como um círculo colocado no meio da linha de referência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com