TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construções de Casas e Salas Comercias

Por:   •  6/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.425 Palavras (14 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

Engenharia Civil – 10º Semestre Noturno

Construções de casas e salas comercias

utilizando Containers

BRASILIA

16 de Novembro de 2018

Vitor Michel Pereira Cavalcante (C20075-1)

Construções de casas e salas comercias

utilizando Containers

Trabalho com o objetivo de mostrar a revolução que teve na construção, agora sendo utilizados em vários projetos contemporâneos de casas e salas comerciais containers , suas especificações , vantagens e desvantagens.

 Professor MSc Luiz Soares Corrêa

BRASILIA

16 de Novembro de 2018

Vitor Michel Pereira Cavalcante

Construções de casas e salas comerciais

utilizando containers

Trabalho final apresentado a Universidade Paulista.

Brasília , 16 de Novembro de 2018

Banca examinadora :

______________________________________

Sumário

1.0 Introdução ......................................................................................... 5

1.1 Problema ........................................................................................... 7

1.2 Objetivos ............................................................................................ 8

   1.2.1 Objetivo geral ............................................................................... 8

   1.2.2 Objetivo específico ....................................................................... 8

1.3 Justificativa ........................................................................................ 9

2.0 Desenvolvimento.............................................................................. 10

3.0 Referencial Teórico........................................................................... 14

4.0 Metodologia ..................................................................................... 19

5.0 Resultados / Análise......................................................................... 20

6.0 Conclusão ........................................................................................ 21

7.0 Referências ..................................................................................... 22

1.0 Introdução

A construção civil está passando por constante inovações, buscando, cada vez mais, métodos econômicos, rápidos e sustentáveis. Em meio a grande demanda por moradia e empreendimentos populares, se destacou a construção utilizando containers.

        Aqui no Brasil estamos seguindo uma tendência mundial de adaptação e incorporação deste novo método em nosso mercado e capacitando os profissionais de todos os setores para tal. Observa-se que faculdades e universidades de arquitetura e engenharia já estão incluindo em sua grade curricular construções com o container, seja para moradia ou visando um objetivo comercial, procurando  investir e capacitar profissionais para execução deste método. O que começou apenas como conceito, deu origem

a idealização do aumento do tamanho e adaptação a projetos maiores (juntando mais containers)  e depois em adaptar materiais da construção comum nas construções com containers.

Vindo de um grande embalo resultante de variáveis como grande demanda, grande quantidade de containers de baixo valor, somado a facilidade de trabalho, os contras desse método, apesar de existirem e não serem poucos, se tornaram quase insignificantes considerando os prós. As vantagens estão presentes tanto para comprador como para o executor, assim como para o meio ambiente.

A demanda, mais uma vez, mostra a aceitação deste novo método, se tornando cada vez maior e ganhando popularização.

Diversas variáveis podem partir de um mesmo container, mostrando a versatilidade e dependendo apenas da imaginação, trazendo ótimos resultados visuais somados a velocidade, durabilidade e principalmente seu custo.

        Uma realidade cada vez mais presente, que assim como a construção civil, busca solucionar problemas de forma simples e direta, sem perder qualidade. E com a ideia de sustentabilidade em alta as construções com containers conseguiram uma maior visibilidade. Vale ressaltar que permite a reutilização , o tempo de execução / gastos da obra reduzem muito comparados com a forma mais comum de construções. Tal método que veio ganhando espaço após guerras e tragédias naturais, quando servia de abrigo para os soldados e desabrigados, desde então foi-se evoluindo este tipo de abrigo até chegar nos dias de hoje e serem utilizados como moradias permanentes e não mais como algo provisório e também como salas comerciais .

1.1 Problema

    Com a alta na importação de produtos e seguindo paralelamente a forte evolução da construção civil, os profissionais da área, tanto Engenheiros, arquitetos quanto os próprios operários de trabalho braçal foram buscando meios para resolver a questão de custo x tempo de serviço aliados com a alta da questão ‘Sustentabilidade’ no mundo. Ao mesmo tempo um grande número de containers parados sem uso nos portos. A partir dai surgiu a questão, “o que fazer com esses containers parados?” uma construção (casas e salas comerciais) com um baixo custo , em um pequeno prazo de tempo e atendendo todas as necessidades, é possível? .    

1.2 Objetivos

1.2.1 Geral: Apresentar os benefícios e malefícios da utilização de containers na construção de casas e salas comerciais levando em consideração a relação custo x benefício deste método avaliando tempo de execução e nível de dificuldade levando em consideração suas possibilidades de projeto.

1.2.2 Específico:

  • Levar informação para o público que possui curiosidade sobre o método construtivo.
  • Tornar-se um método conhecido como mais uma opção de método construtivo quebrando pré-conceitos sobre o mesmo.
  • Analisar as vantagens e desvantagens apresentadas pelas construções com containers.
  • Auxiliar na escolha do método construtivo que melhor se encaixa na necessidade do cliente.
  • Adaptar o containers para atender as exigências do cliente.
  • Verificar a aceitação dos clientes que optaram pelo método.

1.3 Justificativa

    A importação de produtos é bastante antigo porém não era tão intensa e em larga escala como é hoje , a partir do ano de 1990 , o presidente da República do Brasil Fernando Collor deu início a atualização do processo de importação diminuindo a taxa de impostos cobrados sobre os produtos vindo de fora do país. Com isso o número do produtos importados dentro do país aumentou em grande número, e estes vinham para o Brasil em navios , sempre dentro de containers gerando assim um número muito grande de containers parados nos portos, pois as empresas de fora do país preferiam comprar novos containers do que transportar os mesmos vazios e sem contar que o custo para transporte é mais caro que o custo para produção de um container novo. Com o número elevado de containers parados nos portos , e sem viabilidade de reutilização na sua principal finalidade a qual foi desenvolvido, alavancaram a sua reutilização na área da construção civil, resolvendo assim o problema de acumulo de containers sem utilização nos portos, com isso possibilitou uma forma mais barata e rápida de construção que atende as necessidades de quem procura este tipo de construções visando economia, sustentabilidade, habitação com a possibilidade de mobilidade dentre demais benefícios. Dai em diante as construções com containers veio evoluindo cada dia mais , possibilitando projetos inovadores, com acabamento de grande qualidade (igual e as vezes até superior ao de construções de alvenaria comum). Diante dos benefícios apresentados pelas construções com containers, o método vem aumentando a sua aceitação e acabando com os pré-conceitos a seu respeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (571 Kb)   docx (935.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com