TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFLUÊNCIA E PAPEL DOS PAIS E PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS EM SALA DE AULA E EM CASA

Por:   •  20/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.245 Palavras (21 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 21

INFLUÊNCIA E PAPEL DOS PAIS E PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS EM SALA DE AULA E EM CASA

RESUMO

A relação entre escola e família tem sido discutida como importante ferramenta para a melhoria do processo de aprendizagem das crianças, uma vez que ambas as instituições possuem potenciais para atuar no alcance do bom desempenho escolar. O objetivo deste estudo é enfatizar a importância da integração família e escola. A metodologia foi realizada através de uma pesquisa exploratória bibliográfica, uma vez que oferece ao pesquisador maior conhecimento a respeito do tema proposto no estudo. A pesquisa indica que a relação entre família e escola permite o desenvolvimento de melhores ações capazes de orientar o aluno em seu processo de aprendizagem, auxiliando-o em possíveis dificuldades e obstáculos encontrados no processo educativo.

Palavras-chave: Integração. Família. Escola. Aluno.

ABSTRACT

The relationship between school and family has been discussed as an important tool for improving the learning process of children, since both institutions have the potential to act in the achievement of good school performance. The purpose of this study is to emphasize the importance of family and school integration. The methodology was carried out through an exploratory bibliographical research, since it offers the researcher greater knowledge about the theme proposed in the study. The research indicates that the relationship between family and school allows the development of better actions able to guide the student in his learning process, helping him in possible difficulties and obstacles found in the educational process.

Keywords: Integration. Family. School. Student.

INTRODUÇÃO

Diante do atual cenário educacional, o país enfrenta um período de mudanças e lutas por propostas pedagógicas mais consistentes e eficientes, buscando a educação para todos, devidamente garantida por lei a todos os cidadãos brasileiros. Diante disso, observa-se que as atuais políticas educacionais não fornecem todos os subsídios para que o aprendizado dos alunos seja alcançado de maneira eficiente.

Além disso, observa-se ainda a falta de estrutura familiar onde muitas famílias não tem proporcionado uma base firme para o desenvolvimento de valores, crenças e conhecimentos relevantes, a fim de contribuir com a promoção do amor e cuidado necessário para o incentivo ao desenvolvimento intelectual e afetivo do indivíduo, deixando à escola o papel de educadora e formadora.

Cabe ressaltar que sem dúvida, a aprendizagem é resultante do esforço humano aplicado para atribuir significados nas suas relações com o mundo, o que determinará a organização destes em estruturas cognitivas. Diante disso, a integração entre escola e família tem sido permeada por contribuir significativamente com o desempenho do aluno, já que ambas as instituições possuem o dever de preparar o aprendiz para o mundo, atuando em seu desenvolvimento intelectual e afetivo de maneira articulada.

Neste sentido, o objetivo deste estudo é enfatizar a importância da integração família e escola.

A metodologia escolhida para a concretização deste estudo será a pesquisa bibliográfica, uma vez que possui como objetivo principal o de apoiar a redação de um trabalho científico, permitindo o alcance dos objetivos desejados através da coleta de referenciais teóricos em obras que apresentam temática semelhante da proposta neste estudo.

Segundo Gil (2002) a metodologia científica trata do estudo da ciência, assim como a relação existente entre o estudo e o mundo, privilegiando a pesquisa científica como uma prática cotidiana no ambiente acadêmico, permitindo aumentar a facilidade de aprendizado pelo simples ato de pesquisar.

Este tipo de pesquisa fornece ao investigador a cobertura de inúmeros fenômenos, sem haver a necessidade do mesmo entrar em contato direto com os mesmos, facilitando a compreensão de problemáticas que exigem o levantamento de informações muito dispersas pelo espaço (LAKATOS; MARCONI, 2000).

Para a coleta de dados, serão utilizados livros, artigos científicos de bases de dados reconhecidas e periódicos que abordam o assunto, proporcionando o conhecimento aprofundado necessário para a conclusão deste estudo.

2 CONCEITO DE FAMÍLIA

O surgimento da família está intimamente ligado à história da civilização, pois se originou como um acontecimento natural, oriundo da precisão do ser humano em constituir relações afetivas de maneira duradoura.

Etimologicamente, a expressão família, provém do latim família ae, indicando o conjunto de escravos e servidores que viviam sob a influência do pater famílias. Com seu aumento transformou-se em unívoco de Gens, ou o conjunto de agnados (reprimidos ao poder em consequência do casamento) e os cognados (parentes pelo lado maternal) (VIANA, 2000, p. 31).

Até 1988, com a promulgação da Carta Magna, apenas os grupos oriundos do casamento eram reconhecidos como família, isto posto, preconizado pelo Código Civil de 1916. O Estado compreendia como família apenas as nascidas a partir do casamento, pessoas unidas sem tal convenção, não tinham o reconhecimento do Estado e nem sua proteção (VELOSO, 2005).

Além da ampliação do conceito de família pela CF de 1988, o Supremo Tribunal Federal, reconheceu a união entre homossexuais e que ela deve ser considerada uma forma de família, passando a receber a proteção do Estado (LÔBO, 2004).

2.1 ANTECEDENTES HISTÓRICOS

A Convenção Americana de Direitos Humanos de 1969, conclui que a família é o núcleo natural e fundamental da sociedade e, portanto deve ser protegida[1]. Inclusive citam-se outras convenções internacionais, as quais reforçam que a família seja a pedra fundamental da sociedade, sendo elas: a Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais e a Convenção sobre os Direitos da Criança.

Convencidos de que a família, como grupo fundamental da sociedade e ambiente natural para o crescimento e o bem-estar de todos os seus membros e, em particular, das crianças, deve receber a proteção e a assistência necessárias para poder assumir plenamente suas responsabilidades dentro da comunidade (BRASIL, 1990).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.4 Kb)   pdf (432.9 Kb)   docx (581.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com